Boca Miúda

BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta terça-feira (13)

Polícia segue no rastro de Jeffinho do Gás; Renatinho empossa concursados em Arraial do Cabo; Vereador de Cabo Frio sofre acidente; Marquinho tem queda de braço com professorado; e muito mais...

Em: 13/06/2017 às 19:17:11
Equipe RC24h

QUEDA DE BRAÇO

O prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes, em entrevista à Rádio Ondas, falou da proposta aos sindicatos dos servidores municipais. O que ficou claro é a queda de braço que vai travar com o professorado. Os profissionais da Educação realizam paralisação de 72h, alegando que o governo descumpriu o acordo. Marquinho disse que a Prefeitura está com dificuldade para pagar os servidores, graças às dívidas deixadas pelo Alair. Mas, apesar disso, o prefeito afirmou que já cumpriu a maior parte do acordado com as classes trabalhistas, mas, devido à crise e a baixa arrecadação, alguns pontos terão que ser revistos. Marquinho disse ainda que não vai aceitar que os alunos sejam prejudicados. A secretária de Educação, Laura Barreto, em vídeo publicado no Facebook, tenta sensibilizar a categoria. Mas os professores não se deram por convencidos e tomaram a Câmara nesta noite, tumultuando a sessão, que acabou sendo sumariamente encerrada pelo presidente Aquiles Barreto, que visivelmente, perdeu a paciência com alguns membros do sindicato dos professores.

 

 

 

 

 

NO RASTRO

A Polícia Civil está no rastro do vereador de Iguaba, Jeffinho do Gás, e também de quem possa estar envolvido no caso de homicídio no qual ele é acusado. Nesta terça-feira, policiais da Delegacia de Homicídio de São Gonçalo estiveram, mais uma vez, na Câmara de Iguaba Grande, onde apreenderam um computador e intimaram servidores para depor. Lembrando que Jeffinho foi preso no sábado (10). E por falar na prisão do vereador, a presidência da Casa Legislativa, até o momento, não divulgou o que fará com relação ao caso. Mas, segundo informações de fontes ligadas à Câmara de Iguaba, foi realizada uma reunião nesta noite, em que ficou acordada a posse do suplente. Desta forma, a expectativa é que Paulo Rito assuma a cadeira de Jeffinho do Gás na próxima semana.

 

 

 

OUTRO ALIADO

Hugo Canellas, um dos líderes do SOS Iguaba, mandou toda equipe jurídica a Brasília essa semana, para agilizar o processo contra Grasiella Magalhães. O deputado federal Áureo (SD) se engajou na luta. Nesta terça-feira (13), Dr. Thiago Ferreira (advogado de Hugo) esteve com o parlamentar e ouviu do mesmo a promessa de esforço total. E a cada dia, mais deputados contrários à prefeita aderem a esse movimento. Outra recente adesão, foi a deputada Laura Carneiro, que sofreu desfeita em Iguaba, na última quinta-feira (8), quando foi proibida de falar na sessão solene. A oposição ficou animada. Os advogados apostam que até agosto Iguaba passará por novas eleições. Será mesmo?

 

 

 

 

 

CONCURSADOS EMPOSSADOS

O prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna, deu posse a 132 concursados nesta terça-feira (13). Desta forma, o chefe do Executivo cabista mantendo o cronograma proposto pelos sindicatos, respeitando o que está previsto na lei. Os profissionais empossados são de diversas áreas. Renatinho comemorou muito e destacou que está conseguindo cumprir acordos mesmo diante da crise e de todos os percalços encontrados pela atual administração. Aliás, ao almoçar hoje, no Restaurante Pôr do Sol, na Praia Grande, Renatinho ouviu dos comerciantes elogios na área da saúde e na organização da cidade. Prefeito não disfarçou a satisfação com os comentários.

 

 

 

 

BOLA DENTRO

O vereador de Arraial do Cabo, Sppencer Cardoso, acertou em cheio no Projeto de Lei de autoria dele, que que torna obrigatória a transmissão ao vivo das sessões legislativas, nas redes sociais da Câmara cabista. Iniciativa que pode ser considerada como “bola dentro”, ou gol de placa, uma vez que vai dar mais acessibilidade para população à Casa Legislativa, via redes sociais. O Projeto de Lei Nº 13/17 foi aprovado na plenária desta terça-feira. Sppencer, aliás, contou à redatora desta coluna que resolveu fazer o PL depois que leu aqui na Boca Miúda nosso apelo nesse sentido. Agradecemos por acatar nossa humilde dica. Parabéns vereador!

 

 

 

REPROVAÇÃO DAS CONTAS

Em Búzios, na sessão desta terça-feira (13), foi apresentado o parecer da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, sobre as contas do prefeito André Granado, referentes ao exercício de 2015. E, como era de se esperar, o relatório do Legislativo indicou a reprovação das contas do Executivo. Dos três membros que compõe a comissão, dois vereadores (Vamir e Adiel) votaram a favor da reprovação e um (Niltinho de Beloca) contra.

