Boca Miúda

BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta quarta-feira (8)

Chumbinho e Renatinho Vianna discutem saúde; As contas do governo MM; Redução salarial em Arraial do Cabo; Super salários no MP; Sem Grimauth, sem maioria; E muito mais...

Em: 08/11/2017 às 18:51:04
Equipe RC24h

SAÚDE EM PAUTA

 

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho, convidou o de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna, para uma conversa sobre melhorias na saúde da Região dos Lagos. Durante a reunião foram abordados temas como gestão financeira, transparência governamental, reativação do Consórcio Regional de Saúde, dentre outros assuntos pertinentes à pasta. Deste encontro, que ocorreu no gabinete do chefe do Executivo aldeense, saiu a data para uma nova reunião, que será no dia 22, para tratar da eleição do novo presidente, do vice e da diretoria do Consórcio. Na reunião desta manhã, participaram ainda o vice-prefeito de São Pedro Mauro Lobo, os secretários de Governo, Eron Bezerra, e de Saúde Francislene Casimiro; além do secretário de Saúde cabista, Kafurú e o chefe do gabinete do prefeito de Arraial do Cabo, Ronnie Plácido.

 

 

 

QUE MICO, HEIN?!

 

Enquanto isso, na praça do Guarani, em Arraial do Cabo, a turma que fica jogando dama o dia todo, só falava do vereador Galego. É que o nobre edil tem tido atitudes, digamos, incompatíveis com a postura de um vereador. Hoje ele arrancou todos os roteadores da câmara. Estava “revoltadinho” com a falta de internet na casa. Dizem que gritava pelos corredores: “se eu não tenho internet, ninguém vai ter”, disparava mal humoradíssimo. Pessoal se assustou! Comentaram que isso era reflexo de certos deputados que ele vem se misturando recentemente. “Coisa de pessoas intolerantes e truculentas”, disse assim um gaiato que viu a cena. Será que essa doença pega mesmo? E ainda nessa semana, Galego andava orgulhoso por trazer uma figura altamente retrógrada da política atual. Crente que estava abafando! A verdade é que a turma estava rindo dele pelas costas. E não para por aí. Outro dia ele destratou um segurança de carro forte, dizendo ao trabalhador que “ele seria uma autoridade federal”. De micos, essas gafes já estão virando King Kong. A fama inclusive já cruzou as fronteiras municipais. E os cabistas estão só filmando...

 

 

 

 

REDUÇÃO SALARIAL

 

Em Arraial do Cabo, a crise está levando o governo a demitir funcionários. Se antecipando, o coordenador de Fiscalização e Posturas, Léo Coutinho, se reuniu com a equipe dele e propôs a redução do salário de todos (inclusive o dele), pelo menos até a Prefeitura se recuperar financeiramente. Diante do aceite, Léo foi até o prefeito Renatinho Vianna e o secretário de Administração, Kall, e propôs reduzir pagamento para salário mínimo (R$ 860,00). Aos dois, o coordenador da Postura alegou que é impossível trabalhar com menos de 16 profissionais. Com a redução, o governo conseguirá dar equilíbrio financeiro à pasta, evitando as demissões. A expectativa é que isso dure pelo menos dois meses. Acordo feito, o trabalho continua. Nesta quarta, Léo Coutinho recebeu o vereador Clayton, para tratar de assuntos referente à Coordenadoria.

 

 

 

 

FAZENDO AS CONTAS

 

Nos cafés no entorno da Praça Porto Rocha, em Cabo Frio, o comentário é que o presidente da Câmara, Aquiles Barreto, estaria em plena campanha para prefeito. Pois bem, entramos em contato com o edil e ele negou. De acordo com Aquiles ele é pré-candidato a deputado. Perguntamos então se, no caso de ocorrer nova eleição municipal, como ficaria a situação dele. O presidente da Câmara disse que o grupo já cogitou todas as hipóteses e se baseia em uma conta simples. Primeiro, não acreditam que o STF (Supremo Tribunal Federal) vá votar a modulação da Lei da Ficha Limpa neste ano, ficando para 2018 essa decisão. E somente depois disso é que se poderá ter uma visão melhor do que vai ocorrer.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SUPER SALÁRIOS NO MP

 

O vereador de Cabo Frio, Rafael Peçanha, junto com representantes do SindiSaúde (Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Cabo Frio), Sindicaf (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cabo Frio), Associação dos Fiscais Municipais de Cabo Frio (AFM), Sepe Lagos (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação), e o MOCACAF (Movimento Comunitário das Associações de Cabo Frio), protocolaram representação no Ministério Público, sobre o caso dos super salários na Prefeitura de Cabo Frio. Ou seja, a fraude agora vai virar caso de Justiça.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CARRO DE VOLTA

 

A superintendente de Proteção Animal de Cabo Frio, Carol Midori, comemorou a devolução do carro para a pasta que ela gerencia. Segundo ela, o prefeito Marquinho Mendes viu a urgência e necessidade da Superintendência de ter um veículo para fazer o transporte dos animais resgatados. Na verdade, Carol vem fazendo um belo trabalho, elogiado por muitos. Nem mesmo a falta do carro impediu a equipe dela de trabalhar e isso, com certeza, pesou na decisão do prefeito. Com o automóvel agora, o trabalho segue com mais fluidez. “Vamos trabalhar dobrado para colocar tudo que ficou atrasado, em dia, verificação de denúncias, adoções, etc... Peço também colaboração e apoio de todos, como estávamos tendo, em continuar ajudando nossos animais com carona solidária, lar temporário, pois a demanda é muito grande e não conseguimos atender a todos, por isso a importância desta parceria”, postou Carol Midori nas redes sociais.

