Arraial do Cabo

Começa a retirada dos quiosques da orla da Prainha

Não há previsão para que os quiosqueiros voltem a trabalhar na Praia

Em: 20/04/2017 às 10:21:05
Da Redação*

O trabalho começou pelas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (20), na orla da Prainha, em Arraial do Cabo, para a retirada das 31 barracas que deram lugar aos quiosques - que já foram demolidos em outra ação realizada pela prefeitura. A remoção dos materiais é feita com o auxílio de caminhões e tratores. 


No chão o material de trabalho de dezenas de famílias cabistas. Tudo deve ser retirado, inclusive as mesas e cadeiras que ocupam a areia da praia. O trabalho é acompanhado pela Guarda Municipal, Polícia Militar e agentes ambientais.

 

 


O material está sendo levado para locais designados pelos próprios donos dos quiosques. Não há uma previsão para que as famílias que estão deixando o local nesta quinta voltem a trabalhar na Praia.

 


De acordo com o MPF retirada é em função do descumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) acarreta em multa diária de R$ 1 mil. A partir do acordo, a construção de quiosques sobre decks de madeira devem ser recuados ao máximo da faixa de areia e da vegetação de restinga. Para isso, é necessário solicitar prévio licenciamento ambiental e sinalizar as áreas de desenvolvimento da atividade de pesca tradicional. 

 
O termo prevê ainda que a cessão de uma parte da orla aos pescadores tradicionais para utilização exclusiva nas atividades típicas de pesca, como forma de resguardar o sustento da população. Segundo o MPF, as atividades serão definidas pela chefia da reserva extrativista e pela colônia de pescadores de Arraial do Cabo no prazo máximo de 60 dias a partir do término das obras de requalificação da orla da Prainha.

 


Em nota publicada em sua página nas redes sociais o prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna, disse que a situação chegou a esse patamar em função de falhas referente à gestão anterior.

 

 
*Com informações e fotos de Vinícius Pereira

 

 

 


 Tópicos: Começa a retirada dos quiosques da orla da Prainha,  Arraial do Cabo, 


Fotos







Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Renata Cristiane

contato@rc24h.com.br
Twitter: @renatarc24h
Tel.: 55 (22) 99930-8382
Todo conteúdo publicado neste portal é de responsabilidade exclusiva da redação do RC24h.