Opinião

Colunista RC24h – Vanderlei Bento: Lutar o bom combate

Nas últimas semanas, o vereador Vanderlei Bento e sua equipe rodaram por diversas ruas de Cabo Frio, principalmente em bairros mais carentes, onde ouviram o calvário da população com o serviço prestado pela Prolagos

Em: 12/05/2017 às 16:05:46
Vanderlei Bento

O presidente da Prolagos, Sr. Roma Júnior, foi à Câmara na sessão de quinta-feira (11) para prestar alguns dos muitos esclarecimentos que a população quer. O Sr. Roma, muito conhecedor da parte técnica, falou bastante sobre os investimentos que a empresa fez, a dificuldade de levar água -- e principalmente esgoto -- a toda a região e deu a entender que, tecnicamente, a Prolagos faz um trabalho muito bom.

 

Mas eu não vejo as coisas dessa maneira. O serviço da Prolagos é fruto de uma concessão pública -- de uma parceria público-privada. A parte privada parece estar indo muito bem, obrigado, como o próprio Sr. Roma frisou. No entanto, como vereador com o mandato à disposição do povo, o que me interessa é a parte pública. E nessa, a população de Cabo Frio não está nada, nada satisfeita.

 

O Sr. Roma foi duramente sabatinado sobre a alta tarifa. Além de ter falado várias vezes no tal contrato (ora, se o contrato é prejudicial ao povo, temos que mudá-lo), jogou parte da culpa para as prefeituras. Falou bastante, mas não apresentou nenhuma solução. Pelo visto, não se importa que a situação continue como está. E a situação é esta: a Prolagos continua sem mexer no bolso; as prefeituras lavam as mãos para o investimento; e você, consumidor, trabalhador, arca com o prejuízo, mesmo que a conta de água por vezes esmague seu salário.

 

Eu, que venho há semanas batendo na tecla que temos que fiscalizar melhor para que o serviço da Prolagos seja, enfim, justo, tive a oportunidade de fazer perguntas ao Sr. Roma. Nas últimas semanas, eu e minha equipe rodamos por diversas ruas da cidade, principalmente em bairros mais carentes, e ouvimos o calvário da população com o serviço dessa empresa. Contas absurdas, medição errada, casas sem esgoto e, principalmente, as infames taxas de desligamento e religamento que a empresa cobra.

 

Se eu fosse levar à tribuna todas as reclamações do povo, o Sr. Roma teria que separar alguns dias para ficar de pé na Câmara. Então, foquei principalmente na tarifa e, na cobrança do hidrômetro, que no nosso entendimento jurídico, é ilegal. O Sr. Roma disse que entende que a tarifa é cara (mas entender não basta, Sr. Roma, o trabalhador que fica sem dinheiro sobrando para outras contas não conta com a "compreensão" de outros credores; alguma coisa tem que ser feita, essa é a água mais cara do Brasil!), mas, em outras palavras, disse que não pode fazer nada. Já sobre a taxa do hidrômetro, disse que irá avaliar tecnicamente junto com sua equipe jurídica.

 

Não sei se os vereadores ficaram satisfeitos com as respostas ali apresentadas. Pelo que pude ver, a plateia certamente não ficou. O que me motiva ainda mais para continuar o trabalho no sentido de fiscalizar e de não deixar que toda a conversa que tivemos na Câmara com o Sr. Roma morra naquela noite. Vamos continuar em cima, ouvindo o povo, levando as reclamações, até que uma coisa eventualmente mude e faça diferença para o trabalhador. Estamos lutando o bom combate, e não vamos parar. Contamos com a população, a maior interessada nessa luta, na nossa retaguarda.

 

Um ótimo fim de semana a todos e meu mais carinhoso beijo a todas as mães da nossa cidade!

 

 

*Vanderlei Bento é vereador de Cabo Frio pelo PMB - Partido da Mulher Brasileira


 Tópicos: Colunista RC24h,  Vanderlei Bento,  Lutar o bom combate,  Opinião, 


Fotos







Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Renata Cristiane

contato@rc24h.com.br
Twitter: @renatarc24h
Tel.: 55 (22) 99930-8382
Todo conteúdo publicado neste portal é de responsabilidade exclusiva da redação do RC24h.