back to top
domingo, setembro 22, 2024
InícioRegião dos LagosArraial do CaboPolícia deflagra operação contra revenda de iPhone roubado com alvo em Arraial...

Polícia deflagra operação contra revenda de iPhone roubado com alvo em Arraial do Cabo

Aparelhos eram subtraídos no centro do Rio de Janeiro e vendidos com nota fiscal falsificada. Agentes buscam cumprir 19 mandados de prisão e 12 de busca e apreensão nesta quarta (15)

A Polícia Civil e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) deflagraram, nesta quarta-feira (15), uma operação contra a revenda de iPhones roubados no estado. A ação tem alvo em Arraial do Cabo e até o início da manhã, oito pessoas já haviam sido presas.

Conforme as investigações, os criminosos agiam no centro do rio de Janeiro e roubavam cerca de 160 aparelhos por mês. Os iPhones eram vendidos na própria cidade ou anunciados em sites de venda on-line, como produtos originais.

Ainda de acordo com a polícia, a quadrilha atuava com máquinas de cartão e entregava os celulares em pontos de alto fluxo de pessoas, como estações de metrô. Os aparelhos eram vendidos com nota fiscal falsificada da Apple. No momento em que o comprador tentava ligar o telefone, descobriam que o iPhone estava bloqueado.

Durante a operação Ligação Direta, os agentes da 5ª Delegacia de Polícia (5ª DP) e Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ) saíram para cumprir 19 mandados de prisão e 12 de busca e apreensão na capital e nos municípios de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Magé, Mesquita, Japeri, São Gonçalo e Arraial do Cabo. Dois dos alvos já estavam presos. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Especializada da Capital.

Segundo o MPRJ, “a denúncia, oferecida em janeiro, relata que os criminosos utilizavam repetidamente os mesmos modelos de nota fiscal e números de IMEI — espécie de código de identificação do aparelho —, o que sinaliza que os crimes derivam de um mesmo tronco organizacional”.

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo