back to top
quarta-feira, outubro 2, 2024
InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (2)

Fábio do Pastel faz comício sem o governador, que cancelou agenda; Serginho afirma que seu vice vai "mandar pra cacete", caso eleito; Marcelo Magno grava último vídeo de campanha; Alexandre Martins vistoria píeres e segue nas caminhadas; Fabinho Costa se prepara para a reta final; Penha Bernardes faz último comício nesta quinta (3), ao lado de Manoela Peres; Lucimar da Educação tem agenda movimentada; Vereador da oposição de Maricá é denunciado no MPE... E muito mais!

COMÍCIO SEM O GOVERNADOR

A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (2) começa por São Pedro da Aldeia, onde a quatro dias das eleições, o prefeito Fábio do Pastel (PL), junto de seu vice, Júlio Queiroz (União), faz um comício agora à noite, na Praça da Matriz. A expectativa era grande por conta da presença do governador Cláudio Castro (PL), que não pode comparecer por conta de agenda. Castro também iria a Búzios, mas teve que cancelar. Quem também esteve por lá foi o deputado estadual Pedro Ricardo (PP). O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), prestigiou o evento e também discursou, assim como o advogado Carlos Magno, que conhece Pastel desde antes do prefeito se tornar empresário. O local do evento estava lotado. Para além do comício, Pastel segue com a agenda intensa, se dividindo entre o expediente da Prefeitura e as reuniões. Até domingo (6), haja coração, sai pesquisa de intenção de voto. É aguardar para ver. Confira outros registros abaixo:

_________________________

MEXENDO NA FERIDA

Pela oposição, o candidato a prefeito, Cláudio Chumbinho (REP) só fala do governo atual aldeense. Seja nas caminhadas ou em entrevistas. Durante a caminhada pela Praça Verde, no Poço Fundo, nesta terça, Chumbinho jogou indiretas para Fábio do Pastel: “Ele já endividou a cidade, deixaram de pagar R$ 12 milhões para os servidores e mais R$ 12 milhões de dívidas. Pediu até empréstimos. Não temos vagas nas escolas e falta merenda. Vamos voltar com o governo de transparência e responsabilidade”. Chumbinho vai continuar cutucando até as eleições. Essa é uma das estratégias dele. Só que isso pode sair pela culatra. O que ele quer ver é o resultado dessa outra pesquisa que sai domingo (6). Será que ele vai questionar de novo ou vai aceitar o resultado? Só resta saber depois.

NA CORRERIA

Falando em oposição, a candidata à prefeita Bia (PSDB) também só anda na correria. Nesta quarta-feira (2), a caminhada aconteceu no Balneário, junto com seu vice, Flávio Calixto (Avante). Na quinta (3), será a vez de Baixo Grande, às 9h. E, para fechar a campanha, vai ter uma carreata pela Praia da Baleia, às 14h. Bia também é outra que não perde uma. Quando quer provocar, consegue. E o jingle? É outra provocação que ela está fazendo com o carro de som em relação ao Fábio. É, a chapa está quente na política da Aldeia, e a tendência é só aumentar.

“VAI MANDAR PRA CACETE COMIGO”

Em Cabo Frio, o antigo espaço da Lagoinha, em São Cristóvão, ficou lotado no evento de campanha do candidato a vereador Milton Alencar Jr. (PODE), na noite desta terça-feira (1º). A organização calculou mais de 2 mil pessoas presentes. Entre elas, o candidato a prefeito Serginho (PL) e seu vice, Miguel Alencar (União), filho de Milton. Além de elogiar Milton e pedir votos, Serginho também aproveitou seu espaço de fala para falar sobre Miguel. Disse que, se eleito, o vice-prefeito vai trabalhar muito e que “vai mandar pra cacete”. “Passei a campanha toda sem falar palavrão, me empolguei”, disse Serginho.

“O VOVÔ TÁ ON”

No evento, Milton Alencar Jr (PODE) era pura empolgação e disse que a quantidade de pessoas presentes mostrou que ele ainda tem força. Realmente o nome de Milton tem sido bastante comentado. O ex-secretário de Cultura de Cabo Frio conversou com a coluna e disse que está muito feliz e explicou o porquê da expressão “o vovô tá on”, frase que as pessoas usam pra se referir a ele quando passa na rua. “Essa campanha me deu vida”, confessou. Confira acima as entrevistas com Milton, Miguel e Serginho.

