Comportamento

Colunista RC24h - Vera Heringer: O meu negócio, qual é?

Dicas de como planejar seu ambiente de trabalho

Em: 22/07/2017 às 13:47:02
Vera Heringer

Muito se fala em projetos residenciais, tem dicas, truques, decoração, medidas, onde comprar e como fazer. 

 

E o ambiente comercial, é simples de planejar? Será que é por isso que nem precisa de dicas ou de orientações?

 

Ao contrário, um bom projeto comercial precisa de uma análise criteriosa e eficaz para um resultado positivo. As informações  partem  desde a origem do produto, da história, do processo de fabricação, armazenamento, estratégia, embalagem, armazenamento, logística do negócio, público alvo, localização e outros. Os pontos apontados são alguns que devem ser considerados para um bom resultado,  a relação de layout com o público alvo é direta, eu me identifico eu entro, eu compro. Objetividade, por isso o cuidado na escolha do mobiliário, climatização, da cor, da iluminação, da disposição dos produtos, fluxograma e informações sobre a cultura regional é bem interessante para almejar bons resultados.

 

O que posso deixar de dicas, é associar o negócio a localização e o público alvo, muito importante para ser assertivo com a relação público e produto. Pensar numa identidade visual, conforme o público, pra quem quer vender.  Utilizando dos elementos que atrai, e que o público escolhido olhe e se identifique. Ter essa percepção passa por elementos essenciais do design, como: linha, forma, cor, textura, massa e espaço.

 

Dimensionar o mobiliário conforme o uso é outro detalhe importante, considerar quantas pessoas irá utilizar ao mesmo tempo para ser eficiente. Definir se o atendimento será de pé e ou sentado. Se for loja de rua ou de shopping, os revestimentos mudam, será climatizada mecanicamente ou não. Quando se tratar de escritório, se terá atendimento interno, quantos e quais setores, considerar a logística, o fluxo. A estrutura deve se adaptar ao negócio e não ao contrário, pode gerar prejuízos. Ergonomia, muito importante para um bom desempenho dos colaboradores, envolve dimensões, fluxo e iluminação.

 

Para concluir, na era da informação o grande desafio é conquistar um espaço na memória dos consumidores, um conceito atualmente muito discutido pelo marketing é a multissensorialidade.  Um marca que já explora esse modelo, por exemplo, é a Melissa.

 

E ai, será que você sabe quem é seu público alvo, seu layout tem haver com seu público, ficou fácil pensar no seu negócio e no seu público? Conhece a história do produto que você vende, tem bem claro a história do seu negócio? A visão, a missão tem total relação com o lugar que você quer estar e chegar.

 

 

 

*Vera Heringer é Colunista de decoração, coordenadora de curso de Design, especialista em soluções para interiores residenciais, comerciais e corporativo.


 Tópicos: Colunista RC24h,  Vera Heringer,  O Meu negócio qual é?,  Comportamento, 


Fotos





Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Renata Cristiane

contato@rc24h.com.br
Twitter: @renatarc24h
Tel.: 55 (22) 99930-8382
Todo conteúdo publicado neste portal é de responsabilidade exclusiva da redação do RC24h.