Opinião

Colunista RC24h - Marcia Jeovani: Reação Contra a Violência

'Nossas forças policiais precisam ser motivadas e equipadas para cumprirem sua função de manter a segurança dos cidadãos, a partir já dos núcleos municipais'

Em: 12/07/2017 às 09:15:28
Marcia Jeovani

Diante do avassalador quadro do aumento da violência em nosso Estado, não somente como consequência da fragilização do sistema de segurança, devido à crise financeira sobre a qual já estamos sobejamente informados, mas, em especial, pelo fato de nos depararmos todos os dias com esse cenário estarrecedor da criminalidade, é preciso que reajamos sem demora. A falta de reação provoca o ambiente de impunidade e fornece combustível suficiente para acelerar ainda mais o crescimento das ações criminosas.


Por tal razão, entendo que nossa reação, como legisladores e maiores interessados na manutenção da estrutura de segurança em nosso Estado e, de modo específico, em nossos municípios, deve ser imediata, eficaz e coerente.


Deve ser uma reação imediata, porque os atuais índices sobre a violência urbana são incontestáveis no que tange à notória ampliação dos casos de roubos, sequestros e assassinatos. Imediata porque necessitamos de soluções concretas para hoje, para agora.


Deve ser, além disso, uma reação eficaz porque não bastam discursos e boas intenções. Carecemos, indubitavelmente, de mudanças práticas e objetivas para que o cenário da violência em nossas cidades comece a mudar de maneira efetiva e perceptível. O cidadão deseja se sentir seguro para trabalhar, passear com seus filhos e deslocar-se livremente, sem riscos ou ameaças que pareçam insolúveis.


Deve ser, enfim, uma reação coerente - e nesse ponto quero fazer referência a uma lei da minha autoria e a medidas que tenho tomado para fortalecer o sistema de segurança do município de Araruama. E ao falar em reação coerente, levamos em consideração duas questões. 


Em primeiro lugar, nossas forças policiais precisam ser motivadas e equipadas para cumprirem sua função de manter a segurança dos cidadãos, a partir já dos núcleos municipais. Não há cumprimento do dever por parte dos agentes de segurança se não houver estímulo e reconhecimento do seu trabalho. Daí a importância da Lei nº 7.419, de 23 de agosto de 2016, que inclui no Calendário Oficial do Estado do Rio de Janeiro a data de 11 de agosto como o Dia das Guardas Civis Municipais.


Em segundo lugar, ainda pensando no atendimento à realidade municipal - onde o grave problema da violência se revela em primeira instância, nos bairros, nas ruas e no dia-a-dia dos seus moradores - estou mobilizando as autoridades competentes para a construção e implantação de um Batalhão da Polícia Militar na cidade de Araruama, local em que os percentuais da violência tiveram excessiva multiplicação, estendendo-se essa realidade também por toda a Região dos Lagos.


A motivação dos guardas municipais e a instalação de um Batalhão da PM em Araruama respondem ao caráter de coerência para o combate da violência, além da urgência e da eficácia, pois é imprescindível que tenhamos um corpo de guardas e policiais cada vez mais preparados e capacitados para o cumprimento da sua desafiadora missão.


Não basta ficarmos estarrecidos diante das notícias e índices. Por isso, estamos reagindo. Reagindo com firmeza, lucidez e coragem. Tenho, como legisladora deste Estado, não só um compromisso com cada cidadão na garantia da sua segurança, mas também com os valores da integridade, da justiça e da paz.


Permanecemos na luta. Continuamos acreditando em ideais nobres. E perseveramos na busca de uma sociedade mais segura e com condições de vida ainda mais realizadoras para cada cidadão e sua família.

 

 

 

 

*Marcia Jeovani é deputada estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), ex-primeira-dama de Araruama e empresária. Muito atuante na Alerj, faz parte das comissões de Defesa dos Direitos da Mulher, de Saúde, de Obras Públicas, da Pessoa com Deficiência, Assuntos da Criança, Adolescente e Idoso, Cultura e Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira. 

 

 

 

 


 Tópicos: opinião,  Marcia Jeovani,  Reação Contra a Violência, 


Fotos





Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Renata Cristiane

contato@rc24h.com.br
Twitter: @renatarc24h
Tel.: 55 (22) 99930-8382
Todo conteúdo publicado neste portal é de responsabilidade exclusiva da redação do RC24h.