“SERGINHO VAI BOTAR 60 MIL VOTOS DE FRENTE”

Falando em Serginho, Alair fez nova profecia do resultado de domingo (6), que na opinião dele terá o candidato do PL como vencedor das eleições municipais. Uns meses atrás, a gente até divulgou aqui que o ex-prefeito de Cabo Frio já tinha dito que o deputado iria vencer com uma vantagem de 40 mil votos, o dobro da margem que ele atingiu quando venceu José Bonifácio (PDT) e quando venceu Janio Mendes (PDT). Mas, dias atrás, na ocasião da caminhada de Serginho na Praia do Forte, Alair fez nova análise. Explicou que entre os 180 mil eleitores, 50 mil vão anular, votar em branco ou não votarão. Sobram 130 mil. Destes, conforme o ex-prefeito, 80 mil a 85 mil devem escolher Serginho; Magdala, segundo ele, terá de 20 mil a 25 mil votos. “Ele vai ter 60 mil votos de frente, três vezes mais do que eu tive (…) É um fenômeno”, afirmou.

COMÍCIO NO JARDIM

A prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PV), segue na agenda de encontros de candidatos e últimas gravações de campanha. Nesses primeiros dia da semana, esteve em evento no clube Progresso, do candidato a vereador Cati Mendes (MDB), além de reuniões do candidato à reeleição Thiago Vasconcelos (Avante) e de Victor Martins (PSB). Na manhã desta quarta-feira (2), Magdala, seu candidato a vice, Léo Mendes (MDB), o ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB) e a equipe de campanha começaram o dia com muita oração, antes de uma reunião no hotel Remmar. Agora à noite, Magdala faz mais um comício, no Jardim Esperança.

RAFAEL PEÇANHA NA CAMPANHA

Com agenda cheia nesta terça-feira (1), o candidato a prefeito de Cabo Frio, Rafael Peçanha (REDE), começou o dia com corpo a corpo no bairro União (Cortiço), apresentando propostas e ouvindo os moradores. Às 15h o candidato participou de sabatina e em seguida, realizou corpo a corpo no bairro Itajuru, onde finalizou com minicomício nos pontos de ônibus. “Há anos que a população de Cabo Frio vem sofrendo com o transporte público, com tarifas altas, com falta de linhas nos bairros periféricos e principalmente em Tamoios. Precisamos resolver essa situação! Podemos trazer para a nossa cidade, o ônibus com Tarifa Zero, a exemplo de outros municípios. Sabemos que não será simples, mas é possível de ser feito, dinheiro tem! Sou professor no distrito de Tamoios e conheço a realidade da população”, discursou, Peçanha. Na manhã desta quarta-feira (2), Rafael fez corpo a corpo na Avenida Júlia Kubitscheck, finalizando com minicomício na rodoviária Alexis Novellino, e durante a tarde, fez corpo a corpo na Rua Raul Veiga. Já na quinta-feira, o candidato começa o dia com corpo a corpo no centro, a tarde faz minicomício na Praça Porto Rocha. Às 18h assina carta-compromisso com o Movimento de Mulheres Olga Benário e às 22h, participa de debate na TV.

CARTA-COMPROMISSO PELA VIDA DAS MULHERES

Representantes da Casa de Referência para Mulheres Inês Etienne Romeu, em Cabo Frio, redigiram uma carta-compromisso destinada aos candidatos à prefeitura da cidade, solicitando a criação de políticas públicas voltadas para as mulheres. O documento destaca a necessidade de governos que priorizem a luta pelos direitos e a implementação de ações concretas para enfrentar a violência de gênero, lembrando que, na Região dos Lagos, Cabo Frio é uma das cidades mais violentas para mulheres, especialmente nas áreas mais afastadas do centro, onde o acesso a políticas públicas é mais limitado. Entre as demandas da carta, estão o fortalecimento de estruturas como a Patrulha Maria da Penha, o CEAM e a DEAM, assim como o fortalecimento do Conselho Municipal dos Diretos da Mulher, além da ampliação da rede de proteção, capacitação de profissionais e maior participação social. A carta também reforça a importância de garantir a continuidade da Casa de Referência, com coordenação do Movimento de Mulheres Olga Benário, afim de dar continuidade aos acolhimentos de mulheres vítimas de violência, atividades e oficinas que acontecem desde sua ocupação e revitalização. “Precisamos de governos comprometidos com a luta e direito das mulheres e de todo o nosso povo. Contamos com a atenção dos candidatos à prefeitura, para firmarem compromisso com mais políticas públicas e avanços para as nossas vidas”.

