Política

REVIRAVOLTA NA CÂMARA DE SÃO PEDRO: Bruno Costa é eleito presidente do legislativo municipal

O empate de 5 a 5 com a vereadora Bia de Guga (PMDB), esposa de Guga de Mica, foi decidido pelo critério de idade

Em: 03/01/2017 às 14:37:29
Equipe RC24h

Uma verdadeira reviravolta foi o que ocorreu, nesta segunda-feira (2), na eleição à presidência da Câmara de Vereadores de São Pedro da Aldeia. Bruno Costa (PMDB) levou a melhor. Um empate de 5 a 5 deu ganho ao vereador mais velho. O resultado foi o inverso ao esperado, já que muitos tinham como certa a vitória de Bia de Guga (PMDB), vereadora mais votada e mulher de Guga de Mica, ex-vereador que teve o mandato cassado e que tem estreitas ligações com o prefeito reeleito, Cláudio Chumbinho (PMDB).


Apesar de Bruno ser amigo pessoal de Chumbinho, seria mais "confortável" que a vereadora fosse eleita presidente da Casa e com isso o relacionamento se manteria estreito entre Legislativo e Executivo. Mas isso não ocorreu.

 

E com um agravante: na última semana, os vereadores do último mandato fizeram uma votação - e ganharam - para que o projeto de resolução igualitária que concede os mesmos direitos a todos os vereadores da Casa (de autoria de Robinho do Raio X e Zezinho, que continua na Casa) não vingasse (divulgado na coluna Boca Miúda). E esse projeto não foi para a frente justamente porque a situação tinha quase certeza que Bia levaria a presidência; o projeto de resolução seria prejudicial já que hoje quem distribui gabinetes e assessorias é a presidência da Câmara.

 

 

Logo após o resultado de empate, os vereadores da base quiseram fazer nova votação, o que é proibido pelo regimento da Casa, segundo explicou o vereador reeleito Zezinho (SD). "Guga está há cinco mandatos no poder e tem todo o domínio sobre prefeitura e indicações da secretaria. Mas a vitória foi da oposição, em cima do prefeito", disse.

 

 

 

ELEIÇÃO


Após a votação da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores - que além de Bruno Costa na presidência definiu como vice a vereadora Leni Santos (PR), Zezinho como 1º secretário e Guerreiro (PDT), como 2º secretário.


A cerimônia - com plenário lotado - prosseguiu com a posse dos demais vereadores, Mislene de André (PV), Denilson (PMDB, reeleito), Naldinho (PMDB), Ediel (PDT) e Claudinha (PTB).

 

 

 

 


 Tópicos: Bruno Costa é eleito presidente da Câmara de São Pedro da Aldeia, 



Fotos





Notícias Relacionadas

Renata Cristiane

contato@rc24h.com.br
Twitter: @renatarc24h
Tel.: 55 (22) 99930-8382
Todo conteúdo publicado neste portal é de responsabilidade exclusiva da redação do RC24h.