Opinião

Colunista RC24h - Janio Mendes: Sobre o Parque da Costa do Sol

A luta em defesa do meio ambiente está sempre presente no mandado no parlamento

Em: 16/04/2017 às 11:16:08
da Redação

Criado através do decreto 42.929 de abril de 2011 o Parque Estadual da Costa do Sol Anita Mureb é hoje uma das mais importantes unidades de conservação do país, englobando áreas de remanescentes da Mata Atlântica e ecossistemas da região das baixadas litorâneas como mangues, restingas, lagoas, brejos e lagunas. Hoje, às vésperas de completar seis anos o parque vive um importante momento com a proposta de redelimitação de sua área.

 

Assumi o mandato de deputado estadual em fevereiro de 2011 e acompanhei de perto a criação do parque. Hoje, posso afirmar que meu mandato está intimamente ligado com a trajetória do parque nesse período, pois foram diversas ações apresentadas que me aproximaram da unidade, garantindo em mim o entendimento de sua importância para a nossa região.

 

A luta em defesa das Dunas do Peró que levei ao Parlamento. O projeto que deu o nome de Anita Mureb ao parque. A defesa dos moradores de Monte Alto que por erro tiveram a área de suas casas incluídas no parque. A luta em defesa da Lagoa de Araruama e os investimentos que conseguimos e que hoje apresentam resultados concretos. A inclusão dos guarda-parques no piso salarial do Estado e agora a realização das audiências públicas para discutir a proposta de redelimitação.

 

Proposta que pretende reparar erros cometidos no memorial descritivo do parque quando de sua criação. Assim, avançamos na inclusão de áreas fundamentais como o Mangue de Pedra em Búzios. Proposta que traz algumas áreas a serem excluídas do parque e por isso fui firme na defesa da realização de uma audiência pública em cada município integrante da unidade. Para que a sociedade possa ser ouvida e que nenhuma decisão seja tomada sem consenso entre poder público, sociedade civil e o conselho consultivo do parque que faz um importante trabalho na defesa de nosso ambiente.

 

Precisamos de um Parque da Costa do Sol vivo, com estrutura e conhecido pela população da região. Este momento de discussão e estudo é a hora certa para que tenhamos justiça e garantias. Para que o parque se fortaleça cada vez mais. É o que buscamos, seguindo sempre o exemplo de Anita Mureb.

 

 

 

*Janio Mendes é Deputado Estadual e foi vereador de Cabo Frio durante quatro mandatos, além de ser advogado pós-graduado em direito público e professor formado em Letras.


 Tópicos: Opinião,  Janio Mendes,  deputado estadual,  Parque Estadual da Costa do Sol, 


Fotos







Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Renata Cristiane

contato@rc24h.com.br
Twitter: @renatarc24h
Tel.: 55 (22) 99930-8382
Todo conteúdo publicado neste portal é de responsabilidade exclusiva da redação do RC24h.