Opinião

Colunista RC24h – Vanderlei Bento: A Câmara incentiva a caixa preta

Vereador Vanderlei Bento faz uma análise sobre a falta de transparência nas contas públicas de Cabo Frio

Em: 19/05/2017 às 16:17:01
Vanderlei Bento

A transparência que foi prometida ao povo de Cabo Frio foi atirada ao chão e pisoteada, mais uma vez, essa semana. A Câmara Municipal rejeitou a minha proposta de criação do Diário Oficial Eletrônico (DOE), que nada mais é que uma ferramenta para você, cidadão, fiscalizar os atos do governo. O projeto foi reprovado pela Comissão de Constituição e Justiça.

 

Ao contrário do que alguns pensam, meu projeto não previa a substituição do Diário Oficial que sai em jornal pelo eletrônico. Como meu objetivo é tornar as contas públicas acessíveis ao maior número de pessoas possível, o que eu queria era criar uma outra ferramenta -- adicionar à que já existe -- para fiscalizar o prefeito. Primeiro porque, na era digital em que vivemos, não faz sentido que esses dados não estejam na internet. Segundo, porque o cidadão poderia ter acesso fácil às edições anteriores do Diário em sua casa sem ter que empilhar um monte de jornal. E terceiro porque resolveria um estranho problema: quando é conveniente, muitos exemplares do jornal que publica o Diário Oficial simplesmente somem, escondendo a verdade do povo.

 

Esse tema foi tratado no jornal Folha dos Lagos há poucos dias. Sob o título de "Caixa preta", um artigo de opinião batia na tecla da importância de abrir a caixa preta do município, de acabar com essas práticas antigas e coronelistas de ocultar a verdade quando é conveniente. E um dos caminhos para que isso aconteça, a Câmara, continua a fechar as portas para a mudança.

 

Lembrem-se: essa é a mesma Câmara que, há algumas semanas, rejeitou meu pedido sobre o estacionamento de Cabo Frio. Diante de números que não batiam, tudo o que eu solicitei foi o balanço do estacionamento -- a arrecadação e pra onde o dinheiro era enviado. Mas isso me foi negado. E, principalmente, negado a você, cidadão. A Câmara, mais uma vez, blindou o prefeito.

 

O governo atual vai chegando a seis meses. Tem seus acertos, é claro. Mas o país passa por um momento de ser passado a limpo. De sair das sombras e mostrar a cara. O povo clama por transparência. E enquanto ela não existir, no nosso país e na nossa cidade, todas as ações -- boas ou ruins -- estão sob suspeita.

 

 

 

*Vanderlei Bento é vereador de Cabo Frio pelo PMB - Partido da Mulher Brasileira


 Tópicos: Colunista RC24h,  Vanderlei Bento,  A Câmara incentiva a caixa preta,  Opinião, 


Fotos





Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Renata Cristiane

contato@rc24h.com.br
Twitter: @renatarc24h
Tel.: 55 (22) 99930-8382
Todo conteúdo publicado neste portal é de responsabilidade exclusiva da redação do RC24h.