Boca Miúda

BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta quinta-feira (10)

As novas taxas de Cabo Frio e Arraial do Cabo; Cancelamento da Semana da Juventude cabista; Parada Gay é mantida na Praia do Forte; Chumbo grosso na Câmara de Búzios; Lívia nomeia a mãe novamente; E muito mais...

Em: 10/08/2017 às 19:12:44
Equipe RC24h

BOA SACADA

Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (10), no gabinete do prefeito Marquinho Mendes, discutiu-se a Taxa de Cultura, que será cobrada dos turistas que se hospedarem em hotéis e pousadas de Cabo Frio. A ideia é a seguinte, embutir um valor irrisório por quarto reservado pelos visitantes. Em contrapartida, o turista receberá vouchers para visitação aos pontos turísticos da cidade.  Detalhe, neste verão, a visitação em locais como o Forte São Matheus será cobrada taxa de R$ 5. Os recursos arrecadados com a Taxa de Cultura serão revertidos para a manutenção do patrimônio cultural da cidade e para a manutenção do projeto Guia de Turismo Mirim, que prevê a capacitação de jovens para guiar turistas pela cidade. Participaram da reunião representantes do Convention & Bureau de Cabo Frio, Maria Inês, da Associação de Hotéis e Pousadas e Restaurantes, Carlos Cunha, além dos secretários Clésio da Fazenda, Fabíola Beicker do Turismo, e é claro, Choppinho, secretário de Cultura que idealizou o projeto. O prefeito gostou demais da ideia, que se apresenta como mais uma solução para essa fase da crise. Ricardo Choppinho disse que passou mais de seis meses pesquisando e estudando silenciosamente o tema para encontrar um dispositivo eficiente para unir cultura, turismo e social: “Esses recursos ficaram no Fundo Municipal de Cultura que servirão ainda para o fomento cultural em nossa cidade, sem gastos ao município”, explicou orgulhoso o secretário. Bola dentro para o projeto!

 

 

 

 

FALANDO NISSO

A cada dia que passa, os prefeitos de nossa região se esforçam em buscar uma nova fonte de arrecadação municipal, independente de repasses federais ou estaduais que minguam a cada dia. Em Arraial, a Taxa Ambiental se apresenta como solução inadiável. E por isso, o prefeito Renatinho Vianna mandou preparar os trâmites para que seja realizada audiência pública, já no próximo mês (setembro), para dividir as responsabilidades com a comunidade. Correndo em várias frentes para recompor o equilíbrio fiscal e a estabilidade econômica da cidade.

 

 

 

 

 

CANCELAMENTO DOÍDO

“Estou despedaçado!” Assim disse o superintendente da juventude de Arraial do Cabo, Júnior Arruda, após anunciar, em cima da hora, o cancelamento da Semana da Juventude, que começaria esta noite. Mesmo com o evento sendo realizado em parcerias e com muita contribuição voluntária, ou seja, sem gastos para os cofres públicos, prefeito Renatinho Vianna pediu que fosse cancelado para evitar que as más línguas dissessem “que a cidade não tem dinheiro para pagar salários mas paga festas” (Renatinho quitou 50% da folha de pagamento). O prefeito achou que isso poderia gerar constrangimento aos servidores que ainda não receberam salário.  Mesmo conseguindo realizar sem gastar nada dos cofres públicos, Júnior entendeu e cedeu, afinal, muita gente poderia não acreditar. Foi uma verdadeira “escolha de Sofia”. Diante disso, a equipe da juventude merece parabéns. Realizar com dinheiro é fácil. Quero ver fazer um evento sem precisar gastar dinheiro público. Assim que se vê a competência de cada um.

 

 

 

 

 

 

 

 

NA PRAIA

O prefeito Marquinho Mendes não decepcionou o movimento LGBT, e conforme havia prometido, vai manter a Parada Gay na Praia do Forte. Para alegria dos comerciantes que andam reclamando da falta de movimentação no principal cartão postal da cidade. Depois do mês de agosto (que só tem vento), a Semana da Diversidade de Cabo Frio, que acontece entre os dias 8 e 10 de setembro, significa um importante suspiro para a economia e para o faturamento de quem paga caro para manter um comércio aberto naquela orla. Em São Paulo, o evento é o segundo maior produto turístico da cidade, perdendo somente para Formula 1. Sabendo tirar proveito, pode ser uma salvação e tanto.

