Comportamento

Colunista RC24h - Simone Ciodaro: Segunda língua pode ser decisiva na contratação

Preocupados com a carreira, jovens são os que mais procuram curso de inglês

Em: 24/09/2017 às 11:52:22
Simone Ciodaro

Antes considerada um diferencial, a língua inglesa se tornou requisito fundamental no mercado de trabalho. No entanto, os recrutadores ainda têm dificuldades de encontrar profissionais com fluência no idioma. Segundo estudo do site Vagas.com, 51% dos candidatos se dizem fluentes, mas apenas 36% efetivamente falam inglês.

 

Segundo Jaime Cará, coordenador de Educação do CNA, muitas oportunidades deixam de ser abertas porque o recrutador sabe que não encontrará candidatos com as qualificações necessárias.

 

“Há muitos anos se fala da importância do inglês no mercado de trabalho, que com ele o profissional pode ganhar mais, mas apenas de 2% a 5% dos brasileiros falam inglês de fato”, destaca.

 

Atentos a essa necessidade, os profissionais que estão ingressando no mercado de trabalho estão cada vez mais interessados em aprender um segundo idioma. No CNA Cabo Frio, a idade média dos alunos é de 20 anos. “A maior procura na nossa escola é entre universitários e jovens em busca de ascensão profissional”, afirma Simone Ciodaro, coordenadora pedagógica da escola.

 

O primeiro passo para estudar é identificar em qual nível de idioma está inserido: básico, intermediário ou avançado. Se já completou os estudos, as aulas de conversação podem ser ótimas para desenferrujar o idioma. Conversar com professores e colegas e ler diariamente deixam a fluência mais fácil, pois a todo momento o aluno está colocando à prova o inglês, com novos termos e situações do cotidiano.

 

Para os alunos que têm a vida muito corrida, o ideal é ter contato com a idioma todos os dias, nem que seja por alguns minutos. Isso pode ocorrer de maneira prazerosa, como ler revistas e jornais com periodicidade, ouvir músicas e procurar pela tradução, assistir a filmes e seriados sem legenda (procure um que já assistiu e teste essa opção) e tentar descobrir um termo diferente todos os dias.

 

Para ampliar o contato dos alunos com o idioma, o CNA Cabo Frio oferece novos e atualizados materiais didáticos, totalmente integrados a recursos tecnológicos e especialmente desenvolvidos para o aluno brasileiro. São aplicativos e conteúdos em redes sociais, QR codes, realidade aumentada,  jogos interativos, além do CNA Net, um Portal do Aluno com atividades e professores online para tirar dúvidas e praticar conversação. Todos esses diferenciais fazem parte do CNA 360, uma plataforma  tecnológica educativa que torna o aprendizado cada vez mais dinâmico e prático.

 

“Investir no desenvolvimento e na preparação profissional é fundamental para alavancar a carreira. Pesquisas mostram que aqueles que são fluentes em um segundo idioma podem ganhar até 61% a mais de salário, na mesma função”, enfatiza Simone. “Esse diferencial também abre espaço para vivenciarmos experiências multiculturais, tornando-nos profissionais mais criativos e sociáveis, além de aprimorar nossas habilidades técnicas e desenvolver competências acima da média”.

 

SOBRE O CNA (www.cna.com.br) - Com 43 anos de experiência no ensino de inglês e espanhol, o CNA é hoje uma das maiores redes de escolas de idiomas do país, com mais de 600 unidades e cerca de 400 mil alunos em todo o território nacional. Sua metodologia moderna explora elementos presenciais e a distância, além de inovadores recursos tecnológicos que inserem o idioma no cotidiano do aluno, a fim de proporcionar fluência ao falar, ler, escrever e compreender a língua mais naturalmente. Um dos projetos da rede que evidencia este diferencial, o premiado Speaking Exchange, recebeu 10 Leões no Festival Cannes Lions 2014. Outros reconhecimentos recebidos pela rede são o Selo de Excelência em Franchising, da Associação Brasileira de Franchising (ABF), 25 vezes consecutivas, o Selo 5 Estrelas da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios e o prêmio GPTW NoVarejo 2016. O CNA é centro aplicador autorizado dos exames internacionais de proficiência na língua inglesa Cambridge English: First (FCE), da Universidade de Cambridge, e do exame internacional de proficiência em língua espanhola SIELE, desenvolvido pelo Instituto Cervantes em parceria com a Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), a Universidad de Salamanca (USAL) e a Universidad de Buenos Aires (UBA).

 

Mais informações sobre o CNA Cabo Frio podem ser obtidas através dos telefones: (22) 2645-6076 e (22) 99937-9009 (whatsapp), ou do email: cabofrio@cna.com.br

 

 

 

 

*Simone Ciodaro é professora de Inglês e diretora executiva e pedagógica do CNA Cabo Frio


 Tópicos: Colunista RC24h,  Simone Ciodaro,  Comportamento, 


Fotos





Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Renata Cristiane

contato@rc24h.com.br
Twitter: @renatarc24h
Tel.: 55 (22) 99930-8382
Todo conteúdo publicado neste portal é de responsabilidade exclusiva da redação do RC24h.