CAMINHADA ANIMADA

Nesta terça-feira (1º), o vereador Roberto Jesus (PRTB), candidato à reeleição em Cabo Frio, realizou uma caminhada pelo residencial Monte Carlo, no bairro Jardim Esperança. Acompanhado de seus simpatizantes, Jesus percorreu o local onde tem feito importantes indicações, como a reforma da praça, redutor de velocidade, reforma do campinho e do refeitório da escola e a UBS. Por onde passava, o vereador distribuiu abraços e palavras de gratidão. Até o Homem Aranha participou.

CAFEZINHO COM A RENATA

Ainda em Cabo Frio, nesta quarta-feira (2) teve mais uma edição do “Cafezinho com a Renata”, com o vereador Josias da Swell (PL), que é candidato à recondução do cargo. Líder da oposição na Câmara, ele desmentiu que elogiou a gestão da secretaria de Saúde, conforme um vídeo que anda circulando nas redes. Afirmou que a prefeita foi desonesta e que as imagens foram manipuladas. Confira acima a entrevista na íntegra.

ATÉ O ÚLTIMO MINUTO

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), candidato à reeleição, e seu vice, Diego Silveira (MDB), gravaram o último vídeo de campanha e a Praça do Sindicato foi o local escolhido. Antes de iniciar as filmagens, os dois atenderam várias pessoas que paravam para tirar fotos ou para cumprimentá-los. Muito alegres, eles agradeceram a todos pelo carinho e pela confiança recebida durante toda a campanha. Antes de finalizar, Marcelo pediu a todos que trabalham com ele e aos que apoiam seu governo que continuem trabalhando em busca de cada voto até o último minuto permitido.

NAS RUAS

Já Andinho Brito (União), ex-prefeito e candidato à majoritária este ano, segue fazendo campanha, ao lado de seu vice, Ton Porto (PDT). O fato do registro de candidatura dele ter sido indeferido, ao que parece, não causou nenhum empecilho ou desânimo. Debaixo de um solzão de primavera que mais parecia verão, a dupla seguiu por várias ruas da cidade, cumprimentando moradores e pedindo votos.

CAMPANHA E VISTORIA

Em Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP), candidato à reeleição, tá com a quilometragem em dia de tanto que faz caminhadas, que tem sido diárias nesta reta final de campanha. Nestes dias, esteve na Vila Verde e no Capão, fora as reuniões de candidatos a vereador, na parte da noite. Já falando em expediente de trabalho, nesta quarta (2), Alexandre foi vistoriar a reforma dos píeres. Amanhã (3) a noite será de comício virtual, às 19h30.

VOTO DE CONFIANÇA E COMÍCIO NA RASA

O candidato a prefeito de Búzios, Rafael Aguiar (PL), usou as redes sociais nesta quarta-feira (2) para conversar com o eleitor. Disse que tem muita confiança na vitória e aproveitou para pedir votos. Ele e seu candidato a vice, Leandro de Búzios (MDB), estão na expectativa do último comício, nesta quinta-feira (3), na Rasa, a partir das 18h.

SE PREPARANDO PARA A RETA FINAL

Ainda sobre Iguaba, o candidato a prefeito Fabinho Costa (CID), junto com seu vice, Marciley Lessa (PL), estão se preparando para a reta final e vai realizar o último comício da “Vitória da Família 23”. Dessa vez, será no Centro, nesta quinta-feira (3), às 18h. Quem estará presente é o prefeito Vantoil Martins (CID). O ponto de encontro será no Esporte Clube Palmeiras. Fabinho está focado em atrair diversas pessoas, completamente diferente de seu adversário, Marco Antônio.

