Boca Miúda

BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta terça-feira (8)

Marquinho Mendes em Brasília e Renatinho Vianna no Rio de Janeiro; Janio Mendes abre ação contra a ViaLagos; Briga de Galo na Câmara de Arraial; Suspense em Búzios; A fúria da oposição em Iguaba; Buracos e estacionamento rotativo em Araruama; E muito mais...

Em: 08/08/2017 às 19:04:50
Equipe RC24h

MARQUINHO EM BRASÍLIA

O prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes, esteve em Brasília nesta terça-feira (8), com presidente da COMSERCAF, Claudio Moreira. Eles se reuniram com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, entregando a ele pedidos de socorro para a cidade. Estiveram também com o ministro das Cidades, Bruno Araújo. O chefe do Executivo cabo-friense está atrás de recursos e cogita até a contratação de empréstimo para poder honrar a folha da Prefeitura, incluindo os atrasados. Marquinho esteve também com a direção da Caixa Econômica Federal para verificar a possibilidade de Cabo Frio conseguir algum empréstimo. Saindo da reunião com diretores do banco, Marquinho procurou manter o otimismo: “o dinheiro está aqui em Brasília. Temos que vir aqui bater na porta dos ministérios. Foi boa a conversa com ministro da cidades e saúde. Temos muitas etapas ainda a cumprir para tentar um empréstimo na Caixa, mas estou confiante. Não há muito o que fazer. Não adianta ficar sentado na cadeira de prefeito esperando um milagre acontecer. Tenho que buscar ajuda do Governo Federal”, explicou o prefeito, que retorna hoje mesmo para Cabo Frio.

 

 

 

SEM INDISPOR COM NINGUÉM

Quando o assunto é empréstimo, muita gente fica de ressabiado e Marquinho sabe disso. Por essa razão ele decidiu não alarmar ninguém sobre o assunto e preferiu primeiro sondar os órgãos federais, para levantar as possibilidades. Ele admite que ainda existem algumas pendências para que a cidade fique com o “nome limpo” e, portanto, apto à contratar crédito junto à CEF. Mas Marquinho não quer se indispor com ninguém antes de saber se há mesmo a possibilidade. A situação financeira de Cabo Frio preocupa o prefeito. A folha de julho foi parcialmente paga na data prevista em lei, o quinto dia útil e somente professores e médicos receberam. A previsão do governo é terminar os pagamentos no próximo dia 10. Até lá, seja o que Deus quiser!

 

 

 

 

RENATINHO NO RIO DE JANEIRO

O prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna, também está fazendo o que pode para levantar investimentos para a cidade. Nesta terça-feira (8), ele se reuniu com o secretário Estadual de Saúde, Luiz Antônio de Souza, no Rio de Janeiro, para discutir melhorias na saúde cabista e buscar investimentos na área para atender as demandas da população. O secretário de Saúde de Arraial do Cabo, Kafuru também participou do encontro. Renatinho, assim como Marquinho, também não está sentado esperando um milagre. Além de rezar muito, bate de porta em porta pedindo socorro. Ou seja, atirando para todo lado. 

 

 

 

 

 

SERGINHO E MAIA

Enquanto Renatinho se reunia com membros do governo do Estado, o vice prefeito Serginho Carvalho (e secretário de Assistência Social), esteve com vereador carioca (e pai do presidente da Câmara Federal) César Maia, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. O objetivo do encontro foi para botar o papo em dia e ampliar apoios na capital para ajudar a cidade, e na mesma cajadada, alçar novos voos futuros. De olho nas eleições de 2018 para deputado estadual, Serginho tem frequentado muito as rodas políticas do Rio e região metropolitana.

 

 

 

 

 

 

COLISÃO EM SÃO PEDRO

Uma perseguição policial acabou em acidente de trânsito na manhã desta terça-feira (8), em São Pedro da Aldeia. A colisão aconteceu na RJ-140, por volta das 10h, quando uma viatura do BPRV bateu no carro do prefeito Cláudio Chumbinho enquanto perseguia outro automóvel que teria furado o bloqueio na RJ-106. O carro de Chumbinho estava sendo conduzido pelo motorista e ninguém ficou ferido. O condutor que tentou fugir do bloqueio policial foi capturado e levado para a 125ª DP. Lá, ele foi autuado por várias infrações de trânsito, como dirigir no acostamento por mais de 500 metros, conduzir veículo sem licenciamento e sem habilitação. Para Chumbinho, só ficou um sustinho mesmo e mais nada.

 

 

 

 

 

 

AÇÃO CONTRA A VIALAGOS

O deputado estadual Janio Mendes comprou a briga contra a prorrogação da concessão da RJ-124, a ViaLagos. Ele ingressou com uma ação popular pedindo a suspensão do 18º aditivo de contrato de concessão da estrada. A ação tem como justificativa a falta de contrapartida da concessionária e as altas tarifas cobradas por ela. “Os modelos atuais de concessão trazem à administração pública melhores investimentos e benefícios aos usuários, proporcionando economia e eficiência, livre das conveniências de aditamentos de contratos, mediante procedimentos de aferição objetivos, com ampla concorrência”, diz um trecho retirado da peça. A argumentação ainda cita, como exemplo, a nova licitação ocorrida na concessão da ponte Rio-Niterói, que reduziu o valor da tarifa cobrada. Além de solicitar a suspensão dos termos aditivos, Janio ainda pede que o Ministério Público Estadual investigue a legalidade da prorrogação contratual. A ação ainda solicita multa fixada no valor de um milhão de reais em caso de desobediência judicial. Briga boa e que certamente agrada a todos da Região dos Lagos. Estamos de olho!

