Cultura

Site do acervo Marcio Werneck é homenageado pela Câmara de Cabo Frio

Auto Viação Salineira apoia segunda parte do projeto de digitalização do acervo

Em: 07/11/2017 às 17:19:18

O historiador e escritor Marcio Werneck, um dos mais importantes pesquisadores da Região dos Lagos até os dias atuais, tem seu site (www.acervomarciowerneck.com.br) homenageado pela Câmara Municipal de Cabo Frio na próxima quarta-feira, dia 8 de novembro, às 9 horas, na sede do legislativo cabofriense. 


Aproximadamente um ano após o início da disponibilização na internet da primeira parte do acervo em conteúdo digital gratuito, a Jornalista Maria Werneck, premiada em 2015 pelo PROEDI – Programa Municipal de Editais de Fomento e Difusão Cultural – da Prefeitura Municipal de Cabo Frio, recebe a homenagem:


- O objetivo deste projeto é dar acesso ao material produzido e catalogado em três décadas de estudo e que estava guardada em acervo familiar. Até o momento, temos mais de 7 mil acessos no total, com média de 500 por mês de diversos países, como: Brasil, Estados Unidos, Canadá, Índia, Rússia, Argentina, Japão, Suíça, Bélgica, Coréia do Sul, Holanda, Alemanha, Romênia, Portugal, Chile, China, Bélgica, Grã Bretanha, Costa Rica, África do Sul, Itália e Espanha. Outro destaque é o tempo de navegação de cada usuário, superior a outros sites. Em média, duas vezes a mais. Estamos felizes – avalia Maria.


A segunda etapa do tratamento do acervo, que será concluída até 2018, foi apoiada pela Auto Viação Salineira e tem previsão de duração de seis meses. Inclui a digitalização das fotografias da região, em slides e negativos e das entrevistas de personalidades de Cabo Frio e de Búzios, em áudio, originalmente de fitas cassetes. Além de mapoteca com mais de cem mapas e poucos VHS.  


- Este é o segundo projeto das ações relacionadas ao “Acervo Marcio Werneck”, realizado pela Premissa Assessoria, que temos o prazer de contar com a Salineira como nossa parceira. Com isso, podemos realizar estes projetos coletivos importantes. Precisamos que a iniciativa privada abrace mais o que é da nossa terra, pois os recursos públicos para a cultura estão cada vez mais escassos – finaliza Maria.

 

Caso queira mandar material, tirar dúvidas ou outras informações, complete o formulário do site ou mande um e-mail para contato@acervomarciowerneck.com.br. Para patrocínio do site e outras informações, entre em contato pelo telefone: (+5522) 9.9857-3430.

 

Marcio Werneck - Nasceu no Rio de Janeiro, em dois de junho de 1944 e estudou todo o ensino no Colégio São Fernando. Em 26 de novembro de 1959, estando na 4ª série ginasial, foi vencedor do “Prêmio Sabatinas Maisena”, realizado pela TV Tupi (Canal 6). Cursou a Faculdade de Direito na PUC-R.J. do ano de 1963 até 1968, tendo atuado na área de artes gráficas e fotografia na revista Contacto, através do Centro Acadêmico Eduardo Lustosa. Nessa mesma época, trabalhou com bastante êxito na área do atendimento na Agência Denison Propaganda S/A. Fez dessa experiência uma ponte para uma de suas fascinações: a fotografia. A fascinação pela imagem o fez conhecer, como ele mesmo dizia, “a luz ímpar da Região dos Lagos”. Em meados da década de 70, a convite do seu Tio Zequinha, apaixona-se por Cabo Frio.  Em 1976, foi convidado para realizar a campanha publicitária do candidato José Bonifácio, eleito prefeito de Cabo Frio no mesmo ano. Por consequência do êxito em seu trabalho, exerceu o cargo de Secretário de Turismo, de 1977 a 1980, que teve gestão marcada pela realização de eventos. Na ocasião, elaborou um guia turístico inovador, que já mostrava seu forte interesse pela história e patrimônio regional. Nos primeiros anos da década de 80 mudou-se definitivamente para Cabo Frio. Em 1989 abriu a empresa UNA Estudos do Patrimônio Cultural, onde pôde fazer o levantamento cultural, patrimonial e histórico do município de Cabo Frio através de equipe multidisciplinar envolvida. Com esse material, o historiador teve rica e fidedigna base para escrever seus livros. Em 1992, Márcio Werneck lança seu primeiro livro, “Viagem à Terra do pau-brasil”, em coautoria com o botânico Haroldo Cavalcanti. Em 2002, “Armação dos Búzios”, um livro ilustrativo e turístico. Já seu terceiro livro, “América de Américo”, publicado em 2003, nos 500 anos de descobrimento da cidade de Cabo Frio, é um denso trabalho de estudo de 30 anos de pesquisa. De 1993 a 1994 atuou como Subsecretário de Cultura de Cabo Frio. Foi um dos fundadores da AMARLA (Associação de Meio Ambiente da Região da Lagoa de Araruama) e da Associação de Meio Ambiente de Cabo Frio (AMA Cabo Frio). E ainda o coordenador do registro mais completo até os dias de hoje, do tombamento municipal do conjunto dos sítios ecológicos, arqueológicos e paisagísticos de Cabo Frio. Pelo conjunto da obra, em 1986, Marcio ganhou o título de Cidadão Cabo-friense. Em 1980, foi honrado com Moção de Aplauso pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Já em 1989, foi ganhador do Prêmio Golfinho de Ouro, na categoria Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Governo do Estado do Rio. Teve ainda a oportunidade de realizar excelentes trabalhos com o amigo Humberto Modiano, em Armação dos Búzios; com a empresa Águas Claras Produções Submarinas, em Fernando de Noronha; com a empresa Galiotto, na Igreja de Sant’Anna, em Armação dos Búzios; com a empresa Salineira fazendo o levantamento histórico de 1944 a 1995, e das Salinas Perynas.  


 Tópicos: Câmara de Cabo Frio,  Acervo Marcio Werneck, 


Fotos





Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Renata Cristiane

contato@rc24h.com.br
Twitter: @renatarc24h
Tel.: 55 (22) 99930-8382
Todo conteúdo publicado neste portal é de responsabilidade exclusiva da redação do RC24h.