Pista de Skate de Cabo Frio é aberta oficialmente neste fim de semana

Apresentações de skatistas profissionais, competições para amadores e shows marcam abertura oficial da área esportiva durante o sábado (17) e o domingo (18)


 

A partir deste final de semana, os skatistas ganham uma das maiores áreas adequadas a um dos mais populares esportes do país. Com um arrojado projeto arquitetônico dentro das medidas oficiais, a nova pista de skate na Praia do Forte foi construída em área de 1668m² e contempla tanto as modalidades street – através da simulação dos obstáculos de rua, como escadas, corrimões e bancos – como da modalidade vertical, através de um bowl de alto nível de performance, que poderá sediar etapas de circuitos amadores e profissionais, de abrangência nacional e internacional. Na parte baixa, o bowl tem 2 metros, e na parte mais funda os skatistas vão enfrentar um declive de cerca mais de 3 metros. Um imenso “snake run” serve tanto para skate como para os praticantes do free-style bike.

 

– Seguimos as medidas internacionais e o snake run tem objetivos didático para iniciantes e recreativo para o público em geral – explica o arquiteto e skatista Frederico Cheuiche, um dos coordenadores de projetos da Skate Spot (www.skatespot.com.br), uma das mais requisitadas empresas do setor, juntamente ao RTMF - Bowl Builders, empresas especializadas na concepção e construção de skate parks, com capacidade técnica atestada pela Confederação Brasileira de Skate (CBSK).

 

Para o prefeito Alair Corrêa, o Skate Park de Cabo Frio, que foi construído em área nobre, vai colocar a cidade no circuito do esporte internacional e também como atração turística.

 

– São três pistas o snake, o bowl e o street com construção de alto nível e qualidade. Isso serve ao esporte, mas também é um atrativo turístico. Mesmo antes da inauguração, famílias inteiras com filhos, netos e parentes lotam o park no final da tarde – observou o prefeito.

 

A construção da pista serviu rigor técnico com piso e materiais específicos para a pratica do esporte.

 

- Entre os materiais empregados, destacamos o piso industrial de alta resistência em concreto armado, acabamento das bordas com elementos metálicos (tubos e cantoneiras em aço) e em peças pré fabricadas em concreto, denominadas "coping blocks", destinadas ao bowl – disse o arquiteto Gustavo Rosa, secretário de Desenvolvimento da Cidade, que acompanhou o ritmo das obras.

 

O valor da obra está incluído no total da reforma da Nova Orla, que chegou aos R$ 13 milhões, incluindo a reurbanização de toda área como a nova Praça das Águas, o Skate Park e a construção dos quiosques, além da imensa área verde com cerca de 10 m².

 

– Fico honrado em ter meu nome numa pista desta qualidade – disse Allan Mesquita, que já testou a pista e até posou para fotos com fãs, como o menino carioca Nicholas Meirelles.

 

– Meu neto adora o skate e esta obra é uma das melhores que conheço. O prefeito Alair está de parabéns – disse a professora Terezinha Meirelles, 66 anos, avó do garoto.

 

Shows e manobras radicais na festa

Além da presença do skatista cabofriense Allan Mesquita, que empresta nome ao Skate Park de Cabo Frio, uma dezena de profissionais das equipes Qix e Devotion farão apresentações e performances. Um campeonato para mirins, amadores e iniciantes será desenvolvido durante o sábado e domingo.

 

Para embalar a galera, as bandas Projeto SK8, Sick Diary e Valga foram confirmadas pelo Secretaria de Eventos da prefeitura.

 

Depois de um período de testes e ajustes a pista do Skate Park Allan Mesquita ficou fechada para reformas e nova pintura para a entrega oficial pelo prefeito Alair Corrêa.

 

O coordenador de skate da Prefeitura, Junior Genro, está vibrando com a conquista.

 

– Todos ganham com esta praça de esporte – disse.

Categorias: Esporte

Fotos da notícia




Outras notícias