Cultura

CABO FRIO - VII Encontro Fluminense do Patrimônio começa nesta quarta (8)

Atividades vão acontecer no Charitas, no Mart e na Casa Scliar

Em: 08/11/2017 às 16:42:30
Da redação

Cabo Frio recebe a partir desta quarta-feira (8) a programação da VII Encontro Fluminense do Patrimônio (SFP), que integra a 7ª edição da Semana Fluminense do Patrimônio (SFP). Dentro das atividades estão exposições, mostra de filmes, Folia de Reis, apresentação de dança e feira agroecológica. A programação vai acontecer em três locais: na Casa de Cultura José de Dome (Charitas), na Casa Ateliê Carlos Scliar e no Museu de Arte Religiosa e Tradicional (MART). A abertura do SFP foi na terça-feira (7), no Centro Cultural Justiça Federal no Rio de Janeiro e terá atividades simultâneas em várias cidades do Estado até o dia 19 de novembro. O evento tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

 

A programação começa nesta quarta (8) com a exposição “Encontro com os Mestres Saberes da Cultura Popular”, às 18h30, no Charitas. A mostra é uma realização do Museu Escola Naval Mestre Chonca, de Arraial do Cabo, e conta com miniaturas de embarcações e objetos que vão desde tarrafa à carpintaria naval. Segundo coordenador da exposição e sociólogo, Paulo Sérgio Barreto, a exposição é fruto de um trabalho de pesquisa com 13 cabistas. “O objetivo da mostra é resgatar os saberes de pessoas vividas que carregam suas experiências e suas histórias e tornar isso público”, explicou.

 

Na quinta (9) tem a abertura da exposição “4x1 Yuri Vasconcellos”, a partir das 19h, no Mart. Na sexta (10) e sábado (11), às 19h, e no domingo (12), às 17h, tem a abertura da V Mostra de Filmes “Memória em Movimento" com exibição de seis filmes, dois por dia. Serão exibidos os filmes “Depois, o Inverno”, com direção de Lucas Muller; “A Noite de Todos os Tempos”, com direção de Ricardo do Carmo; “Juventude Coletiva”, com direção de Beto Waite; “Torquato Neto – Todas as Horas do Fim”, com direção de Eduardo Ades e Marcus Fernando; “Tião”, dirigida por Clementino Junior; “O Som dos Sinos”, com direção de Marcia Mansur e Marina Thomé.

 

Na sexta ainda tem apresentação de Folia de Reis, a partir das 20h, no Largo São Benedito, no bairro Passagem. E no domingo tem apresentação de dança Coletivo Griot” e Feira Agroecológica do convento, a partir das 15h, no Mart. No sábado (11) terá pintura de grafite na Colégio Estadual Miguel Couto, na Rua 13 de novembro, Centro, com o grupo Tá na Rua.

 

“É a primeira vez que a Secretaria de Cultura se une à iniciativa do Encontro Fluminense do Patrimônio e abre, assim, mais espaço para as manifestações culturais na cidade", ressaltou o subsecretario de Cultura, Carlos Ernesto Lopes.

 

O Charitas está localizado na Avenida Nossa Senhora da Assunção, nº 855, o Mart fica no antigo Convento Nossa Senhora dos Anjos, no Largo Santo Antônio, ambos no Centro. A Casa Scliar fica localizado na Rua Marechal Floriano, 253, Bairro São Bento. Toda a programação da 7ª edição da Semana Fluminense do Patrimônio pode ser conferida no site http://www.patrimoniofluminense.rj.gov.br.


 Tópicos: Cabo Frio,  VII Semana Fluminense do Patrimônio, 


Fotos





Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Renata Cristiane

contato@rc24h.com.br
Twitter: @renatarc24h
Tel.: 55 (22) 99930-8382
Todo conteúdo publicado neste portal é de responsabilidade exclusiva da redação do RC24h.