Opinião

Colunista RC24h - Marcia Jeovani: Bem mais do que consumidores

A saúde no Brasil está em crise. Não há porque nem como negá-lo

Em: 10/04/2017 às 17:24:56
*Marcia Jeovani

Os noticiários impressos e televisivos, bem como a mídia em geral, destacam em suas manchetes as estreitas limitações do sistema público de saúde e as péssimas, e por vezes, humilhantes condições, a que os cidadãos são obrigados a se submeterem quando necessitam de tratamento médico e internação hospitalar.

 

Seria lugar comum repetir, como já se tem feito de modo recorrente, que um país só se desenvolve quando alicerçado por sistemas de educação e saúde confiáveis e eficazes. E esse deve ser nosso desafio constante, como legisladores do país e, em especial, do nosso Estado: alargar os horizontes para que os cidadãos recebam educação básica de qualidade e, ao mesmo tempo, tenham como recorrer a atendimentos médico-hospitalares que respeitem e dignifiquem a vida humana.

 

Devido ao colapso que atinge a rede pública, constata-se uma notória busca por planos de saúde que ofereçam garantias de atendimento e tratamento, mas nem sempre esses mesmos planos servem aos associados de modo pleno e eficiente.

 

Uma das lacunas no serviço dos planos de saúde é, justamente, a falta de informação atualizada aos associados quanto a médicos e hospitais filiados. Muitas vezes, o associado sequer fica sabendo que o hospital ou o médico, a quem costuma recorrer, já não pertence mais ao sistema de atendimento do plano, provocando infortúnios e desgastes que poderiam ser evitados com informações mais seguras e confiáveis.

 

Por essa razão, criei um projeto de lei que obriga as operadoras de planos de saúde a avisar, previamente e individualmente, aos associados sobre o descredenciamento de hospitais e médicos no âmbito do Rio de Janeiro.

 

Tal providência não é apenas uma questão de respeito ao cidadão, mas também de referência humanitária. É na hora da enfermidade, quando ficamos mais frágeis e com um sentimento de urgência por soluções, necessitamos de indicações claras e precisas a respeito do caminho a seguir.

 

Creio que essa Lei, além de útil, vai se configurar em diretriz para que, acima de tudo, os planos de saúde vejam seus associados não como meros consumidores de um serviço oferecido, mas seres humanos a quem a consideração e o respeito são invariavelmente devidos.

 

Deputada Estadual Marcia Jeovani

 

 

*Marcia Jeovani é deputada estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), ex-primeira-dama de Araruama e empresária. Muito atuante na Alerj, faz parte das comissões de Defesa dos Direitos da Mulher, de Saúde, de Obras Públicas, da Pessoa com Deficiência, Assuntos da Criança, Adolescente e Idoso, Cultura e Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira.


 Tópicos: Colunista RC24h,  Marcia Jeovani,  Bem mais do que consumidores, 


Fotos







Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Renata Cristiane

contato@rc24h.com.br
Twitter: @renatarc24h
Tel.: 55 (22) 99930-8382
Todo conteúdo publicado neste portal é de responsabilidade exclusiva da redação do RC24h.