Comportamento

Colunista RC24h - Kakáh: Treinos curtos na musculação para quem diz que ‘não tem tempo para treinar’

Em: 09/04/2016 às 16:12:08

A desculpa da falta de tempo está em todos os lugares, não só nas salas de musculação, como em nosso dia a dia, independente dos grandes centros urbanos ás cidades pequenas, parece um senso comum dizer que não se tem tempo.

 

“Os grandes centros urbanos, já contam há muito tempo, com academias onde se treina no máximo 30 minutos, e isso não é a toa, vários e vários periódicos científicos recheiam suas páginas de pesquisas, não só brasileiras, como americanas e europeias, e isso não é de hoje, tanto que a OMS(Organização Mundial de Saúde) orienta que o indivíduo pratique pelo menos 30 minutos diários de exercícios.”

 

Mais como dentro de uma sala de musculação, onde a bem pouco tempo perdia-se 1 a 2h de treino, adequar esse novo ritmo sem perder qualidade, segurança e resultado¿¿¿

 

“Bom, primeiro que de “novidade” isso não tem nada! Sabe-se há tempos que, após 1h de atividade o corpo libera o hormônio CORTISOL que impede a queima calórica, por isso tantos alunos reclamam que treinam horas a fio e não conseguem emagrecer, fora o fator psicológico, onde treinar por horas torna-se enfadonho, cansativo.”

 

O segredo desse treino está na manutenção do esforço por um tempo prolongado, são no máximo  entre 15 a 25 minutos, exercícios de grandes grupamentos musculares, alternados, com descanso ativo, beneficiado pela variedade de movimentos, aumentando assim a frequência cardíaca.Outro diferencial é que os exercícios não são contados por repetição e sim por tempo de execução. É possível desenvolver a força, velocidade, resistência pulmonar e o trabalho cardiopulmonar, além é claro da queima calórica alta.

 

Vale lembrar que estamos falando de treinamento na musculação, que ao contrário do que muitos pensam, além de melhorar a qualidade de vida e prevenir doenças, também emagrece!

 

A musculação sempre foi uma das atividades físicas com melhores resultados para a saúde do indivíduo, tanto quanto preventiva de doenças, além do resultado estético.

 

Porém, antes de aderir a qualquer exercício físico, é fundamental passar por uma avaliação física (na academia) e um check-up com seu cardiologista, além é claro de lembrar que somente o educador físico formado pode prescrever atividade física.

 

 

Kakáh – Profissional de Educação Física(UFRRJ), proprietária da Academia Vibe Gym, Pós Graduada em  Medicina do Esporte e da Atividade Física(UGF/RJ). Membro efetivo do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)


 Tópicos: Comportamento,  exercícios físicos,  malhação,  Cabo Frio, 


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Renata Cristiane

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