Boca Miúda

BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta quinta-feira (18)

Parlamentares da região pedem #DiretasJá; Grasiella fugiu do assunto do dia; Pescadores intimados pela PF em Arraial; Búzios quer mundial de surf e o bairro Maria Joaquina; e muito mais...

Em: 18/05/2017 às 18:17:42
Equipe RC24h

ROUBANDO A CENA

O deputado Janio Mendes, que andava manifestando bastante insatisfação com o estilo Temer de governar, não guardou recado para depois. Mais cedo, pousou na plenária da Alerj, ao lado do deputado Waldeck, com a plaquinha da moda #DiretasJá, depois de assinar um requerimento exigindo a imediata renúncia do presidente “por incompatibilidade moral com o exercício da função.” Para Janio, o povo deve se unir para pedir antecipação da eleição de 2018, de forma direta e geral.  E por mais que a coluna Boca Miúda tentasse manter o foco na política local, o que roubou a cena aqui, no país e no mundo foi o flagrante da equipe de Janot em Temer e Aécio. E o que se viu foi a classe política local embasbacada como em qualquer outro lugar desse território.

 

 

 

O PRIMEIRO

O primeiro a se posicionar, foi Silas Bento. Ele disparou nas redes sociais sua revolta quanto à revelação bombástica da gravação em que Temer manda que a mesada para Cunha seja mantida para evitar que ele abra a boca.  Parece que isso irritou bastante ao deputado, que também já vinha detonando Temer. Aliás, Silas foi bastante categórico. Para o deputado tucano, o presidente tem ódio do povo fluminense. E assim que a notícia foi divulgada em primeira mão pelo site do Globo, Silas deu print e mandou para sua listagem de amigos no whatsapp. E olha que a notícia detonava junto o presidente do seu partido, o Aécio Neves. Mas pelo que pudemos perceber, o deputado não quer saber de proteger o manda chuva do tucanato. Pouco se lixou para o silêncio do partido a nível nacional, revelando postura de independência.

 

 

 

CONVOCANDO O POVO

Já a deputada petista, Rosângela Zeidan, fez placa de #ForaTemer e pousou para foto antes de convocar seus eleitores/seguidores para comparecerem ao protesto organizado para esta tarde, depois das 17h, na Candelária, na capital do Rio. Antes de seguir para manifestação, Zeidan foi uma das articuladoras do requerimento, juntamente com outros deputados, que exige a imediata renúncia de Michel Temer. Os petistas andavam bastante contrariados com as investigações que pareciam só atingir ao Lula. Essa reviravolta deu ânimo à militância.

 

 

 

 

 

 

FUGINDO DO ASSUNTO

Alheia aos escândalos que deixaram Brasília e o País atordoados, a prefeita de Iguaba Grande, que esteve na esplanada dos ministérios até ontem (18), andando pelos ministérios acompanhada do deputado Júlio Lopes, um dos homens mais influentes junto a Michel Temer, preferiu apenas comentar sobre a derrota do Flamengo, na Libertadores. No Facebook ela fez uma postagem sobre a provocação do vice, Leandro Coutinho, que caçoou pela derrota rubro-negra. "Eliminado Mulambada", dizia um cartaz colado na porta da prefeita. Claro que a postagem não passou despercebida pelos que não simpatizam com Grasi. Na Praça Edyla Pinheiro, os comentaristas políticos de plantão estavam com a tabelinha na mão, fazendo as contas de quanto tempo vai demorar para a prefeita ser eliminada. "Paredão nela", diziam.

 

 

 

 

 

INTIMADOS A DEPOR

A pressão da Polícia Federal na eleição da Colônia de Pescadores de Arraial do Cabo foi grande. Segundo informações de pessoas que acompanharam a votação, os agentes federais estavam com uma lista e todos que compareceram tinham que se identificar. Se o nome estivesse na listagem, uma foto era tirada e a pessoa recebia uma intimação para depor na hora. Ou seja, aparentemente, os federais não estavam lá para acompanhar o pleito, mas sim para identificar quem é pescador e quem não é. Uma investigação sobre o defeso do caranguejo está em andamento. O comentário na Marina é que, um advogado cabista conseguiu colocar alguns pescadores para receber o benefício. Mas no final, ele ficava com a maior parte do pagamento e o restante ficava para o pescador. Porém, um detalhe é importante: em Arraial não tem caranguejos, portanto o benefício (que é federal) estava sendo indevidamente recebido por alguns cabistas. E mais, isso é história antiga e rola desde o governo passado.

 

 

 

 

BÚZIOS TAMBÉM QUER

Depois do sucesso do sucesso do Rio Pro 2017, em Saquarema, outra cidade da região quer receber um mundial de surfe. Búzios já se candidatou para organizar a próxima edição do ISA World Surfing Games. Neste ano, a competição acontece na França, a partir do dia 20. A Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) embarca para o país de Emmanuel Macron, com uma carta na bagagem, com o pedido de candidatura da península. Quem ficou animado foi o prefeito André Granado, que foi quem passou pra gente essa notícia.

 

 

 

 

 

COMISSÃO MARIA JOAQUINA

A Câmara de Búzios aprovou nesta quinta-feira (18), a criação da comissão especial que vai acompanhar o andamento da discussão da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, referente à anexação do bairro Maria Joaquina ao município de Armação dos Búzios. Essa Comissão Especial de Estudo será composta por três membros e terá o prazo de 90 dias para a realização dos trabalhos, prorrogável por igual período. Os membros da Comissão serão indicados pelo presidente da Casa Legislativa, João Carlos Alves de Souza (Cacalho), após a publicação da resolução no Boletim Oficial. Nesta quinta, os vereadores se reuniram com o deputado estadual Paulo Ramos e com o Sr. Chico, líder comunitário do Maria Joaquina.

 

 

 

 

 

PARECER CONTRÁRIO

Ainda sobre essa história de Maria Joaquina, na Câmara de Cabo Frio, a Comissão de Constituição e Justiça da Casa (CCJ) emitiu parecer contrário ao Projeto de Lei Nº 040/2016, do então vereador Celso Campista, que ratifica a nova linha demarcatória do bairro Maria Joaquina. Outro PL que também recebeu o parecer contrário da CCJ foi o de Nº 005/2017, do vereador Vanderlei Bento, que dispõe sobre a criação do Diário Oficial Eletrônico do município. Parece que a Casa quer ficar com o papel mesmo.

 

 

 

 

 

PONTO FACULTATIVO

O presidente da Câmara de São Pedro da Aldeia, Bruno Costa, deu uma folga para a vereança e servidores da Casa, nesta sexta-feira (19). Ele decretou ponto facultativo no expediente de trabalho da Câmara, em razão da sessão solene realizada em comemoração aos 400 anos da cidade, em que os funcionários estiveram em serviço.


 Tópicos: Boca Miúda,  política,  Região dos Lagos, 


Fotos







Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Renata Cristiane

contato@rc24h.com.br
Twitter: @renatarc24h
Tel.: 55 (22) 99930-8382
Todo conteúdo publicado neste portal é de responsabilidade exclusiva da redação do RC24h.