Boca Miúda

BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta sexta-feira (4)

Sindicato ganha tribuna na Câmara de Cabo Frio; Tamoios pressiona vereadores; Briga de Galo rendendo; Troca de juiz em Búzios; Chumbinho reúne a base em São Pedro; Pressão também em Iguaba; E muito mais...

Em: 04/08/2017 às 19:01:39
Equipe RC24h

A PRESSÃO VENCEU

Depois de muita pressão, o presidente da Câmara de Cabo Frio, Aquiles Barreto, liberou a Tribuna Livre para o Sepe Lagos. Na sessão de quinta-feira (3), os sindicalistas puderam apresentar publicamente os problemas enfrentados pelos profissionais da categoria e as reivindicações da entidade, como atraso no pagamento do 13º salário, entre outros acordos feitos com o governo que ainda não foram cumpridos. Há alguns meses o Sepe solicitava a utilização da Tribuna, conforme prevê a resolução n.º 442, de 07 de novembro de 1995. Mas a alegação da Casa Legislativa era que tinha uma lista de espera que deveria ser respeitada. Os sindicalistas protestaram, bateram boca com vereadores e fizeram pressão e conseguiram o espaço.

 

 

 

TAMOIOS TAMBÉM PRESSIONA

Mas não é só o sindicato que pressiona os vereadores. Na última sessão, moradores do segundo distrito de Cabo Frio, compareceram na plenária e cobraram a vereança. Da assistência, eles empunharam uma faixa com os seguintes dizeres: “Chega de Lama! Asfalto para a Rua Orlando Bragança”. A via fica em Unamar e os moradores querem que os vereadores ajudem a resolver a questão. Dá-lhe pressão!

 

 

 

 

BRIGA DE GALO RENDENDO

Enquanto isso, no Cabo, outra briga de galo pode acontecer, e não vai tardar. Depois que Tequinho e Arizinho se estranharam em plenária, essa semana, o comentário lá nos corredores da Câmara cabista é que Arizinho está levantando todos os podres da vida do Luciano e promete jogar pesado contra o colega de parlamento (ou seria ex-colega?). Depois que Tequinho classificou Arizinho de “desabilitado”, dizem que essa alcunha pegou em toda cidade e Arizinho não curtiu nadica o apelido. A verdade é que Tequinho, cuca fresca, está “cantando e andando” (eufemismo) para as ameaças de Arizinho. Mas uma coisa é certa, terça que vem, promete mais uma rinha de galo das boas. Por isso, mais uma vez imploramos para que as transmissões das sessões pelo facebook, comecem o mais rápido possível.

 

 

 

B-DAY DO SPPENCER

Falando nisso, nesta sexta-feira (4) o vereador cabista Sppencer Cardoso (autor do projeto de transmissão das sessões ao vivo), comemora aniversário no Tróia Lounge. Na verdade, ele faz aniversário mesmo dia 7, mas a festa será nesta hoje. Gentil, fez convite a todos os vereadores. Será que Tequinho e Arizinho vão? Será aconselhável os dois juntos depois de alguns birinigths?

 

 

 

 

MUDANÇA DE JUIZ

O juiz da 1ª vara cível da Comarca de Búzios, Marcelo Villas, entrou de férias nesta semana e, ao que parece, não vai voltar. Ele foi transferido de comarca e será promovido à juiz de segunda instância. O Dr. Marcelo é um magistrado bastante temido e conhecido pelo combate a miliciano e também por não dar moleza para os políticos. Ele já cassou o mandato do atual ou afastou do mandato, o prefeito de Búzios, André Granado, por mais de uma vez. Ainda não se sabe quem vai entrar no lugar dele. O comentário na Rua das Pedras é que se o próximo juiz não for linha dura, o prefeito vai poder respirar um pouquinho mais aliviado, pelo menos no que se refere às questões judiciais da primeira instância. Será? Vamos acompanhar para ver o que vai acontecer.

 

 

 

 

 

ESCRITÓRIO COMPARTILHADO

E por falar em Búzios, a vereadora Joice Costa propôs na sessão legislativa de quinta-feira (3), a criação dos escritórios compartilhados no município. A finalidade é viabilizar a formalização de empreendimentos e incentivar a regularidade fiscal de microempreendedores. A ideia, segund a edil, é permitir a alocação de várias empresas no mesmo endereço principal de constituição do escritório compartilhado, sendo concedida a emissão de um alvará de funcionamento para cada empresa estabelecida no mesmo endereço. O projeto prevê ainda que usuários que necessitarem de estrutura física organizada (estabelecimento) para a produção ou circulação de bens ou serviços, pelo seu ramo de atividade, não poderão utilizar o endereço dos Escritórios Compartilhados para se estabelecer. O PL 53/2017 foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça para análise. Taí uma boa ideia!

