O BRASIL E O SANEAMENTO

Saneamento básico é um conjunto de procedimentos adotados que visa proporcionar uma situação higiênica saudável para os habitantes


Aproveitando a época onde os holofotes estão voltados para a tão sonhada Copa do Mundo, trago para nossa coluna inaugural, algumas necessidades básicas, que o ser humano precisa para ter uma vida saudável, assim como também trarei o problema do saneamento básico e suas consequências.  

 

Saneamento básico é um conjunto de procedimentos adotados que visa proporcionar uma situação higiênica saudável para os habitantes, o leitor já percebeu que o problema é serio, pois se voltarmos nosso raciocínio para a condição em que se encontra a higiene em nosso país, podemos entender que muita coisa precisa mudar, ou melhor, muito do que se prometeu muito pouco se cumpriu. Com isso vemos a desigualdade com relação a distribuição de água tratada, e não precisa ir muito longe para ver isso, existem lugares que ainda destinam esgoto dentro de córregos, e ao invés de água, os rios estão transportando cadeiras, sofás, geladeiras, tudo menos o que deveria, que é a tão esquecida água. Em se tratando de coleta e destinação correta de resíduos a coisa piorou e os resultados estão ai amostra para todos verem, porem tem coisas que a Tv não mostra.

 

Só para se ter uma ideia entre os procedimentos do saneamento básico, podemos citar; tratamento de água, canalização e tratamento de esgotos, limpeza pública de ruas e avenidas, coleta e tratamento de resíduos orgânicos (em aterros sanitários regularizados) e matérias (através da reciclagem), esses são alguns dos procedimentos necessário para qualquer cidade inclusive aquelas que vão sediar uma copa do mundo.

 

Os problemas dentro desse tema assolam boa parte do mundo, principalmente, os subdesenvolvidos, onde a falta de tratamento de esgotos a ausência de tratamento de águas e a disposição final de resíduos, são os grandes responsáveis por números absurdos relacionados principalmente a mortandade anual de crianças.

 

Eu devido as minhas atividades ando por alguns centros urbanos e ainda vejo, pasmem amigos leitores! Valas negras, locais onde não existe água tratada, e, não precisa ir muito longe para ver isso, às vezes “acho que alguns políticos e governantes, acham que eles têm o poder sobre a natureza, ou acreditam que nunca vão precisar dela, por isso devolvem ao meio ambiente qualquer coisa”.

 

Veja os senhores o caso de São Paulo como exemplo, onde por muitos e muitos anos, entra e sai governo, e os mesmos sempre deixaram por canta dos fenômenos naturais, o abastecimento de água da cidade, sim amigo, os fenômenos naturais fizeram a gestão dos recursos hídricos da cidade de São Paulo, durante anos, e quando eles os recursos naturais resolveram não colaborar mais, o Brasil pode presenciar a mais terrível prova de  incompetência por parte do gestores dos recursos hídricos dessa grande metrópole, resumindo não existe planejamento hídrico algum, o que se espera e que chove nas mesmas épocas, nos mesmos locais e em quantidades necessárias de água, para suprir a falta de compromisso, gestão ou quem sabe boa vontade com a população.

 

O incrível é que com os problemas de má distribuição de água tratada de cidades como São Paulo continuam assolando os seus habitantes, pois com tudo isso ainda se vê e com grande intensidade lançamentos de esgoto in natura nos corpos hídricos esse fato, leva a própria gestão municipal e estadual a dispor de muito mais recursos com a saúde, muito mais do que deveria, pois problemas de veiculação hídrica não perdoam, e um dinheiro que era para investir em saneamento, passa a ser ‘gasto” na saúde.

 

Mas para o governador de São Paulo a solução é simples, esqueçam toda a falta de planejamento, todos os erros do passado, e busquemos água no Rio Paraíba do Sul, não importa que ele abasteça toda a população do vale do Paraíba paulista e vale do Paraíba carioca, alem de toda a população da região metropolitana do Rio de janeiro.

 

Importante é o governador Geraldo Alckmin entender que se ele tivesse se esforçado para despoluir o os Rios Tietê e Pinheiros que margeiam a grande São Paulo, talvez hoje esse não fosse o tema da nossa coluna.

 

 

Nesse país se leva mais tempo para se obter uma outorga para levar água com qualidade potável milhares de pessoas, do que para se licenciar um mega empreendimento, um estádio de futebol ou coisa do gênero, vai entender isso............

 

 

Pois é!!

 

Eu sou Charles Domingues

Sou Gestor Ambiental e Químico

Especialista em Saneamento Ambiental

Especialista em Engenharia ambiental

Não deixe de acompanhar o meu blog www.charlesdomingues.blogspot.com

 

Categorias: Opinião

Fotos da notícia




Outras notícias