 

 

 

 

QUEM ESTÁ MENTINDO?

Antevendo a possibilidade de novo escândalo envolvendo os carros oficiais da Câmara de São Pedro da Aldeia, o vereador Vitinho de Zé Maia, na sessão desta terça-feira (13), cobrou explicações do presidente da Casa, Bruno Costa, sobre a manutenção e utilização dos automóveis. Segundo ele, um dos três veículos da casa está parado devido a problemas mecânicos e o conserto ficaria muito caro e, por essa razão, o mesmo seria doado. Vitinho quer saber qual seria o orçamento para o conserto do veículo, para justificar a possibilidade de se doar o bem da Câmara. “Para não cair em mais um escândalo de carro, quero saber quanto fica para consertar o referido carro”, solicitou o edil. Bruno Costa, por sua vez, não gostou nada das insinuações do vereador e disse que Vitinho estava mentindo ou estava mal informado. O presidente da Câmara explicou que o carro vale R$ 32 mil e só o conserto do motor, ficaria em R$ 25 mil (que conserto é esse minha gente???) e por essa razão está parado. E ele foi além.  Disse que até o momento, nenhuma empresa da cidade teve interesse participar da licitação para fornecimento de gasolina para a Casa Legislativa e, por muitas vezes, ele mesmo (Bruno Costa) tirou dinheiro do bolso para abastecer os veículos oficiais. Será que Bruno vai, mais uma vez, se enrolar por causa dos carros da Câmara? Lembrando que o caso do “muambacam” nem foi totalmente esclarecido ainda.

 

 

 

NOTA 10 EM TRANSPARÊNCIA

O município de São Pedro da Aldeia foi declarado pelo Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União, 1º lugar nos rankings estadual e nacional, atingindo a nota máxima na escala de transparência. Após a divulgação do resultado inicial de 9,44 pontos, a Prefeitura aldeense, por meio da Controladoria Geral, deu entrada em recurso de revisão, alegando atender integralmente os itens da ficha técnica. Com a alteração e confirmação pela equipe do Programa Brasil Transparente, São Pedro da Aldeia passa a ocupar o posto mais alto em todo o país, juntamente com outras quatro cidades.

 

 

 

 

ACORDO COM A PROLAGOS

O deputado estadual, Silas Bento, conseguiu entrar em acordo com a Prolagos em várias questões que vão beneficiar a população. No acordo, está prevista a taxa social para igrejas, instituições religiosas e filantrópicas; Será realizada uma audiência pública com moradores de São Jacinto para discutir o fornecimento na localidade; Mais flexibilidade na tarifa social; o fim da taxa de corte; Prazo de 30 dias depois do vencimento da conta, para a interrupção do fornecimento, nos casos de inadimplência, e não imediatamente como vem ocorrendo; Revisão do contrato da região, com intuito de diminuir a conta de água dos clientes. O acordo mostra, aliás, que a Prolagos tem se mostrado uma empresa mais humanizada, preocupada com a população e em melhorar o serviço que presta. O presidente da empresa, Carlos Roma Júnior, tem se mostrado um gestor moderno e arrojado que busca sempre solucionar impasse em todas as esferas.

 

 

 

 

OSÉIAS SOFRE ACIDENTE

O vereador de Cabo Frio, Oséias de Tamoios, sofreu acidente na BR – 140, na altura de Barbacena (MG), quando estava a caminho de Brasília (DF), nesta terça-feira (13), onde participaria do encontro de emancipalistas. Apesar do carro ter dado perda total, o edil não ficou gravemente ferido e já está em casa, com a família. Os familiares do vereador preferiram não dar mais detalhes sobre o ocorrido, apenas afirmando que ele está bem, se refazendo do susto.

 

 

 

SEMANA AMBIENTAL DA

CÂMARA DE ARARUAMA

Em Araruama, a Câmara Municipal realiza a I Semana Ambiental, que começou nesta terça-feira e segue até amanhã. O evento foi idealizado pela vereadora Professora Valéria e o objetivo de discutir e esclarecer as questões ambientais da Região dos Lagos, visando novas vias para preservação ambiental. Na abertura, o evento contou com a presença do Corpo de Bombeiros, INEA, Ecofibra – Águas de Juturnaíba e da Casa do Artesão e recebeu a visita dos alunos do Ciep Brizolão 460 Thiophyla Bragança e do Colégio Fernando Moreira Caldas.


 Tópicos: Boca Miúda,  política,  Região dos Lagos, 


Fotos







Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Renata Cristiane

contato@rc24h.com.br
Twitter: @renatarc24h
Tel.: 55 (22) 99930-8382
Todo conteúdo publicado neste portal é de responsabilidade exclusiva da redação do RC24h.