A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session2b583bcbaec2329dc6f6cc699bbafcc38d3a126f): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

Cabo Frio lança programa previne novas fraturas em pacientes com osteoporose | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

Cabo Frio lança programa previne novas fraturas em pacientes com osteoporose

Pioneiro na região, “PrevRefrat” será desenvolvido no PAM de São Cristóvão


A partir de junho deste ano, os moradores de Cabo Frio vão poder contar com um programa pioneiro na Região dos Lagos, que será realizado no PAM de São Cristóvão a partir da implantação de um ambulatório de atendimento clínico especializado para os pacientes com osteoporose grave. Segundo o secretário municipal de Saúde, Dirlei Pereira, o serviço será uma extensão do mesmo projeto que já é realizado no ambulatório de ortopedia do Hospital Federal de Ipanema, no Rio de Janeiro, denominado PrevRefrat - Programa de Prevenção a Refraturas -, onde os pacientes são orientados e medicados para reduzir a incidência de novas fraturas, as quais impactam num aumento da morbidade, da mortalidade e do custo do tratamento.
 
– Prevenção. Essa é a palavra chave neste tratamento que estamos trazendo para Cabo Frio. O alto percentual de fraturas prévias reforça o conceito de que é preciso intervir na primeira fratura, para evitar quadros mais graves. E a baixa taxa de refratura apresentada neste programa, depois de iniciado o acompanhamento, é um indicativo de que o tratamento é eficaz – diz o secretário de Saúde de Cabo Frio, que vai contar com a ajuda do ortopedista Francisco Paula Paranhos Neto, que será o coordenador do programa no município.
 
A osteoporose é uma doença que leva à perda de massa óssea e à fragilização do osso, aumentando o risco de fraturas. A doença pode tornar os ossos tão frágeis, que uma queda, ou até mesmo leves impactos, como curvar-se ou tossir, podem causar uma fratura. Para fazer parte do programa, os pacientes deverão ter um encaminhamento médico com o histórico da doença. Será feita também uma solicitação de parecer clínico por parte dos diferentes especialistas dos ambulatórios do município. 
 
– Vamos ter os melhores medicamentos e sem custos para o município. O paciente com osteoporose grave possui vários riscos. São pacientes com fraturas, que se nada for feito, terão novas fraturas. Cerca de 40% dos pacientes com osteoporose grave se tornam dependentes e mais de 50% deles perdem pelo menos uma função da atividade cotidiana – explica o coordenador do programa.
 
Atualmente, milhares de pessoas sofrem fraturas todos os dias e a maior parte dos casos está relacionada à osteoporose. Entre os traumas mais comuns estão o de fêmur, ombro, vértebra e punho. Para o diretor do PAM, Antônio Marcos Durães, a implantação do serviço em Cabo Frio trará mais conforto para os pacientes, que hoje precisam se deslocar para tratamento no Rio de Janeiro.
 
– Antes, os pacientes eram encaminhados para o Rio de Janeiro. Com o ambulatório em Cabo Frio, vamos nos tornar uma referência no atendimento à osteoporose grave. Esse serviço vai amenizar os transtornos para estes pacientes que precisam se locomover até o Rio de Janeiro – comemorou Durães.
 
As marcações serão feitas direto na administração do PAM, sempre às segundas-feiras. Os pacientes com osteoporose, porém sem a ocorrência de fraturas por fragilidade óssea, deverão continuar os seus atendimentos nos ambulatórios.
O que é o PrevRefrat?
O Programa de Prevenção a Refraturas (PrevRefrat), desenvolvido pelo Serviço de Ortopedia do Hospital Federal de Ipanema, acompanhou recentemente 77 pacientes durante o tratamento. Do total, 74 conseguiram evitar novas fraturas, o que corresponde a mais de 97 por cento de satisfação. Participam do programa pessoas que já sofreram fraturas por causa da osteoporose e que têm grande possibilidade de novos acidentes. Os 77 pacientes que participaram do projeto que reduz a incidência de fraturas em idosos receberam, por um ano, medicamentos e participaram de exercícios físicos e consultas a cada quatro meses.
 
Fatores de risco para osteoporose
Sexo feminino = 70% dos casos de osteoporose ocorrem em mulheres
Caucasianos (raça branca) e asiáticos
Baixa estatura e baixo peso.
História familiar positiva
Menopausa
Nunca ter engravidado
Sedentarismo
Baixa exposição solar = Fator de risco comum em que mora no hemisfério norte
Baixa ingestão de cálcio e vitamina D
Tabagismo
Consumo de bebidas alcoólicas
Categorias: Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias