A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session19141487fd0b0f59f1d10878fa2de7ace8c0f1ba): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

Secretaria de Cultura realiza o “I Fórum do Carnaval de Cabo Frio” | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

Secretaria de Cultura realiza o “I Fórum do Carnaval de Cabo Frio”

Evento aconteceu sábado (3), na Morada do Samba, com diversos temas relativos ao carnaval da cidade


 

Temas como organização e consolidação das Escolas de Samba; capacitação de seus dirigentes, diretores e funcionários; regras para os desfiles; e mesmo a participação da iniciativa privada no financiamento do espetáculo através de patrocínios foram discutidos e várias outras proposições analisadas e votadas democraticamente no evento, que foi realizado durante todo o sábado (3/5) nos barracões da Morada do Samba em Cabo Frio, com a participação de 21 dos 50 delegados convidados.

 

Desde 2013 a Secretaria Municipal de Cultura de Cabo Frio tem promovido debates e fóruns por área, tal como o Fórum de Cultura, a Conferência Municipal de Cultura e, agora, o Fórum do Carnaval onde cinco delegados de cada uma das 14 entidades do samba cabofriense foram convidados, mas dos 70 representantes esperados, apenas 21 compareceram.

 

Tendo como objetivo principal a criação de metas a serem discutidas e atingidas juntamente com o governo municipal, o Fórum tem como alvo mais imediato o Carnaval dos 400 anos de fundação da cidade, a ser realizado ano que vem. Para isso, o encontro foi dividido em quatro eixos principais de discussão: organização das entidades; políticas públicas e institucionais; ocupação dos espaços públicos pelo carnaval; estrutura e regras do desfile.

 

O I Fórum do Carnaval de Cabo Frio obedeceu ao cronograma previsto, com a abertura feita pelo secretário municipal de Cultura, José Facury, seguida pela leitura do regimento interno pelo presidente da União das Escolas de Samba de Cabo Frio (UNIDAS), Marcos Chaves.

 

Após, os 21 delegados presentes foram divididos em dois grupos de discussão, que elaboraram proposições sobre todos os eixos temáticos que motivaram o Fórum e foram votados em plenário, cujo resultado será levado ao governo para discussão.

 

Antes do início do evento, o presidente da UNIDAS, Marcos Chaves,  falou sobre suas expectativas:

 

- Penso que a captação de recursos da iniciativa privada e a subvenção dada pela Prefeitura de Cabo Frio estarão entre os principais eixos de discussão aqui. A capacitação também merece ser cuidadosamente discutida, pois nos ajudará a produzir um espetáculo cada vez melhor – e quanto melhor o espetáculo, mais interesse despertará nos potenciais patrocinadores – disse ele.

 

Ao término do I Fórum do Carnaval de Cabo Frio, o secretário de Cultura, José Facury, fez um balanço das atividades:

 

- Como um primeiro evento democrático de discussão, as propostas apresentadas deixaram clara a necessidade de consolidar as agremiações, embora algumas proposições apresentadas tenham sido bastante ambiciosas. Mas acredito que esta foi uma demonstração de um início de maturidade do samba em Cabo Frio – encerrou Facury.

Categorias: Cultura

Fotos da notícia




Outras notícias