FEITIÇO VIROU CONTRA O FEITICEIRO

Falando em Marco Antônio, ele tanto martelou com acusações sobre o governo do prefeito Vantoil Martins (CID) que o efeito foi contra ele. Sabe aquele ditado: “o feitiço vira contra o próprio feiticeiro”? Pois é! Foi assim que aconteceu nesta terça-feira (1º). A justiça eleitoral da cidade sentenciou um processo iniciado por denúncia contra a campanha de Marco, feita pelo sistema Pardal. A juíza da 181ª zona eleitoral, Maira Valéria, determinou que o candidato retire, no prazo de 24 horas, todas as publicações eleitorais patrocinadas em seus perfis do Facebook e do Instagram. A denúncia foi analisada pelo MPE, que viu elementos para apresentar a representação contra ele. Ainda na decisão, a magistrada determinou que ele não faça novos impulsionamentos, sob pena de, não o fazendo, ter que pagar multa diária no valor de R$ 20 mil por cada dia de descumprimento.

COMÍCIO JUNTO COM MANOELA

E quem também estará realizando o seu último comício é a vereadora e candidata à prefeita de Araruama, Penha Bernardes (PL). O evento será realizado em Mataruna nesta quinta-feira (3), às 19h. Seu vice, André Mônica (União), junto com a prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL), estarão presentes. Como sempre, Penha tem reunido uma multidão de pessoas, assim como sua opositora, Daniela de Lívia de Chiquinho (MDB). Essa disputa está acirrada. Já nesta quarta (2), houve uma caminhada pelo Centro para conversar com os comerciantes sobre o plano de governo. Falando em reuniões, Penha esteve com André para se encontrar com o candidato a vereador, Anderson Moura (PL). Lá, foi discutido o futuro da cidade para os próximos quatro anos. Quem também participou foi o deputado estadual Pedro Ricardo (PP). Penha sempre se posiciona quando o assunto são as denúncias contra a atual gestão. Com um posicionamento feminino bastante forte, ela busca mais apoio nessa reta final. E será que sai uma outra pesquisa em Araruama? Por enquanto, só saiu uma. A última pesquisa mostrou uma disputa bastante acirrada. É, a chapa vai esquentar nessa eleição. Veremos.

CARREATA DA VITÓRIA

Falando em Daniela, ela vai realizar uma carreata da vitória no próximo sábado (5), na orla do Centro, às 15h15. O percurso será na orla em frente à rodoviária até a Praça de Eventos da Pontinha. Já nesta terça-feira (1º), Daniela esteve em outro comício. Dessa vez, foi em Itatiquara. A sua vice, Verônica Januário (Novo), o ex-prefeito Chiquinho da Educação (MDB) e a prefeita Lívia de Chiquinho (REP) estiveram presentes. Uma coisa que chamou a atenção e vale até se estranhar: Daniela tem feito comícios todos os dias, diferente de outros candidatos de outros municípios. Chiquinho deve estar investindo pesado na campanha de Daniela. Será? Talvez sim. Já nesta quarta (2), Daniela e Lívia estiveram caminhando em São Vicente para conversar com os moradores. Vale ressaltar que Lívia foi bastante criticada pela população vicentina por ter chamado um padre de “palhaço” em uma cerimônia de inauguração do novo hospital. Se lembram? Pois bem, isso aconteceu no mês de agosto e criou um mal-estar danado no distrito. E olha que Lívia tem coragem de fazer caminhadas por lá. Antes das eleições, é tudo de boa; agora, depois das eleições, é capaz de voltar até com as grosserias dela com o público.

MAIS EMBALADA DO QUE NUNCA

Em Saquarema, a candidata a prefeita, Lucimar Vidal (PL), está com sua agenda bastante movimentada. Ela anda mais embalada do que nunca. Junto com sua vice, Dra. Raquel (União), participaram, nesta terça-feira (1°), de uma reunião do candidato a vereador, Rafael Badá (SDD). Também esteve presente a prefeita Manoela Peres (PL) e o presidente municipal do PL e ex-secretário de Educação, Antonio Peres. E não parou por aí! Já nesta quarta (2), a dupla, Lucimar e Raquel, esteve em uma caminhada no Alfredo Menezes para conversar com os moradores sobre as propostas do plano de governo. A agenda continua durante a semana. Nesta quinta (3), às 15h30, será realizada a penúltima caminhada, no bairro Bela Vista. Para fechar com chave de ouro, no sábado (5), Lucimar, Raquel e Manoela participarão da caminhada da vitória em Bacaxá, às 15h. A concentração será no terminal rodoviário. E a oposição? Então! Eles sempre buscam alguma maneira de arranjar algo para tentar afetar o governo atual, mas estão esquecendo que isso não está dando nenhum resultado. Lucimar gosta de ouvir o povo nas ruas sem comentar nada sobre seus opositores. Eles até tentam chamá-la para um debate, mas ela é tão firme que não cai na jogada deles. Vamos ver o que vai acontecer até lá.

