Opinião

Colunista RC24h - Marcia Jeovani: Prevenção garantida

No tocante, em especial, ao câncer de mama e ovário, há agora outro método de prevenção que, com a Lei Angelina Jolie, torna-se mais acessível como valioso instrumento no combate a essa nefasta doença

Em: 19/04/2017 às 14:28:20
Marcia Jeovani

Ficou conhecida como "Lei Angelina Jolie" a obrigatoriedade que o Estado do Rio de Janeiro, em seu sistema de saúde pública, passa a ter de realizar exames de detecção de mutação genética dos genes BRCA1 e BRCA2 em mulheres com histórico familiar do diagnóstico de câncer de mama ou de ovário.


Acredito que não basta um tratamento eficaz, mas faz-se muito necessário, também, uma prevenção eficaz. Oncologistas são unânimes em afirmar que a prevenção é a arma mais eficaz para interferir no processo de desenvolvimento de tumores e células cancerígenas.


Normalmente, essa prevenção pode ocorrer em três direcionamentos: a) identificação e eliminação dos fatores de risco e agentes causais (alguns já bem conhecidos como obesidade, tabagismo, excesso de álcool), cirurgias profiláticas (ou a retirada de tumores do organismo) e uso de compostos quimioterapêuticos.


No tocante, em especial, ao câncer de mama e ovário, há agora outro método de prevenção que, com a Lei Angelina Jolie, torna-se mais acessível como valioso instrumento no combate a essa nefasta doença.


O BRCA1 e o BRCA2 são genes cuja função é impedir o surgimento de tumores através da reparação de moléculas de DNA danificadas. Portanto, são esses genes que nos protegem do aparecimento de cânceres. Quando um desses genes sofre uma mutação, ele perde sua capacidade protetora, ampliando a possibilidade de aparecimento de tumores malignos, como o câncer de mama e de ovário. 


A nossa proposta é oferecer às mulheres fluminenses acesso fácil e rápido a exames que identifiquem a ausência dessa proteção natural. Sabemos que, na prevenção do câncer, quanto mais cedo for feito o diagnóstico, com bem mais eficiência será encaminhado e desenvolvido o tratamento.


Com a Lei Angelina Jolie conseguimos dar passos seguros e firmes para que as mulheres se previnam e cuidem da sua saúde com resultados promissores. Afinal, como esposas, mães e profissionais, mulheres saudáveis são indispensáveis no âmbito familiar e social.


Prevenir é um ato de amor. A mulher que se previne contra o câncer demonstra o amor que tem por seu esposo, por seus filhos, por seus pais — e a quem sua vida é um tesouro precioso.

 

 

 

 

*Marcia Jeovani é deputada estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), ex-primeira-dama de Araruama e empresária. Muito atuante na Alerj, faz parte das comissões de Defesa dos Direitos da Mulher, de Saúde, de Obras Públicas, da Pessoa com Deficiência, Assuntos da Criança, Adolescente e Idoso, Cultura e Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira. 

 

 

 


 Tópicos: Prevenção garantida,  Marcia Jeovani, 


Fotos





Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Renata Cristiane

contato@rc24h.com.br
Twitter: @renatarc24h
Tel.: 55 (22) 99930-8382
Todo conteúdo publicado neste portal é de responsabilidade exclusiva da redação do RC24h.