 

 

 

 

DIA DE HOMENAGENS

 

A manhã desta quarta-feira (8), na Câmara de Cabo Frio, foi de homenagens a alguns vereadores que passaram pela Casa Legislativa no final do século XIX e início do século XX. Começando por seu Aristides Ferreira dos Santos, seu “Maninho Costa”, com mandato entre 1922 a 1927, representado pela filha Ana Clara Terra e o neto Evangelos Pagalidis; José Antônio Porto Rocha (Dr. Porto Rocha), com mandato nos anos de 1985 a 1900 e 1902 a 1907, representado pelo sobrinho-neto Dr. José Roberto Rocha; e também Jonas Garcia da Rosa Terra, com mandato entre 1892 a 1901, representado pelo tataraneto Jonas Garcia. As homenagens fazem parte do Projeto Marco 355, evento que, inspirado no acervo do historiador Márcio Werneck, provocou o resgatar a história da Câmara cabo-friense. No evento também foi exibido um documentário em vídeo, produzido por Milton Alencar Jr. e Bruna Pozzebon e para finalizar, o Prof. Vinícius Teixeira, professor do IFF, lançou o livro “O olho e a mão da autoridade”, que foi produzido através de pesquisas no antigo acervo da Casa Legislativa.

 

 

 

 

ENEL EM BÚZIOS

 

Nesta quinta-feira (8), na Câmara de Búzios, atendendo ao Requerimento Nº 99/2017 do vereador Niltinho de Beloca, a Enel enviará um time de representantes para ser sabatinado pelos vereadores. Comparecerão na sessão legislativa os representantes da concessionária, Cláudia Guimarães, Marcelo Patrizzi, Johjan Barrios, Wallace Goulart, Leandro Barbosa e Henry Barreto, afim de esclarecer sobre as excessivas interrupções no fornecimento de energia no município. Também pudera, a empresa recebeu na terça-feira (7) uma intimação do Procon de Búzios, em que o órgão multa a concessionaria no valor de R$ 2.381.653,33.

 

 

 

 

 

TRELELÊ POLÍTICO

 

Bebeto Karolla e Alexandre Martins, presidente do PRB de Búzios, estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (8), num trelelê político danado. Vem novidade por aí.

 

 

 

 

 

 

 

 

SILAS X PROLAGOS

 

O deputado estadual Silas Bento estava comemorando hoje a conquista de assinaturas suficientes para abertura de uma CPI contra Prolagos. Segundo a assessoria do deputado, os objetos da investigação serão as tarifas, as obras e o corte/religação. Ainda não há data para início dos trabalhos.

 

 

 

 

 

 

 

SEM GRIMAUTH, SEM MAIORIA

 

Em Iguaba, o vereador e líder do governo na Câmara, Alessandro Grimauth, se recupera da cirurgia ortopédica para colocação de uma placa de fixação, devido à uma fratura extensa na tíbia e na fíbula, resultado de uma queda que ele sofreu no último domingo. Com isso ele seguirá afastado da Casa Legislativa por um tempo. O problema é que sem ele, a base governista não tem a maioria dos votos, já que o presidente da Casa só vota em caso de empate. E pautas importantes como a LDO e o Orçamento devem entrar para a votação nas próximas semanas. E a oposição já fez a conta, são 5 x 4 para a bancada opositora. Na Praça Edila Pinheiro, o comentário é que a prefeita e os governistas estão rezando para todos os santos para que o doutor tenha uma pronta e ligeira recuperação.

 

 

 

 

REUNIÃO COM SECRETÁRIO

 

A deputada estadual Marcia Jeovani participou de uma reunião com o secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Junior, na terça-feira (7). Durante o encontro a parlamentar reforçou a importância do cumprimento das Leis de autoria dela que foram sancionadas pelo governador e que precisam efetivamente atender a demanda da população. Uma delas é a “Lei Angelina Jolie”, que assegura a gratuidade dos exames genéticos BRCA 1 e BRCA 2 em mulheres com histórico familiar de câncer de mama ou ovário.  Marcia Jeovani também é autora da Lei da Transparência nos leitos vagos e ocupados no Estado do Rio. Outra PL da parlamentar é o de Nº 2.419/17, que trata da criação de Programa de Prevenção da Saúde Cardiovascular da Mulher, e foi aprovado em primeira discussão no plenário da Alerj, na sessão de terça da Casa Legislativa. 


 Tópicos: Boca Miúda,  política,  Região dos Lagos, 


Fotos





Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Renata Cristiane

contato@rc24h.com.br
Twitter: @renatarc24h
Tel.: 55 (22) 99930-8382
Todo conteúdo publicado neste portal é de responsabilidade exclusiva da redação do RC24h.