 

 

 

 

 

REUNIÃO COM A BASE

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho, se reuniu com os vereadores da base nesta sexta-feira (4), no gabinete dele. Curiosamente, o único ausente foi o amigo de infância do prefeito e presidente Câmara aldeense, Bruno Costa, o mesmo que falou grosso com o colega Vitinho de Zé Maia, na última sessão, e afirmou que quem manda no Legislativo é ele. Detalhe: o assunto da reunião foi a Mensagem Nº 22/2017, do Executivo, que altera o PLC 96/2013, criando o Polo de Empresas de Veículos e Automotores e Autopeças do município, que está tramitando na Casa Legislativa, mais precisamente, parado na presidência. Bruno já disse que tem 120 dias para apreciar a pauta. Mas, parece que o Executivo vai pressionar o Legislativo para adiantar e aprovar a pauta. Estamos de olho!

 

 

 

 

7 DE SETEMBRO

E por falar em São Pedro da Aldeia... Na Praça do Canhão a turma está preocupada com a Festa da Independência. Ou melhor, com o esquema de barracas do evento. Na verdade, o povo quer saber se neste ano não vai ocorrer o velho “jogo de cartas marcadas” na concessão das autorizações para os barraqueiros. O comentário no Canhão é que ninguém aguenta mais essa história.

 

 

 

 

APELO AO MINISTRO

Em Iguaba Grande, o movimento SOS Iguaba está fazendo uma campanha, na tentativa de apressar o julgamento da prefeita Grasiella Magalhães. Para isso, uma mensagem está sendo repassada via redes sociais, pelo WhatsApp, e até em panfletos, entregues nas ruas, feiras, supermercados e em cada esquina do município. Na mesma está o endereço do site do STF, onde está o pedido ao ministro, Ricardo Lewandowsky para o julgamento da prefeita seja apressado. E por falar no movimento SOS Iguaba, as reuniões que acontecem nas noites de quinta-feira, estão cada vez com mais adesão. A expectativa na cidade é que o processo seja julgado ainda em agosto.

 

 

 

 

 

OS ROLÉS DE GRASIELLA

Enquanto o cenário político pega fogo em Iguaba, dizem na Praça Edila Pinheiro que a prefeita viajou com a família, a passeio, para os Estados Unidos. Mas o que deixou a oposição mais irritada é que ela viajou e deixou o vice prefeito, Leandro Coutinho, incumbido de negar documentos solicitados pela CPI dos materiais de construção. O presidente da comissão, vereador Paulo Rito, está encarando isso como obstrução aos trabalhos do Legislativo. Promete engrossar o caldo e discurso contra ela.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

INTERCEDA POR NÓS: ARARUAMA

Assim como em muitas cidades da Região dos Lagos, em Araruama, muitos serviços que devem ser prestado pelo poder público, só estão acontecendo com a indicação dos vereadores. Tapamento de buraco, troca de lâmpadas, limpeza de manilhas, boca de lobo, córregos, entre outros. Já teve vereador fazendo selfie em rua onde estava passando a patrol, só para mostrar que a prefeita atendeu ao pedido dele. O mesmo acontece com a iluminação. Nesta semana, outro edil postou fotos de ruas iluminadas, porque ele fez uma indicação ao governo municipal, pedindo a substituição das lâmpadas queimadas. Enquanto isso, os moradores que não tem a intercessão da vereança ficam no escuro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O NOME DO PT

Um jantar em Brasília entre o presidente do PT do Rio de Janeiro, Washington Quaquá, e o senador Lindbergh Farias (PT) mudou os planos do partido para a eleição do ano que vem. Na nova costura, bordada nesta semana, Quaquá deixa de disputar o Senado e passa a ser o nome do PT para o governo estadual. A informação já foi divulgada pela imprensa. Lindbergh pretende concorrer ao Senado novamente e a nova estratégia foi encarada por muitos como uma forma de apaziguar os ânimos no PT fluminense.


 Tópicos: Boca Miúda,  política,  bastidores,  Região dos Lagos, 


Fotos







Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Renata Cristiane

contato@rc24h.com.br
Twitter: @renatarc24h
Tel.: 55 (22) 99930-8382
Todo conteúdo publicado neste portal é de responsabilidade exclusiva da redação do RC24h.