 

 

 

 

 

CHUMBO GROSSO PRA CIMA DE JOICE

“Ardilosa, maquiavélica, hipócrita, surucucu, naja, assistencialista”. Essas foram as palavras usadas pela vereadora Gladys Costa, para definir a colega Joice Costa, na sessão desta quinta-feira (10), da Câmara de Búzios. Aliás, a plenária teve raios e trovões e só não foi atingida por um tsunami, porque Joice não estava presente. Como a própria Gladys disse, “se aqui ela estivesse, a briga ia ser boa”. O motivo do ataque, foi segundo a própria vereadora disse, as articulações da colega, na tentativa de minar as ações fiscalizatórias que ela tem feito na cidade, sobretudo no Hospital Municipal Rodolpho Perissé. Para criticar Joice, Gladys não poupou palavras e, inclusive, insinuou que a colega teria tentado subornar pessoas que já tiveram ligações com ela no passado, para obter informações que pudessem comprometer a reputação dela. Essa história vai dar muito pano pra manga ainda. Vamos aguardar a próxima sessão para ver como vai ser o rebate de Joice. De qualquer forma, desaconselhamos um encontro fortuito entre as duas pelos próximos dias, pois tudo pode acontecer (inclusive vias de fato, conforme disse a desafiante).

 

 

 

 

 

EXONERE A MAMÃE

A juíza da 1ª Vara Cível de Araruama, Alessandra de Souza Araújo, suspendeu o novo ato da prefeita Lívia Bello, que nomeou a própria mãe como secretária de Governo. Em decisão publicada nesta quinta-feira (10), a magistrada deu prazo de cinco dias, para o afastamento de Geovania Soares Bello da Silva do cargo, sob pena de multa diária de R$ 500. Detalhe, a juíza já tinha determinado o afastamento da mãe da prefeita do cargo de assessora especial, para o qual ela foi nomeada logo que a filha assumiu a Prefeitura. Alegando nepotismo direto, a Justiça determinou a exoneração dela. Mas, meses após o ocorrido, Lívia decidiu nomear a mãe para um cargo do alto escalão. Tomou ferro novamente. Vamos ser ver aprende desta vez.

 

 

 

 

 

#DESENGAVETAFREIXO

Deputado Janio Medes, além de divulgar nota se defendendo, usou a tribuna da ALERJ para responder aos ataques de Freixo, que o acusou de retirar assinatura da CPI dos Transportes, juntamente com Marcia Jeovani. Para Janio, o deputado do PSOL gosta muito de usar de bravata: “Freixo já tem uma CPI autorizada e publicada desde maio, e não implantou a dos Incentivos Fiscais, onde poderia investigar as empresas de ônibus. E não o fez antes do MPF e da PF. Por isso, faço uma sugestão ao nobre colega: desengaveta Freixo", disparou o pedetista. E Marcia também respondeu. Veja abaixo.

 

 

 

 

 

CPI DOS ÔNIBUS NA ALERJ

A deputada estadual Márcia Jeovani publicou nota nas redes sociais, explicando o motivo que a levou a retirar a assinatura do requerimento que pedia a abertura da CPI dos Ônibus, na Alerj. Segundo a parlamentar, a decisão dela se baseia "na forma pelo qual a bancada do PSOL tem transformado uma discussão relevante em verdadeiro palanque eleitoral". Para Márcia, a "discussão deve ser mantida na Casa, mas de forma ética e transparente".

 

 

 

 

 

 

 

 

LAMENTÁVEL

Prefeitura de Iguaba Grande suspendeu o almoço das crianças atendidas pelo CRAS Vila Nova. A denúncia foi feita por pais e responsáveis dos assistidos. Ao todo, são 80 crianças voltando pra casa sem almoçar.  Um contraste, se considerarmos as denúncias que estão sendo apuradas na CPI DAS QUENTINHAS, em que vereadores investigam gastos exorbitantes feitos pelos cofres municipais com fornecimento de alimentação para servidores (pelo menos hipoteticamente).

 

 

 

 

 

COLANDO BEM

Essa semana o vereador e presidente da Câmara aldeense, Bruno Costa, foi recebido pelo Deputado Federal, Dr. Sérgio Zveiter, em seu escritório, no Rio de Janeiro. Bruno foi buscar apoio para a cidade de São Pedro da Aldeia: "Iremos trazer grandes projetos para nossa cidade. Foi um grande prazer conhecer essa importante figura para cenário político nacional", disse Brunão.  Zveiter está com a popularidade em alta depois que mostrou que é macho para caramba, falando meia dúzia de verdades aos caciques do PMDB, em especial, a turminha esquisita do presidente Michel Temer. Bruno parece estar de olho nesse estilo Zveiter de ser. Colou bem!


 Tópicos: Boca Miúda,  política,  Região dos Lagos, 


Fotos







Notícias Relacionadas
Notícias Relacionadas

Renata Cristiane

contato@rc24h.com.br
Twitter: @renatarc24h
Tel.: 55 (22) 99930-8382
Todo conteúdo publicado neste portal é de responsabilidade exclusiva da redação do RC24h.