Opinião

Colunista RC24h - Janio Mendes: Duas realidades

'Uma que muito me alegrou e outra que me preocupou e me motiva a buscar ajuda e soluções'

Em: 15/07/2017 às 11:45:38
Janio Mendes

Tenho aproveitado o período de recesso da Alerj para percorrer com mais intensidade as cidades e bairros da nossa região. Esta semana vivi duas realidades diferentes, uma que muito me alegrou e outra que me preocupou e me motiva a buscar ajuda e soluções.


Em São Pedro da Aldeia estive em visita à casa do historiador Geraldo Ferreira. Uma casa histórica que guarda um rico tesouro de nossa história, com móveis, objetos e livros que nos permitem viajar pelos exitosos 400 anos da história política, cultural e econômica da cidade de São Pedro. Não bastasse a riqueza do acervo, o entusiasmo e o amor com que Seu Geraldo relata fatos e descreve cada detalhe deste rico imóvel e dos incontáveis tesouros que guarda me encheu de paz e esperança. Tive o privilégio de conceder a Geraldo o Título de Cidadão Benemérito do Estado do Rio de Janeiro, como forma de agradecer e homenagear por todo seu empenho e dedicação na preservação da história.


Por outro lado retornei ao Ciep José de Dome, no bairro Tangará. No último encontro que tive com a comunidade recebi a reclamação da falta de equipamentos como computadores e carteiras escolares. Junto a Secretaria de Educação conseguimos providenciar novas carteiras para todas as salas e novos computadores. As carteiras permanecem no mesmo lugar, já os computadores, da mesma forma que todos os demais equipamentos eletrônicos e materiais da merenda foram levados por vândalos, que pela sexta vez invadiram a escola e depredaram o patrimônio. É uma escola que precisa ser abraçada pela sociedade, pois professores e alunos não desistiram dela.


Duas realidades que revelam como muitas vezes o poder público deixa à deriva a sociedade. De um lado Seu Geraldo que sozinho é responsável pela preservação de um acervo valiosíssimo e que poderia estar perdido não fosse sua iniciativa solitária e pessoal. E uma comunidade escolar refém da criminalidade, mas que encontra em seus alunos, professores e pais de aluno incentivos para continuar aberta e oferecendo uma nova oportunidade a todos que buscam.


É duro saber que ainda falta muito para chegarmos onde queremos, mas é essa distância que nos motiva a todos os dias procurar o caminho correto que nos leve a uma sociedade mais igual para todos.

 

 

 

 

*Janio Mendes é Deputado Estadual e foi vereador de Cabo Frio durante quatro mandatos, além de ser advogado pós-graduado em direito público e professor formado em Letras.

 

 

 

 

 

 

 


 Tópicos: Opinião,  Janio Mendes,  Duas realidades, 



Fotos





Notícias Relacionadas

Renata Cristiane

contato@rc24h.com.br
Twitter: @renatarc24h
Tel.: 55 (22) 99930-8382
Todo conteúdo publicado neste portal é de responsabilidade exclusiva da redação do RC24h.