Comportamento

Colunista RC24h – Patrícia Meireles: Por que a acupuntura funciona para alívio da ansiedade?

Em: 12/11/2016 às 14:08:25
Patrícia Meireles*

Não só para a dor, a acupuntura é uma forma natural para tratar a ansiedade. Acupuntura funciona mais rápido do que a terapia e ajuda manter você longe das drogas.

 

A ansiedade surge quando por algum motivo externo tendemos a criar pensamentos relacionados com o passado ou futuro, e esquecemo-nos de lidar com o presente. A nossa mente pode fazer com que nosso pensamento se fixe em determinada situação, desencadeando diversos sintomas pelo nosso corpo.

 

A ansiedade pode provocar transtornos graves, e geralmente ocasiona a perda de peso ou obesidade, acompanhada de uma compulsiva necessidade de comer, roer unhas, arrancar fios de cabelo, ou até se tornar dependente de drogas farmacêuticas ou bebida alcoólica.

 

Outros sintomas como dores de cabeça frequentes, gastrite, fadiga, insônia e problemas sexuais, também podem ser causados pelo estado mais grave da ansiedade.

 

A acupuntura atua nos pontos meridionais relacionados com problemas específicos do paciente. No caso da ansiedade, os pacientes relatam sentir alívio logo após a aplicação da agulha sobre o ponto específico. A sensação é de relaxamento e alívio das tensões musculares que provocam dor e cansaço. Recomenda-se no mínimo 10 sessões para esse tratamento.

 

As agulhas utilizadas pela técnica de acupuntura são muito finas e praticamente não causam dor. Para quem não gosta de agulhas existem tratamentos capazes de pressionar os pontos meridionais do corpo sem a sua utilização, um exemplo é o uso de sementes, cristais e até mesmo com as mãos.

 

A acupuntura auricular ou auriculoterapia estimula os pontos do corpo através da inserção de sementes ou cristais na orelha, também apresenta bons resultados.

 

A massagem, em especial o shiatsu, prática que promove pressão no trajeto dos meridianos (canais por onde circula a energia vital) utilizados na acupuntura também podem trazer resultados positivos em casos de ansiedade, uma vez que promovem relaxamento, tonificam os órgãos e promovem o equilíbrio entre os elementos.

 

 

 

 

 

 

*Patrícia Meireles é fisioterapeuta especializada em Acupuntura. Atende no consultório, situado à Rua Getúlio Vargas, 170 – Parque Central (rua ao lado da Delegacia de Cabo Frio). Telefone: (22) 2643-4128; em domicílio Whatsapp (22) 99962-9485.


 Tópicos: Patrícia Meireles,  acupuntura, 


Fotos





Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Renata Cristiane

contato@rc24h.com.br
Twitter: @renatarc24h
Tel.: 55 (22) 99930-8382
Todo conteúdo publicado neste portal é de responsabilidade exclusiva da redação do RC24h.