Esporte

Búzios recebe largada da maior competição de Mountain Bike do mundo nesta quarta (19)

Largada acontece às 8 horas, no Píer do Centro de Armação dos Búzios

Em: 19/07/2017 às 10:15:24
Da redação*

Onze dias de competição. 1.078 quilômetros de percurso e 24 mil metros de ascensão. Trinta competidores que vão superar seus limites para cruzar dois estados brasileiros, Rio de Janeiro e Minas Gerais, pedalando por regiões inóspitas, atravessando rios, riachos e córregos, todos os tipos de estradas, trilhas abertas e fechadas, com altíssimo grau de dificuldade em todo o seu trajeto. A largada de A Grande Volta – O Maior Desafio de Mountain Bike do Mundo vai acontecer no dia 19 de julho, às 8 horas, do Píer do Centro, em Búzios.

 

Além de batedores da Polícia Militar e Guarda Municipal, os ciclistas serão acompanhados pelos representantes da Associação dos Ciclistas Pedala Búzios. Esta competição superou os recordes em quilometragem de países como a Mongólia, na Ásia Ocidental, com um mil quilômetros, e África do Sul,entre os aceanos Atlântico e Índico, com 800 KM.

 

De acordo com o bikers Marcus Cezar, organizador do evento, que pela segunda vez tem largada em Búzios, A Grande Volta é seguramente um dos mais fascinantes percursos do Mountain Bike do mundo, a todo o momento passando por onde a história do Brasil aconteceu e com um alto grau de dificuldade:
A competição está dividida em três trechos: 1 – Búzios ( RJ )/Juiz de Fota ( MG); 2 – Juiz de Fora/Rio Preto (MG ); e 3 – Rio Preto. O trecho mais longo acontece logo após a largada, de Búzios a Lumiar, com 135 quilômetros de pedalada, seguido, no quarto dia, sábado, dia 22, de Mar de Espanha a Juiz de Fora:
– O trajeto do maior desafio de mountain bike do mundo pode ser vista como fluxo sanguinio de um biker, onde Ibitipoca é o coração que recebe os bons fluídos vindos de Búzios e o impulsiona para Paraty – comentou o organizador Marcus Cesar.

 

O presidente da Associação Búzios Convention & Visitors Bureau (BCVB), do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares ( SindSol ) e membro da diretoria da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), entidades e órgãos que apóiam o evento, empresário Thomas Weber destacou a importância de incentivar e estimular a pratica dessa modalidade esportiva na cidade, realizando competições como a Grande Volta:

 

"Como a competição, é GRANDE a nossa satisfação em apoiar integralmente este evento pela segunda vez em nossa cidade. Desejamos a todos os competidores uma ótima prova estaremos sempre a disposição para contribuir neste Maior Desafio de Mountain Bike do Planeta" – destacou Weber.

 

Programação​ - Os competidores chegam em Búzios no dia 18. Eles serão recebidos pelo presidente da Associação Búzios Convention & Visitors Boreau, empresário Thomas Weber com boas vindas. Em seguida, seguem para os hotéis e pousadas de Búzios onde farão a checagem dos equipamentos. No final da tarde, reunião da organização com os bikes. Às 20 horas, um jantar de confraternização no Primitivo, estabelecimento gastronômico na Rua das Pedras. No cardápio, muito carboidrato. O Chef Mauro Sartori está responsável pelo jantar, que terá às presenças de Thomas Weber e do Secretário de Turismo de Búzios, Cesar Fernandes.

 

No dia 19, quarta-feira, concentração para a largada às sete horas, no Píer do Centro. As 7h30 encontram com os ciclistas da Associação de Ciclistas Pedala Búzios que vai acompanhar os competidores do centro até o Pórtico. Ás 9 horas, largada, do Píer d o Centro, com batedores da Polícia Militar, Guarda Municipal e Ambulância.

 

Trechos de A Grande Volta


1º TRECHO: BUZIOS / JUIZ DE FORA

-1º dia 19/07/17 (pedal) – Buzios(RJ) a Lumiar(RJ) – 135KM (aproximadamente)

-2º dia 20/07/17 (pedal) – Lumiar(RJ) a Duas Barras(RJ) – 98KM (aproximadamente)

-3º dia 21/07/17 (pedal) – Duas Barras(RJ) à Mar de Espanha(MG) – 115KM (aproximadamente)

-4º dia 22/07/17 (pedal) – Mar de Espanha(MG) a Juiz de Fora(MG) – 90KM (aproximadamente)

2º TRECHO: JUIZ DE FORA / RIO PRETO

-5º dia 23/07/17 (pedal) – Juiz de Fora(MG) à Lima Duarte(MG) – 78KM (aproximadamente)

-6º dia 24/07/17 (pedal) – Lima Duarte(MG) à Conceição do Ibitipoca(MG) – 60KM (aproximadamente)

-7º dia 25/07/17 (pedal) – Conceição do Ibitipoca(MG) à Rio Preto(MG) – 98km (aproximadamente)

3º TRECHO: RIO PRETO / PARATY

-8º dia 26/07/17 (pedal) – Rio Preto(MG) à Quatis(RJ) – 85KM (aproximadamente)

-9º dia 27/07/17 (pedal) – Quatis(RJ) à São José do Barreiro(SP)– 107KM (aproximadamente)

-10º dia 28/07/17 (pedal) – São José do Barreiro(SP) /às Campos do Cunha(SP) – 78KM (aproximadamente)

-11º dia 29/07/17 (pedal) – Campos do Cunha(SP) / Paraty(RJ) – 70KM

 

Maiores competições do planeta - No ranking das maiores competições do planeta, Armação dos Búzios/Parati ocupam o primeiro lugar no ranking, seguido, em segundo, Mongólia, com 1.000 quilômetros, 15 mil metros de ascensão, com sete dias de competição; em terceiro,Cape Epic, na África do Sul, com 800 quilômetros, 15 mil metros de ascensão e oito dias; e em quarto lugar, empatados, BC Bike Race, no Canadá, com 600 quilômetros, 12 mil metros de ascensão, sete dias; e Trans Alp, na Alemanha/Itália, com 600 quilômetros.

 

*Matéria de Gustavo Henrique Medeiros/ SindSol.com

 

 

 


 Tópicos: A Grande Volta,  Mountain Bike,  Armação dos Búzios, 


Fotos







Notícias Relacionadas
Notícias Relacionadas

Renata Cristiane

contato@rc24h.com.br
Twitter: @renatarc24h
Tel.: 55 (22) 99930-8382
Todo conteúdo publicado neste portal é de responsabilidade exclusiva da redação do RC24h.