back to top
sábado, setembro 28, 2024
InícioMeio AmbienteAnimaisVÍDEO: Tartarugas são resgatadas de rede de pesca em Saquarema; uma morreu

VÍDEO: Tartarugas são resgatadas de rede de pesca em Saquarema; uma morreu

Guarda-vidas da cidade atuaram no salvamento do animal na manhã desta quarta-feira (19)

Agentes do Corpo Marítimo de Salvamento de Saquarema resgataram uma tartaruga da espécie caretta-caretta, também conhecida como “cabeçuda”, na manhã desta quarta-feira (19), na Praia de Jaconé. O animal estava enroscado em uma rede de fundo de pesca. Duas arraias também foram salvas.

O vídeo do resgate foi publicado nas redes sociais de dois dos três guarda-vidas responsáveis pelo resgate, Jefferson Lopes e Eduardo Castro. Durante a ação, um deles mostra que, antes do salvamento do animal, eles atuaram em outra ocorrência parecida, contudo, não obtiveram êxito, pois o animal morreu antes. Na postagem, eles falaram sobre o ocorrido, destacando que “infelizmente essa é a triste realidade, [e que] enquanto o ser humano não acabar com tudo, não vai ter sossego”.

Ao RC24H, Jefferson contou que a equipe foi acionada, inicialmente, para resgatar apenas uma tartaruga. Entretanto, chegando ao local, a equipe se surpreendeu ao encontrar quatro animais precisando de auxílio, sendo duas tartarugas e duas arraias.

“Para nossa surpresa chegando lá eram 2 tartarugas e 2 arraias, as arraias e uma tartaruga foram resgatadas, mas uma infelizmente já estava sem vida”, contou.

A rede de fundo é um tipo de equipamento de pesca que é colocado no fundo do mar para capturar peixes e outros animais marinhos. Devido ao funcionamento indiscriminado, elas acabam aprisionando diversas espécies, incluindo tartarugas marinhas, que frequentemente não conseguem escapar e morrem por asfixia.

Segundo especialistas, a tartaruga-cabeçuda, espécie identificada como vulnerável à extinção na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), é particularmente vulnerável a esse tipo de captura devido ao seu comportamento de alimentação e reprodução.

Elas frequentemente mergulham até o fundo do mar em busca de alimento, onde acabam se enredando nessas redes. A necessidade de subir à superfície para respirar acaba tornando-as suscetíveis à captura e ao afogamento quando presas.

Ludmila Lopes

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo