Saúde

UPA do Parque Burle será reaberta nesta sexta-feira (9), diz secretaria de Saúde de Cabo Frio

Hospital da Criança e Hospital do Jardim passam a funcionar apenas com internação hospitalar

Em: 07/12/2016 às 10:18:28
Da Redação

A Secretariade Saúde de Cabo Frio anunciou a reabertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Burle, que volta a funcionar a partir desta sexta-feira (9), às 8h.


A unidade, que está fechada desde o dia 19 de dezembro de 2015, está passando por reformas. O prédio será pintado, e funcionários da Prefeitura estão refazendo a parte elétrica, o sistema de informática e a rede de gás, além de pequenos cuidados de manutenção. 

 

 


Segundo o prefeito Alair Corrêa, a reabertura da Unidade de Pronto Atendimento, só será possível porque o governo conseguiu reaver verbas federais que até então estavam perdidas.

 
- A reabertura da UPA será possível por dois motivos. Conseguimos ultrapassar as maiores dificuldades e a secretária de Saúde, Rosane Tito, destravou recursos no governo federal que ajudarão na manutenção da unidade. É importante lembrar que vamos continuar sem receber o que o Estado nos deve, o que soma mais de 10 milhões de reais, mas com recursos do Governo Federal e da Prefeitura, vamos conseguir reabrir a UPA, disse o prefeito Alair Corrêa.

 


Segundo a secretária da pasta, Rosane Tito, a UPA vai funcionar como antes, com o sistema de classificação de risco, acolhimento, hipodermia (sala de medicação), sala de sutura, farmácia, repouso, sala vermelha e sala amarela (adulto e infantil). A unidade terá diariamente, para atendimento ao público, quatro clínicos e dois pediatras.

 
- Vamos atender todos os casos de urgência e emergência que chegarem, exceto os pacientes politraumatizados, que continuarão sendo levados pelo Corpo de Bombeiros para o HCE, já que o atendimento ao paciente politraumatizado deve seguir uma abordagem multidisciplinar pela possibilidade de múltiplas lesões associadas, explicou Rosane Tito.

 
Segundo Rosane, o HCE continuará sendo a melhor alternativa para atendimento em trauma, por seguir um protocolo, com padronização de condutas, com tomógrafo, raios-X e laboratório, "oferecendo aos pacientes politraumatizados uma abordagem mais eficaz".

 
- O paciente politraumatizado não pode ficar indo de um lugar para outro a fim de realizar exames específicos, e no HCE, temos a infraestrutura necessária para este tipo de atendimento, que a UPA não dispõe, disse Rosane.
 

É importante destacar ainda que o HCE permanece de portas abertas para a população para os atendimentos de emergência e urgência.

 
- Uma pessoa com hipertensão, com uma dor aguda, é lógico que este paciente também será atendido no HCE. Muitas pessoas preferem o HCE, mas acreditamos, que com a reabertura da UPA, o fluxo de pacientes no Hospital Central de Emergência irá diminuir naturalmente, explicou.


A UPA de Tamoios continuará funcionando normalmente, segundo a secretaria de Saúde.

 

 

 

HOSPITAL DO JARDIM E HOSPITAL DA CRIANÇA PASSAM A FUNCIONAR APENAS COM INTERNAÇÃO


Com a reabertura da UPA e a manutenção do HCE, todas as emergências e urgências em Cabo Frio serão centralizadas nas duas unidades. Com a medida, a partir de 1º de dezembro, o Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança, e o Hospital da Criança, passam a funcionar apenas com internação hospitalar.

 

 

- Resolvemos concentrar a emergência e urgência na UPA e no HCE para poder prestar um melhor atendimento a população. Mas todas as unidades irão trabalhar interligadas. Por exemplo, se um paciente do Jardim Esperança deu entrada na UPA, e está na unidade há mais de 12 horas, ele será automaticamente transferido para a internação do Hospital Otime Cardoso dos Santos. O mesmo exemplo serve para uma criança. Se ela estiver na UPA há mais de 12 horas, será transferida para o Hospital da Criança. É um paciente grave, que precisa de UTI? Ele terá a sua vaga regulada na Central de Regulação do Estado, explicou Rosane.

 

 


 Tópicos: UPA do Parque Burle será reaberta,  Cabo Frio, 


Fotos







Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Renata Cristiane

contato@rc24h.com.br
Twitter: @renatarc24h
Tel.: 55 (22) 99930-8382
Todo conteúdo publicado neste portal é de responsabilidade exclusiva da redação do RC24h.