CULTURA / DIVERSÃO - Astronomia no Museu é a atração desta sexta (17) do Mart Cabo Frio

Palestra “Poluição luminosa: o desafio do céu para todos”, com Willer Amorim, começa às 18h

Em: 17/11/2017 às 15:10:58

O Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio (Mart) está repleto de atrações nesse mês de novembro. Muitos desses eventos estão relacionados com a VII Semana Fluminense do Patrimônio, que teve início na última semana. A cada ano um tema diferente é escolhido para orientar os debates, e em 2017 o escolhido foi “Arte, Cidade e Patrimônio”, que busca estimular uma reflexão sobre o espaço urbano como experiência estética e identitária e as implicações dessa experiência sobre a memória e o patrimônio.

 

Nesta sexta-feira (17), às 18h, acontece o projeto Astronomia no Museu, com a palestra “Poluição luminosa: o desafio do céu para todos”, com Willer Amorim, membro da Rede Rio Astronomia. Em seguida haverá observação dos astros em evidência com a participação do Clube de Astronomia do Rio de Janeiro. A direção do Mart ressalta que caso o tempo não esteja em boas condições, a observação será cancelada.

 

Também tem atividade em comemoração ao mês da Consciência Negra. No dia 30, o Mart recebe as atividades do “Novembro Negro”, da Secretaria de Educação. O dia ainda terá Oficina de Abayomi, a partir das 9h, com a professora Andréia Fernandes Neves, coordenadora e brincante do Coletivo Griot – Pesquisa, difusão e memória das tradições afro-brasileiras. Abayomi é uma boneca feita de nós ou tranças, que as mães africanas faziam a partir de retalhos de suas saias, para acalentar seus filhos durante as travessias nos navios que transportavam escravos entre a África e o Brasil, e que serviam como amuleto de proteção.

 

Ainda no dia 30, acontece a palestra “Contação de História”, com a professora Cristina Chagas. A partir das 15h terá a apresentação de “Linguagens Artísticas e Culturais: Carimbó”, com a professora Graziela de Paula e alunos do 4º ano da Escola Municipal Marília Plaisant. O carimbó, dança de roda típica do Pará, é considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil desde 2014. Inscrições e outras informações Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio.

 

Fechando a programação do dia 30, a partir das 19h30, o projeto Música no Convento apresenta o concerto “400 anos de Música” com o Quarteto de Cordas e Madrigal da Faculdade Batista do Rio de Janeiro, com a regência do Maestro Ricardo Aigner. O repertório terá músicas da renascença, passando pelo Barroco, pela Música Colonial Brasileira e pelo grupo Negro Spirituals.

 

Além dessa programação, o Mart também possui atividades fixas. Os ensaios do Coral Despertar Alegria de Viver continuam às terças e sextas, sempre a partir das 15h, sob a regência do Maestro Francisco Silguero. Outra opção são as Danças Circulares do Coletivo Gira-sol, sob a coordenação da psicopedagoga, arteterapeuta e focalizadora Elvi Vasconcelos. O grupo trabalha com os ritmos, cantos e danças de povos e culturas do mundo, na busca pelo bem-estar físico, mental, emocional, energético e social dos participantes. Sempre às 2as feiras, das 15 às 17 horas, nos jardins internos do MART.

 

Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público, exceto a apresentação de Linguagens Artísticas e Culturais, que necessita de uma inscrição prévia. O Mart funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 17h; sábados e feriados, das 14h às 18h. O endereço é: Largo Santo Antônio, s/n – Antigo Convento Nossa Senhora dos Anjos – Centro. Mais informações no telefone: (22) 2646-7340, ou pelo e-mail: mart@museus.gov.br.



Repórter Renata Cristiane
contato@rc24h.com.br
Twitter: @renatarc24h
Tel.: 55 (22) 9993-77669