Diversão

Eventos culturais agitam Cabo Frio neste final de semana

Cidade é palco do 1º Cabo Frio Artes Manuais, do varal de fotografias, da programação no Mart, além das exposições permanentes nos principais monumentos históricos do município

Em: 12/05/2017 às 14:54:24
Da redação

Cabo Frio tem programação cultural diversificada neste fim de semana. A cidade é palco do 1º Cabo Frio Artes Manuais, do varal de fotografias, da programação no Mart, além das exposições permanentes nos principais monumentos históricos do município.

 

Nesta sexta-feira (12) tem início o 1º Cabo Frio Artes Manuais. A feira, que oferece mais de 5 mil vagas em oficinas de artesanato e oportunidade de formalização da atividade de artesão através de registro no MEI, acontece até o dia 20 de maio, no Shopping Park Lagos.

 

Outra opção de lazer é a 2ª edição do Varal Fotográfico na Praça Porto Rocha, no Centro. A exposição é promovida pela Associação Fotográfica de Cabo Frio (Afocaf). O evento acontece neste sábado (13), das 9h às 16h, e conta com cerca de 100 fotografias de 20 profissionais da região. A mostra tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

 

No Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio (Mart) acontece mais uma edição do projeto Astronomia no Museu, com observação lunar e planetária através de lunetas e telescópios de última geração. O evento é nesta sexta-feira (12), a partir das 19h.  Em caso de tempo nublado ou chuvoso, a observação será cancelada e transferida para outra data.

 

No sábado (13), o museu irá promover um louvor aos Pretos Velhos com batuque, cantos e saudações em celebração ao aniversário da assinatura da Lei Áurea, que aboliu a escravidão no país. A comemoração acontece a partir das 15h.

 

 

Exposições permanentes

 

A Casa de Cultura José Dome (Charitas) conta com o acervo de exposições permanentes de José de Dome, Tiita Machado e Jean Guillaume, além de escultura de Mudinho e Chico Tabibuia, totalizando 29 obras de artes. A casa de Cultura também é sede da 2ª Mostra Rosarte, que acontece até o dia 31 de maio. A exposição conta com telas, fotografias e Suiseki (Arte com Pedras). O Charitas está localizado na Avenida Nossa Senhora da Assunção, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e das 14h às 20h aos sábados, domingos e feriados.

 

Outra opção de visitação é o Forte São Mateus. Além do acesso às instalações, canhões e a vista paradisíaca da Praia do Forte, o Forte também abriga o acervo de fotos de Wolney Teixeira, que conta a história de Cabo Frio. No local também estão disponíveis informações sobre a fundação da cidade através do dispositivo “Grande Cabo Frio”, que mostra o mapa histórico da cidade. O Forte está aberto diariamente, das 9h às 17h.

 

O Espaço Cultural Torres do Cabo é mais uma opção para apreciação e compra de obras de arte. Além de abrigar 34 ateliês com obras de artistas cabo-frienses, o local conta com área de exposição temporária, bar, shows musicais e apresentação de capoeira durante os fins de semana. O funcionamento é de quarta-feira a domingo, das 19h às 22h.


 Tópicos: Cabo Frio,  Atividades culturais,  1º Cabo Frio Artes Manuais,  2ª edição do Varal Fotográfico,  Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio (Mart),  Astronomia no Museu,  Casa de Cultura José Dome (Charitas),  2ª Mostra Rosarte,  Forte São Mateus,  Espaço Cultural Torres do Cabo, 


Fotos





Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Renata Cristiane

contato@rc24h.com.br
Twitter: @renatarc24h
Tel.: 55 (22) 99930-8382
Todo conteúdo publicado neste portal é de responsabilidade exclusiva da redação do RC24h.