Comportamento

#ModaRC24h - Paola Simões: Sustentabilidade em couro! Inovação da Nike

A maior e mais recentemente inovação da empresa está num aspecto do negócio que a maioria dos consumidores ignoram, a sua escolha de fornecedores que trabalhem apenas com materiais sustentáveis

Em: 24/09/2017 às 10:55:36
Paola Simões

A Nike é considerada uma empresa inovadora, e começou a transformar sua estratégia de inovação Com a sustentabilidade. Embora a inovação da Nike seja visível em seus produtos e marketing, recentemente, a maior inovação dela está num aspecto do negócio que a maioria dos consumidores ignoram, a sua escolha de fornecedores que trabalhem apenas com materiais sustentáveis.

 

Na década de 90, a Nike ficou sob intensa pressão pública por ter sido denunciada por lucrar com o trabalho infantil e más condições de trabalho em suas fábricas terceirizadas na Ásia, o que resultou numa grande queda de receita na década de 90. A Nike teve de parar e repassar toda a sua cadeia de suprimentos como: matérias-primas, fabricação, distribuição e consumidor final, para melhorar a sua imagem corporativa, incluindo a questão da sustentabilidade.

 

O Flyknit tornou-se sinônimo da Nike, um material de malha mais sustentável do que muitos materiais utilizados em calçados e moda em geral, sua produção  é feita em máquinas de tricô 3D que produzem resíduos mínimo. A última novidade da marca é o Flyleather, um novo material reciclado feito com 50% de fibra reciclada de couro natural...Pra quem curte o assunto, taça no Google esses nomes e leia, vocês vão descobrir várias marcas bacanérrimas que usam esse recurso...ótimo pra galera que curte viver politicamente correto.

 

Para criar o Flyleather, a Nike recolhe restos de couro descartados da produção regular de seus próprios tênis, transforma os restos em fibra e, em seguida, combina os pedaços com uma mistura de poliéster usando um processo hídrico de alta pressão criado pela empresa britânica E-Leather. De acordo com a pesquisa da Nike, o material híbrido usará 90% menos água e a pegada de carbono será 80% menor do que o couro tradicional...

 

Eu confesso que quando estava pesquisando não entendi nadinha, aí joguei no Google essas porcentagens pra entender o que significava em termos de impacto ambiental, perguntei ao meu querido namorado que é engenheiro... e bingoooo! Impressionante como ajuda horrores no bem estar do planeta!

 

O processo é fantástico...O material passa por um processo de acabamento, que pode incluir coisas como pigmentação, é produzido em rolos como tecido, o que melhorar a eficiência do corte e reduzir o desperdício. Segundo a Nike, o Flyleather é 40% mais leve e cinco vezes mais forte do que o couro tradicional (com base em testes de abrasão), e ele tem o potencial de reinventar materiais como couro em calçados como nunca antes..."Alô Nike, pode mandar uma amostra para eu experimentar!"

 

O primeiro produto a apresentar o material é o Nike Flyleather Tennis Classic, uma versão toda branca de um tênis clássico da Nike e depois o Flyleather será utilizado em outros modelos de tênis da empresa...detalhe, sou louca por esse modelo!

 

 

 

*Paola Simões atua no mercado da moda há 17 anos. Atualmente exerce a função de Visual Merchandising para algumas lojas da Região. Formada em Designer pela Universidade Anhembi Morumbi (SP), História da Arte pela Bircham International University e Figurino e Indumentária na instituição Senai Cetiqt (RJ) / Contato: 22 988517570 / paolasimoesmd@gmail.com


 Tópicos: #ModaRC24h,  Paola Simões,  Comportamento, 


Fotos







Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Renata Cristiane

contato@rc24h.com.br
Twitter: @renatarc24h
Tel.: 55 (22) 99930-8382
Todo conteúdo publicado neste portal é de responsabilidade exclusiva da redação do RC24h.