Arraial do Cabo

(VÍDEOS) Sem fiscalização, Pontal do Atalaia tem engarrafamento e superlotação no domingo (8)

Moradores de condomínio que dá acesso às prainhas do Pontal estão indignados com a desordem

Em: 09/01/2017 às 17:37:41
Da Redação

Com capacidade para 220 veículos, o Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo, que dá acesso às Prainhas, recebeu, até o fim de tarde do domingo (8), cerca de 1.800 carros. Os números foram contabilizados pela cancela do condomínio que é porta de entrada para o ponto turístico, e representam um movimento oito vezes maior que o ideal. 


Sem fiscalização, mas com cobrança de estacionamento, a rua, que também está em estado precário, ficou totalmente congestionada.


A Prefeitura de Arraial cobra R$ 10 por cada carro. Somente um veículo passa por vez pela estrada estreita e esburacada, o que gera congestionamento, que é piorado pela prática do estacionamento irregular. O problema já foi levado ao Ministério Público.

 

 

Um morador do entorno desta região, próximo à entrada do condomínio, disse estar indignado. Ele lembra, inclusive, que quem mora por ali tem dificuldade até mesmo de se deslocar para o hospital, em caso de emergência. "A gente não tem condição de sair de casa nos finais de semana, nesta época. Está muito complicado. Não há ordenamento, o acesso é um caminho muito estreito e as pessoas não respeitam. E a Prefeitura não faz nada com relação a isso. Vale lembrar que o local não é privado, é público, mas é preciso que se respeite o direito do cidadão em ir e vir, e isso não está acontecendo, virou bagunça", disse.

 

 

 


A Prefeitura de Arraial do Cabo esclarece que "terceirizou o estacionamento nas vias públicas da cidade". Essa contratação, aprovada pela Câmara Municipal, aconteceu em dezembro de 2016.


Por meio de nota, o setor de Comunicação da Prefeitura disse que "por não ter ocorrido a transição para o novo Governo, a Prefeitura decretou estado de calamidade financeira e administrativa, medida tomada para iniciar a retirada da cidade do caos. A Prefeitura encontrou setores destruídos e desorganizados, por isso ainda está fazendo levantamento de contratações e licitações. Vale ressaltar que, a Secretaria de Ordem Pública está dando um apoio na altura do popularmente conhecido "pôr do sol" das 17h às 20h com contingente da Guarda Municipal."

 

 

 

 

 

 

 

 

SECRETARIA DE ORDEM PÚBLICA AFIRMA QUE ORDENAMENTO DEVE SER FEITO PELO INEA


O secretário municipal de Ordem pública, Márcio Galo, disse ao Portal RC24h que mandou guardas municipais para o local nesse domingo para ajudar no ordenamento, apesar de, segundo ele, ser de responsabilidade do Inea, o Instituto Estadual do Ambiente, já que o Pontal do Atalaia fica dentro do Parque Estadual Costa do Sol, que é área de preservação ambiental.

 


"Quem tem que ordenar são os guarda-parques do Inea ou a empresa que é responsável pelo estacionamento. A prefeitura não tem obrigação nenhuma de ordenar aquilo. Ontem (domingo) eu mandei os guardas municipais para lá, a pedido do prefeito. O Inea disse que não tem guarda-parque suficiente porque o Estado não paga esses funcionários há três meses. E agora estão colocando na minha conta uma coisa que eu não tenho culpa", disse Márcio Galo.

 

 

 

 


 Tópicos: Pontal do Atalaia tem engarrafamento e superlotação,  Arraial do Cabo, 



Fotos



Notícias Relacionadas




Opinião
Renata Cristiane

contato@rc24h.com.br
Twitter: @renatarc24h
Tel.: 55 (22) 99930-8382
Todo conteúdo publicado neste portal é de responsabilidade exclusiva da redação do RC24h.