ÚLTIMO COMÍCIO EM BACAXÁ

Outro candidato a prefeito que não fica em cima do muro é Paulo Melo (MDB). Ele deve estar “soltando os cachorros” até agora em relação ao fato de Manoela ter aumentado o próprio salário. Para Paulo, isso pode ser uma vantagem, já que aconteceu a menos de uma semana das eleições. Tudo que puder ser usado para criticar e prejudicar a imagem da sua adversária, Lucimar, ele vai fazer. Paulo e sua vice, Nurimar do Comércio (MDB), já estão na expectativa para o último comício, que será realizado nesta quinta-feira (3), às 19h, em Bacaxá. Quem também deve marcar presença é a deputada estadual Franciane Motta (União). Mais cedo, Paulo e Nurimar foram até o bairro Alvorada para fazer uma caminhada e conversar com a população. Paulo segue firme, sem deixar a peteca cair. Quem anda um pouco mais parado é o candidato a prefeito Romulo Gomes (Novo). Ele, sim, não está engrenando na campanha. Vamos ver o que ele vai fazer: se vai agir ou apenas continuar alfinetando o governo de Manoela.

DENUNCIADO POR ATAQUES À JUSTIÇA ELEITORAL

E por falar em Maricá, o vereador e candidato à reeleição, Ricardinho Netuno (PL), só se envolve em confusões. Essa já não é a primeira vez. Vocês se lembram do caso dele no início do ano, por divulgar um vídeo nas redes sociais contendo mensagens que disseminam medo e ódio às religiões de matriz africana? Na época, a promotoria de justiça de tutela coletiva ajuizou uma ação civil pública. O caso foi parar no MP-RJ, que pediu para que ele retirasse os vídeos. Pois bem, ele fez isso. Contudo, agora, ele foi alvo de uma denúncia do MPE devido a críticas feitas à justiça eleitoral em suas redes sociais. A 55ª Promotoria Eleitoral de Maricá ingressou com uma ação de investigação judicial eleitoral contra Ricardinho Netuno, acusando-o de utilizar indevidamente os meios de comunicação e de atacar a justiça eleitoral. Ricardinho publicou diversas críticas no Instagram à atuação da justiça eleitoral, alegando ser alvo de perseguição política por parte dos fiscais do TRE. Em uma das postagens, ele afirmou que os fiscais estariam impedindo sua campanha a mando da prefeitura. Já o MPE pede a cassação da candidatura dele e sua inelegibilidade por oito anos, em razão do uso indevido dos meios de comunicação. A ação também exige que as postagens sejam removidas em até 24 horas, sob pena de multa, e, em caso de descumprimento, que a Meta, empresa controladora do Instagram, bloqueie o conteúdo.

RECEBEU PROFESSORES CONVOCADOS

Continuando em Maricá, o prefeito Fabiano Horta (PT), participou nesta terça-feira (1º) de uma recepção para os primeiros 120 professores aprovados no concurso público realizado no início deste ano. O evento foi realizado no Cine Henfil, no Centro, e contou com a presença da equipe gestora da Secretaria de Educação. Os profissionais recebidos vão atuar como docentes II, trabalhando com turmas da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. No total, 69.384 candidatos disputaram 326 vagas durante a seleção, feita pela Coseac UFF. Horta afirmou aos professores que a cidade vive um crescimento populacional à taxa de 10% ao ano, motivado por benefícios como transporte público tarifa zero, programas como Renda Básica da Cidadania e o Passaporte Universitário, mas também porque promove uma educação de caráter inclusivo. É claro que esse investimento na educação reflete o compromisso para que a cidade possa receber um ensino de qualidade para as crianças e jovens.

Redação
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo