Comportamento

Colunista RC24h - Kakáh Federico: Musculação x Varizes

Em: 13/06/2016 às 14:36:18
Kakáh Federico

Ao contrário do que se prega, principalmente os leigos, a musculação não ajuda a proliferar aqueles nada estéticos e pouco saudáveis vasos roxos nas pernas, as varizes. Hoje a musculação é tida como fundamental na prevenção da doença que acomete cerca de 18% da população mundial e 20 milhões de pessoas apenas no Brasil. As mulheres são quatro vezes mais afetadas do que os homens(fatores hormonais e aumento de peso durante a gravidez). As varizes nada mais são do que veias dilatadas que perderam sua função de condutoras eficientes no sentido de retorno do sangue ao coração, e acreditava-se que a contração muscular pudesse aumentar sua proliferação.


Hoje, porém, sabe-se que ocorre justamente o contrário, a musculação é benéfica para EVITAR O APARECIMENTO DE VARIZES, uma vez que melhora o condicionamento dos músculos dos membros inferiores e principalmente da panturrilha(que é nosso “segundo coração” pois bombeia o sangue de volta ao coração.Exercícios para panturrilha são fundamentais para hipertensos, pois ajudam o retorno venoso contribuindo para a diminuição da pressão sanguinea). Pessoas com panturrilhas hipotróficas(poucos desenvolvidos) e com tônus reduzido tem mais propensão  de apresentar dor, cansaço, câimbras,edema(inchaço) etc.


O fluxo de sangue precisa de contração muscular e de uma pressão abdominal negativa(expiração) para que o sangue vença a força da gravidade e consiga seguir a trajetória normal de retorno ao coração.


Evidentemente devemos atentar a um importantíssimo detalhe: a pressão abdominal negativa, que nada mais é que a expiração, ou seja, também faz parte do processo de retorno venoso, portanto deve-se evitar ao máximo fazer as repetições do exercício em apneia (prender o ar para conseguir levantar determinada carga).


Resumidamente: A musculação É BENÉFICA. Ao contrário do que se falava no passado, a contração muscular não “espreme as veias”, e sim IMPULSIONA o sangue das pernas em direção ao coração, sem deixar é claro, de atentar a técnica de respiração na musculação que é fundamental nesse processo. Não é o peso que provoca o aumento das varizes e sim a má observação da execução do exercício e suas peculiaridades (expiração). 


Kakáh Federico – Profissional de Educação Física(UFRRJ), proprietária da Academia Vibe Gym, Pós Graduada em:  Medicina do Esporte e da Atividade Física(UGF/RJ),Musculação e Treinamento Físico(UGF/RJ), Biomecânica, Cinesiologia e Condicionamento Físico(UGF/RJ). Membro efetivo do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).


 Tópicos: comportamento,  musculação,  Kakáh Federico,  saúde,  exercício físio, 


Fotos





Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Renata Cristiane

contato@rc24h.com.br
Twitter: @renatarc24h
Tel.: 55 (22) 99930-8382
Todo conteúdo publicado neste portal é de responsabilidade exclusiva da redação do RC24h.