Cabo Frio

CABO FRIO - Inscrição e atualização do CadÚnico para idosos estão disponíveis nos Cras do município

Quem não regularizar a situação até 31 de dezembro terá os benefícios suspensos

Em: 16/11/2017 às 17:10:20
Da redação

Idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e que ainda não estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) devem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município para realizar o processo. O mesmo vale para aqueles que se cadastraram ou fizeram atualização de cadastro há mais de dois anos. Os idosos têm até o próximo dia 31 de dezembro para a regularização. Quem não realizar o procedimento terá os benefícios suspensos.

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Cabo Frio possui, atualmente, 3.125 idosos com cadastro ativo. Desses, cerca de 76% estão com pendências no CadÚnico e, por isso, correm o risco de perder os benefícios.

 

O cadastramento, ou atualização dos dados cadastrais, pode ser feito pelo próprio idoso ou por um responsável. Para inscrição no CadÚnico, o idoso deve apresentar original e xerox da Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor, Carteira de trabalho, Certidão de Nascimento ou Casamento, comprovante de renda e comprovante de residência atualizados. Para atualizar o cadastro, basta apresentar os originais desses mesmos documentos.

 

Caso o idoso more sozinho e não tenha condições de comparecer para fazer a inscrição ou atualização do cadastro, um responsável maior de 18 anos pode fazer a regularização, tendo em mãos uma procuração. Caso outras pessoas morem com ele, um responsável familiar maior de 18 anos pode fazer a inscrição ou atualização, desde que a renda por pessoa seja igual ou menor a ¼ do salário mínimo (R$ 234,25). Neste caso, para fazer a inscrição é preciso apresentar original e xerox da Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor, Carteira de trabalho, Certidão de Nascimento ou Casamento, e comprovante de renda e residência atualizados de todos os adultos que residam da casa, incluindo o idoso. Caso haja crianças, devem ser apresentados, ainda, originais e cópias da Certidão de Nascimento, declaração escolar com índice de frequência e o cartão de vacinação atualizado (para crianças de 0 a 7 anos). Para atualização basta apresentar os documentos originais.

 

A inscrição no CadÚnico garante benefícios nos Programas Sociais do Governo Federal, além permite que o beneficiário tenha acesso a outros programas sociais, como a Tarifa Social de Energia Elétrica e a Carteira do Idoso, entre outros.

 

 

Confira o endereço dos CRAS

CRAS Manoel Corrêa:
 Rua Canadá, nº 156, Jardim Náutillus  - Cabo Frio

CRAS Praia do Siqueira: Rua Guanabara, nº 01 – Praia do Siqueira – Cabo Frio

CRAS Monte Alegre: Rua Santo Antônio de Lisboa, nº 29 - Porto do Carro – Cabo Frio

CRAS Jardim Esperança: Rua Paraná, nº 29 - Jardim Esperança – Cabo Frio

CRAS Tamoios: Rua Sororoca, nº 08. Samburá – 2º Distrito – Cabo Frio

CRAS Jacaré: Rua Carlos Gomes, nº 11 – Jacaré – Cabo Frio

CRAS Central: Rua N. S. Aparecida nº 325. Parque Central – Cabo Frio

CRAS Botafogo: Estrada de Botafogo, 14 - Botafogo (Referência – Administração do Bairro – Perto da ESF)

CRAS de Maria Joaquina: Rua da Harmonia s/n (Anexo ao Posto de Saúde)

 

 


 Tópicos: CadÚnico,  Cabo Frio,  Cras,  Inscrição e atualização, 


Fotos





Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Renata Cristiane

contato@rc24h.com.br
Twitter: @renatarc24h
Tel.: 55 (22) 99930-8382
Todo conteúdo publicado neste portal é de responsabilidade exclusiva da redação do RC24h.