Comportamento

Colunista RC24h – Kakáh Frederico: MITOS E VERDADES – PARTE III

Em: 14/05/2016 às 09:26:52
Kakáh Frederico

Hoje é a última parte do “mitos e verdades” que ouvimos nas academias, foram três sábados onde esclareceremos as “lendas”, “certezas” que recheiam as salas de musculação.

 

1 – Temos que utilizar vários tipos de aparelhos na sessão de treino para ter resultados! Quanto mais aparelhos utilizarmos, melhor!

 

Exercícios básicos, como agachamentos, supinos e remadas, por recrutarem mais músculos, melhoram a produção de testosterona, não podemos esquecer que estímulos no treino de hipertrofia, favorecem os estímulos para produção desse hormônio.

 

2 – Sua dieta tem que ser rica em proteína!

 

Uma dieta com nível elevado de proteínas, sem saber se você tem carência da mesma, e com pouco carboidrato, ao invés de aumentar a testosterona, e obter resultados, pode fazer o inverso. O correto é procurar uma nutricionista para que ela peça exames, para saber se você tem carência de proteína e aí sim, prescrever a dieta correta. Não esqueça que o excesso de proteína em nosso organismo, vira gordura e o que não é armazenado é eliminado, sobrecarregando rins e fígado.Claro que aqui, não estou falando das proteínas naturais como: frangos e afins, estamos falando de uma suplementação ERRADA.

 

3 – Quero um treino pra perder o máximo de quilos por semana!!

 

O excesso de peso diminui os níveis de testosterona, porém quando a perda de peso ocorre rápida de mais, acima de 1kg por semana, isso pode ocasionar um choque nos níveis hormonais inclusive podendo até parar a produção normal de testosterona, o correto, não é perder peso da noite pro dia, pense que tudo drástico e rápido de mais, tem seu ônus, e neste caso, o ônus pode custar sua saúde.

 

4 – Voce tem que cortas as gorduras da sua alimentação!

 

Estamos falando de cortar as gorduras ruins! As frituras! Se você quer aumentar os níveis de testosterona, precisa ingerir as ditas gorduras boas, que são necessárias ao organismo. Entre 25% a 30% de sua dieta deve vir de gordura e não muito menos que isso. Porém, essas gorduras são as insaturadas, como azeite, abacate, castanhas e coco.

 

5 – Voce tem que treinar mais!! Todos os dias e pelo menos 2 vezes ao dia! Quanto mais melhor!!

 

CUIDADO COM ESSE DITO “ESTILO” DE VIDA. Voce pode entrar me OVERTRAINING, que é a falta de recuperação entre os treinos. Se sua rotina, por exemplo, for de alta intensidade, algo importante para a queima de gordura, você terá que respeitar um período maior de descanso, ou seja, quanto mais intenso o treino for, temos que ter um período maior de descanso, de recuperação daquele grupamento muscular trabalhado. Os sintomas do overtraining: irritabilidade, insônia, atrofia muscular.

 

Lembre-se: Treinos, só quem pode prescrever é um profissional de educação física formado! Nada de séries de blogueiras, youtube e curiosos!. Dietas: Nutricionista!. Sua saúde e qualidade de vida vão agradecer! Faça a coisa certa!.

 

Kakáh Federico – Profissional de Educação Física(UFRRJ), proprietária da Academia Vibe Gym, Pós Graduada em:  Medicina do Esporte e da Atividade Física(UGF/RJ),Musculação e Treinamento Físico(UGF/RJ), Biomecânica, Cinesiologia e Condicionamento Físico(UGF/RJ). Membro efetivo do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).


 Tópicos: Comportamento,  musculação,  vida saudável,  exercícios físicos,  Cabo Frio, 


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