Surfistas de 21 países se inscrevem para disputar o Powerade apresenta Quiksilver Saquarema Prime

O limite de 96 participantes para a primeira etapa com status "Prime" da temporada 2014 foi ultrapassado


 O Brasil continua sendo a capital mundial do surfe até a próxima semana. Depois de promover a quarta etapa da corrida pelo título do Samsung Galaxy ASP World Championship Tour na capital carioca, o estado do Rio de Janeiro agora vai sediar a primeira prova com status "Prime" da temporada 2014. O Quiksilver Saquarema Prime que neste ano será apresentado pela Powerade, é o primeiro com pontuação máxima para o ranking do ASP Qualifying Series, que indica dez surfistas para a elite dos top-34 do WCT. A batalha pelos 6.500 pontos em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, começa na terça-feira e vai até domingo nas ondas poderosas de Itaúna, também conhecida como o "Maracanã" do surfe brasileiro.

 

A procura para competir em Saquarema foi tão grande que ultrapassou em quase trinta nomes o limite de 96 participantes nas etapas do ASP World Prime. Um total de 125 surfistas de 21 países se inscreveu para o Powerade apresenta Quiksilver Saquarema Prime e os estrangeiros são maioria, 87 contra 38 brasileiros. O maior contingente vem da Austrália com 21 competidores, seguido pelos Estados Unidos com dezoito, Havaí com onze e França com sete. Depois, tem Portugal e Espanha com quatro inscritos cada, com três a África do Sul, Nova Zelândia e Japão, com dois o Peru e a Argentina e nove países terão um representante na Praia de Itaúna, Chile, Porto Rico, Costa Rica, Indonésia, Irlanda, Marrocos, Taiti, Ilhas Canárias e Guadalupe.

 

Invencibilidade australiana


 Além de comparecer com o maior pelotão estrangeiro, a Austrália defende uma invencibilidade porque vem conquistando o caneco de campeão em Saquarema desde que a etapa ganhou o status "Prime", classificação da ASP para as praias com ondas "world class" como as de Itaúna. O primeiro a vencer foi Kai Otton na decisão contra o local da cidade, Raoni Monteiro, em 2011. Otton foi finalista novamente em 2012, mas perdeu o título para Matt Wilkinson. E no ano passado, o campeão foi Mitch Coleborn batendo o francês Marc Lacomare na última bateria do Quiksilver Saquarema Prime.

 

O Powerade apresenta Quiksilver Saquarema Prime é uma realização da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) com patrocínio da Lei de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Prefeitura Municipal de Saquarema, Powerade, Quiksilver, Peugeot e Barra GR Higiene e Limpeza, além do apoio da CCR Via Lagos, Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ) e Associação de Surf de Saquarema (ASS). O evento é homologado pela ASP South America como primeira etapa do ASP World Prime 2014 com premiação de 250 mil dólares valendo 6.500 pontos no ranking do ASP Qualifying Series e será transmitido ao vivo pelo www.aspworldtour.com

Categorias: Esporte

Fotos da notícia




Outras notícias