Em julho, Araruama foi destaque no Leste Fluminense em relação à criação de empregos com carteira assinada. Com 894 novas vagas, o município também ficou em evidência na Costa do Sol e no estado. Os dados são da Firjan e foram obtidos pela plataforma Retratos Regionais, sendo baseados no Caged.
Na Costa do Sol, Araruama está em primeiro lugar, seguido por Maricá, 232, Saquarema, com 202 e Rio das Ostras, com 145. No panorama estadual, a cidade é superada apenas pela Capital, que registrou 6.045 oportunidades. Em terceiro vem São Gonçalo, com 718, e, em quarto, Macaé, com 646.
No total, o Leste Fluminense registrou a maior geração de empregos após a capital, sendo 2.959 oportunidades principalmente nos setores de Indústria e Construção e Serviços liderando as contratações.
Ricardo Fernando Guadagnin, presidente da Firjan Leste Fluminense, expressou otimismo sobre a continuidade deste crescimento de empregos. “A previsão de 61 obras anunciadas pelo Novo PAC para a região Leste sinaliza um cenário favorável para a manutenção da geração de empregos em nossa região”, comentou.
Desde março de 2023, o Leste Fluminense mantém um saldo positivo na geração de empregos. Em julho, os 16 municípios da região ofereceram um total de 2.959 oportunidades. Camila Rocha, analista de Estudos Econômicos da Firjan, destacou o desempenho da região, “Os setores de Serviços e Indústria e Construção têm sido os pilares deste crescimento”, disse.
O estado do Rio de Janeiro viu a criação de mais de 12,7 mil empregos formais em julho, totalizando 86.899 novos postos desde janeiro. Em particular, o setor de Serviços gerou 63 mil novos empregos, com destaque para Araruama, São Gonçalo, entre outros.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.