 

 

 

 

 

HABILITADO

O parecer da procuradoria da Câmara de Arraial do Cabo apontou que Arizinho Vianna não é “desabilitado” e pode sim fazer parte da Comissão de Obras da Casa.  Quem tinha apontado a “desabilitação” do vereador suplente foi Luciano Tequinho, em sessão da semana passada. O assunto gerou acalorado debate no plenário. Ari tinha pedido a presidência da comissão, que foi concedida por Thiago Fantinha. Na sessão desta terça, o presidente da Câmara, Ayron Freixo, explicou apesar de suplente, Arizinho vai permanecer no cargo por longo tempo e por isso pode assumir cargos nas comissões. Tequinho discordou do presidente e da procuradoria, afirmando que o regimento interno da Casa é claro e da essa prática. Foi então que recebeu um puxão de orelha de Ayron: "Vocês estão se cutucando com coisas que não vão acrescentar para o município". Quem sabe assim a briga de galo termina. Será?

 

 

 

 

 

VETADO

Já o vereador Ton Porto deu entrada com requerimento para obter cópia da relação completa de funcionários estatutários, contratados e comissionados da Prefeitura de Arraial do Cabo.  Mas, apesar das alegações do edil, os colegas de Câmara não acharam oportuno o requerimento neste momento, tendo em vista as demissões já anunciadas pelo Executivo. O vereador Thiago Fantinha chegou a dizer que o secretário responsável, Cacau, “é uma pessoa que abre as portas a todos os momentos para qualquer pessoa que queria informações”. Ele foi seguido por Sppencer Cardoso e Arizinho Vianna e todos se posicionam contra o requerimento de Ton, que foi reprovado.

 

 

 

 

 

BÚZIOS EM SUSPENSE

Enquanto não sai a decisão do julgamento envolvendo o ex-prefeito de Búzios, Mirinho Braga, que deixou o município em suspense, os destaque na política buziana é a pauta da Câmara na sessão desta terça-feira (8) que basicamente propõe votação de homenagens como títulos de cidadania, moções e a Medalha Doutor José Bento Ribeiro Dantas. Além disso, desperta atenção o pedido do prefeito André Granado, que fala sobre alteração na estrutura da Administração Pública Direta sem entrar em detalhes do projeto ou as alterações em si. Além disso, um pedido de redução da jornada de trabalho dos enfermeiros. Os detalhes da votação, só mais tarde saberemos.

 

 

 

 

 

‘ESTÃO QUERENDO ME ENGAMBELAR’

Foi assim que o vereador de Iguaba Grande, Paulo Rito, definiu a negativa do governo municipal de entregar os documentos solicitados para a CPI dos Materiais da Construção, da qual o edil é presidente. Muito contrariado, na sessão desta terça-feira (8), ele afirmou que a situação é vergonhosa e chegou a dizer que agora entende o porquê de tanta pressão para que ele não voltasse para a Câmara. Rito até abriu mão de alguns minutos de discurso, temendo falar demais e acabar dizendo o que não deveria sobre os governistas. Mas antes ele lembrou que nesta quarta-feira (9), vai à delegacia para depor sobre os desvios da Previg. Vem mais processo para cima do lombo do governo da prefeita Grasiella por aí.

 

 

 

 

 

SAÚDE NA MIRA DA OPOSIÇÃO

Na sessão desta terça, a falta de médicos e a situação precária dos postos de saúde foram o alvo dos vereadores da oposição, que fizeram duras críticas ao governo. O debate foi grande, de um lado a bancada oposicionista fazendo severas críticas, do outro os governistas tentando explicar e defender o Executivo. O vereador Alan Rodrigues chegou a afirmar que em alguns postos não tem médico e nem enfermeiro. Na tentativa de amenizar, o líder do governo, Alessandro Grimauth, disse que a Secretaria de Saúde tem tido dificuldade para conseguir contratar médicos. Foi um toma lá, dá cá danado.

 

 

 

 

DE MAL A PIOR

Justiça converteu a prisão temporária em preventiva do vereador Iguabense Jeffinho do Gás, suspeito de matar um empresário na Região dos Lagos. A decisão foi divulgada nesta segunda-feira (7). Jeffinho  foi eleito pelo PTC e era da base aliada do governo. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BURAQUEIRA E ROTATIVO

Em Araruama, o assunto é a licitação para a exploração de cobrança de estacionamento no município, prevista no Decreto Municipal nº 114, de 2 de agosto de 2017, que já foi publicado no Diário Oficial do município. A cobrança será de R$1,25 (30 minutos) a R$ 5,00 (2 horas) e vai abranger as principais vias públicas do 1º distrito, pelo período de 10 anos. O assunto foi muito comentado nas redes sociais e dividiu opiniões, entre os que são a favor e contra a cobrança. Aliás, em Araruama, unanimidade é só em uma coisa: os buracos nas ruas da cidade. A situação está tão caótica, que os memes não param de aparecer. Um melhor do que o outro. 


 Tópicos: Boca Miúda,  política,  Região dos Lagos, 


Fotos







Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Renata Cristiane

contato@rc24h.com.br
Twitter: @renatarc24h
Tel.: 55 (22) 99930-8382
Todo conteúdo publicado neste portal é de responsabilidade exclusiva da redação do RC24h.