Boca Miúda

BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta quinta-feira (5)

STF adia decisão sobre a Ficha Limpa; Vira-vira na Câmara de Arraial; Cadê a oposição de Búzios?; Os comentários do Canhão; A foto polêmica de Chiquinho; E muito mais...

Em: 05/10/2017 às 18:36:33
Equipe RC24h

DECISÃO ADIADA

A decisão sobre o alcance da aplicação da Lei da Ficha Limpa para casos anteriores a 2010 foi adiada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Em Cabo Frio, muita gente ficou ligada na sessão desta quinta-feira (5), quando estava previsto o debate sobre a questão. Mas todo mundo vai ter que esperar (e não se sabe quanto tempo), pois o mesmo foi adiado para que a deliberação seja feita com quórum completo, diante da ausência do ministro Dias Toffoli. Alheio a tudo isso, o prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes, visitou a Unidade Básica de Saúde do Itajuru, onde cumprimentou os populares que aguardavam atendimento e os funcionários. No Facebook, ele fez a seguinte postagem: “A UBS atingiu a importante marca de cinco mil famílias cadastradas, depois de ter ficado fechada durante meses na gestão anterior. Após passar por uma reforma, hoje são oferecidos atendimentos de clínica médica, pediatria, cardiologia e ginecologia. A unidade faz pré-Natal, eletrocardiograma e preventivo. Quero parabenizar o trabalho realizado pela administradora Juliana Caetano e toda a equipe”.

 

 

 

NÃO SOU CARTOMANTE

Quem conhece o advogado Dr. Carlos Magno cheio de certezas e convicções, hoje estranhou a postura dele na entrevista ao #15MinutosNoRC. Sinal de que o direito eleitoral foi sacolejado nesta semana. Com frases como, “Não sou cartomante, sou um jurista” e “Só sei que nada sei”, ele acabou a expectativa da população de tentar entender o clima de dúvidas e incertezas que paira sobre a cidade. A única certeza de Magno é que tudo pode acontecer. Ou seja: Lascou! Agora é sentar, esperar e rezar.

 

 

 

 

DEU O QUE FALAR

A nota publicada aqui ontem, falando da presença de Dr. Adriano na gincana estudantil, promovido pela Salineira mexeu com o imaginário de muita gente. Uns acusando Eliane Ribeiro, a assessora de imprensa da Secretaria de Educação, de “virar casaca” (?), e outros de que a Salineira convidou o médico. Coitado do doutor. Não permaneceu no evento nem 5 minutos. Depois da aprovação da Ficha Limpa ele retorna ao olho do furacão. Só foi lá para ajudar a juventude a cumprir uma tarefa (a escola tinha que apresentar um ortopedista). Isso foi o suficiente para as pessoas acharem que o vira—vira já começou. Menos né minha gente. Vamos dar tempo ao tempo.

 

 

 

VIRA-VIRA NA CÂMARA?

Aliás, se Dr. Adriano realmente assumir como sonham alguns, hipoteticamente pegaria uma câmara liderada e com maioria de oposição. Mas há quem divide dessa tese. Aquiles Barreto seguramente será oposição, mas os demais vereadores, tem quem aposte que no dia seguinte, o poder da caneta faria a maioria mudar de lado e passar a ser da base do governo num passe de mágica. O comentário nos cafés da cidade, é que desde ontem o telefone de Adriano não parou de tocar. Será?

 

 

CADÊ VOCÊ VEREADORA?

É o que estão se perguntando em Búzios, já que a vereadora Gladys Costa, não compareceu às sessões desta semana da Câmara Municipal. Tentamos entrar em contato com ela, mas não conseguimos falar. E por falar na plenária desta quinta-feira, o Projeto de Lei 60/2017, que previa alterar a Lei 567/2006 - que regulamenta sobre o depósito de veículos apreendidos no município - foi reprovado, após parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) apontar para a inconstitucionalidade do mesmo. Conforme a justificativa, a proposta tem vício formal por se tratar de matéria privativa do Poder Executivo. Esse projeto é de autoria de Gladys e agora será arquivado. O interessante é que, mesmo antes da leitura do parecer da CCJ, os vereadores Lorram Silveira, Valmir Nobre e Miguel Pereira já tinham se posicionado, dizendo que se absteriam de votar a matéria. Será que está rolando um boicote? Estamos de olho!

 

 

 

 

TROCA-TROCA EM ARRAIAL

Em Arraial do Cabo, Beço já assumiu a cadeira de vereador deixada por Tequinho que agora é o Manda-Chuva da ESAC. A saída de Tequinho da Câmara aconteceu depois do convite do Prefeito Renatinho Vianna para ele assumir a Empresa de Saneamento de Arraial do Cabo. Tequinho confidenciou que ficou surpreso, mas não se intimida: “É um desafio. Quero corresponder às expectativas, enaltecer os servidores e encarar mais esse trabalho, que é novidade para mim, já que nunca fui secretário”, explicou Tequinho. Com isso, Beço da Pitangueira retorna à Câmara para fazer seu segundo mandato: “Estou muito contente. Quero continuar a ser o vereador que sempre fui. Não quero mudar minha rotina de estar na rua e na pesca”, disse Beço. O novo colega foi recebido de braços abertos pelos pares nesta quinta (5).

 

 

 

 

OS COMENTÁRIOS DO CANHÃO

Em São Pedro da Aldeia, o comentário na Praça do Canhão é que o presidente da Câmara aldeense, Brunão Costa, apresentou a defesa dele, na semana passada. A turma já começou a perceber que o chefe do Legislativo começa a ter problemas sérios com a Justiça, pois são muitos processos que ele está carregando no lombo. Outro dedo de prosa que está rolando no Canhão é sobre o vice-prefeito de São Pedro e pré-candidato a deputado, Mauro Lobo, que está morando em Cabo Frio. Os aldeenses estão com ciúmes, pois tem muita gente do alto escalão do governo residindo na cidade vizinha.

 

 

 

 

LIVE DE IGUABA

Em Iguaba Grande, os vereadores estão se organizando e fazendo transmissão ao vivo da sessão da Câmara, paralelamente, à live feita pela assessoria da Casa Legislativa. A diferença é que o vídeo permanece no perfil do vereador Paulo Rito e não é apagado, como acontece com o da Câmara, por determinação da presidência. Os edis já tinham pedido por diversas vezes que as imagens não fossem apagadas, para que mais pessoas tivessem acesso ao que foi tratado na sessão. Mas como não foram atendidos, tomaram uma atitude. Quem quiser assistir, é só acessar o perfil de Paulo Rito, no Facebook.

 

 

 

 

FOTO POLÊMICA

O Chiquinho de Lívia, prefeita de Araruama, postou essa semana uma foto no facebook dele que virou polêmica na região. Na imagem, ele estava ao lado de um líder comunitário da Rocinha que chegou a ser preso por crime de associação ao tráfico. Chiquinho estava em visita ao morro e foi recepcionado pelo amigo. Como ele mesmo já se lançou como pré-candidato a governador, pelo jeito começou a campanha.


 Tópicos: Boca Miúda,  política,  Região dos Lagos, 


Fotos





Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Renata Cristiane

contato@rc24h.com.br
Twitter: @renatarc24h
Tel.: 55 (22) 99930-8382
Todo conteúdo publicado neste portal é de responsabilidade exclusiva da redação do RC24h.