Saúde

Macaé inaugura primeira Unidade de Castração de Cães e Gatos do município

Atendimentos serão realizados no bairro Lagomar

Em: 16/08/2017 às 15:31:42
Da redação

Com o intuito de aprimorar a política de bem-estar animal que vem sendo implementada em Macaé, foi inaugurada na tarde desta terça-feira (15), a Unidade de Castração de Cães e Gatos, no bairro Lagomar.

 

Representando o prefeito de Macaé, Dr. Aluizio, a secretária de Saúde, Edelzita Lisboa, garantiu que o serviço faz parte das medidas de promoção e prevenção da saúde, pois com a castração também há uma redução na incidência de zoonoses. "E dentro desta proposta, estamos elaborando um projeto para implantar outra unidade na região serrana, que irá atender os moradores dos distritos e localidades", disse.

 

O coordenador Especial de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses, Rafael Amorim, explica que a unidade vai oferecer atendimento aos cadastrados pelo Programa Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos. "Com esta unidade buscamos atender mais um anseio da população, garantindo um atendimento digno e de qualidade para os animais", pontuou, acrescentando que castração é uma política de saúde e um gesto de amor.

 

O coordenador do bairro Lagomar, Jurandir Brás, destacou a satisfação da comunidade com a inauguração da Unidade de Castração. "Uma ação como essa não tem preço, temos uma demanda grande e a população abraçou a causa com muito carinho", disse.

 

Serviço - O coordenador Especial de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses, Rafael Amorim, explica que o atendimento de castração será prioritário para quem está inscrito em programas sociais e os critérios de participação são para pessoas inscritas no CadÚnico, com renda de até um salário mínimo e que o animal esteja com idade entre seis meses e cinco anos.

 

Hoje, a unidade conta com 45 animais registrados para castração, que foram inscritos durante o processo de cadastro realizado nos bairros Lagomar, Barreto, Engenho da Praia, Jardim Carioca, Piracema e Imboassica. Rafael conta que a equipe administrativa da unidade entrará em contato com os proprietários dos animais para agendar o procedimento. Para fazer a cirurgia a documentação deve estar completa e a ordem de convocação segue a numeração da senha de cadastro.

 

A Unidade é composta de salas de cirurgia, de preparação, de paramentação (material de esterilização – luvas, máscaras, gorros, aventais, óculos protetores e escovação das mãos, entre outros), seis canis pós-operatórios e um auditório aberto para a realização de palestras educativas e informativas. Além da reforma, o espaço ganhou duas mesas cirúrgicas para os procedimentos.

 

A Unidade de Castração de Cães e Gatos do Lagomar é o primeiro posto de saúde animal da cidade, com capacidade para atender e castrar até seis animais por dia. Sua meta é, inicialmente, operacionalizar 480 cirurgias de castração ao ano. O serviço de cirurgia terá parceria com profissionais da área e foi preparada para funcionar como local permanente de controle da natalidade de cães e gatos e outras atividades voltadas à saúde dos animais com participação da sociedade.

 

No mês de maio, a prefeitura realizou o primeiro “Mutirão de Castração de Cães e Gatos”, gratuito aos moradores do Lagomar que cadastraram e tiveram documentação e saúde dos animais aprovadas. O prédio onde está instalada a Unidade de Castração também funciona o atendimento de Controle de Endemias do CCZ. O primeiro mutirão de castração de cães e gatos, contou com a parceria do projeto de extensão da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), de Campos dos Goytacazes.


 Tópicos: Macaé,  Unidade de Castração de Cães e Gatos,  Lagomar, 


Fotos





Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Renata Cristiane

contato@rc24h.com.br
Twitter: @renatarc24h
Tel.: 55 (22) 99930-8382
Todo conteúdo publicado neste portal é de responsabilidade exclusiva da redação do RC24h.