BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta quarta-feira (11)

As ausências sentidas e comentadas na audiência da ALERJ/ENEL; Duelo de Gladys e Lorram em Búzios; Alair Corrêa ou Chico Xavier? Maledicências do Canhão de São Pedro; Festa surpresa para Claudio Moreira e muito mais...

Em: 11/10/2017 às 18:38:42

AUSÊNCIAS SENTIDAS

Na audiência pública da Alerj, para tratar da crise no fornecimento de energia elétrica na Região dos Lagos, nesta quarta-feira (11), apenas os prefeitos de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna, e de Iguaba Grande, Grasiella Magalhães, estiveram presentes. Das demais cidades, nem mesmo um representante compareceu. Talvez seja o medo (ou a preguiça) de enfrentar o congestionamento nas estradas, por causa do movimento do feriadão. Ou talvez seja mesmo o desinteresse dos políticos, já que muitos deles estão com problemas até o gargalo com a Justiça, com a crise financeira e tudo mais. Cabo Frio, Búzios, São Pedro da Aldeia e Araruama não enviaram nenhum secretário ou vereador sequer, para um momento de extrema importância, que tratou de um problema que tem afetado todas as cidades locais, com sérios prejuízos para os cidadãos. Janio Mendes (que convocou a audiência) e Marcia Jeovani estavam empenhados nos trabalhos. Outra falta comentada foi a do deputado estadual Silas Bento. “Logo ele, que preside a Comissão de Turismo da Alerj?”, questionaram maliciosamente as más línguas.

 

 

 

MOSTRARAM LIDERANÇAS

Mas como diz o ditado, “quem falta, nem sempre faz falta!” E nessa, os prefeitos Renatinho Vianna e Grasiella Magalhães; e os deputados Janio Mendes e Marcia Jeovani fizeram o trabalho de casa (defender os interesses da população) e ainda aproveitaram os holofotes sozinhos nessa grande oportunidade de se fazer política seriamente. Quem não foi, perdeu. E se interessar pelo tema diz muito sobre o perfil de cada político.

 

 

 

 

 

 

 

 

TROCA DE PASSES

Durante a audiência, ficou clara a boa parceria entre Janio Mendes e Renatinho Vianna. O prefeito cabista elogiou bastante o deputado pela realização da audiência e a luta contra a ENEL, e Janio, por sua vez, elogiou a postura colaborativa e de liderança entre os prefeitos da região. “Ele Foi bastante incisivo, cobrou com autoridade”, disse Janio. Aliás, quando chamar esses três (da foto) para compromisso, seja pontual. Tanto Janio, como Renatinho e o pedetista Martins chegaram antes da hora combinada. Existe gente pontual nesse país. Acredite!

 

 

 

 

 

 

DEPOIS DA AUDIÊNCIA...

A deputada Marcia Jeovani recebeu em seu gabinete para um café, o prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna, logo após a audiência. E vem coisa boa para Arraial aí: “me coloquei à disposição para avançarmos não só nos projetos contra ENEL, como também na recuperação da nossa Laguna de Araruama, e através de uma emenda parlamentar, solicitei também a instalação de uma Academia da Terceira Idade no município”, disse Marcia em sua rede social. Ou seja, Natinho matou dois coelhos com uma cajadada só. E Marcia fica mais próxima dos cabistas com essa iniciativa.

 

 

 

 

BOA TANTATIVA, MAS...

O vereador Vanderlei Bento, até tentou. “Passei a manhã com o vereador Bruno Lessa, relator da CPI da ENEL (Ampla) em Niterói, estou me preparando para mais uma guerra a favor de Cabo Frio”, disse ele em sua rede social. Mas a verdade é que o vereador cabofriense bem que podia pegar a barca, atravessar a baía de Guanabara e ajudar aos demais políticos de nossa região a pressionar a concessionária, que ficou mais de meia hora de blá-blá-blá. Em momentos como esses, as diferenças políticas partidárias devem ser deixadas de lado pelo bem da região. Fica a dica. Na foto, da esquerda para direita, Vanderlei Bento, Bruno Lessa, Vanderson e Dr Fábio Rigueira. 

 

 

 

 

PARABÉNS PRA VOCÊ!

O presidente da COMSERCAF, Claudio Moreira, comemora mais um ano de vida nesta quarta-feira (11). Os funcionários da autarquia cabofriense fizeram uma surpresa ao chefe. Compraram bolo, refrigerante, salgadinho, bolas e tudo mais com temática do Fluminense, time do coração dele (gosto não se discute, né?). Claudio ficou acanhado mas curtiu o momento de descontração. Enquanto o tricolor amarga na zona de rebaixamento na tabela do Brasileirão, Claudio Moreira desfruta de liderança folgada junto à equipe que garante a limpeza da cidade.

 

 

 

 

 

DUELO DE TITÃS

Em Búzios, conforme já tínhamos previsto, a bancada governista cresceu, deixando a vereadora de oposição, Gladys Costa, a única que não pulou do barco do G5, isolada. Mas o que ficou nítido na última sessão da Câmara é que o governo não pretende deixar a edil reinar sozinha com as críticas e denúncias contra o prefeito. Para isso, colocou Lorram Silveira na Casa Legislativa, no lugar do vereador Dom, que está de licença médica de 90 dias. O resultado? Lorram partiu para cima de Gladys, rebatendo todas as argumentações feitas pela vereadora. Até o regimento interno ele citou, ao barrar a enxurrada de críticas que ela estava fazendo a Dr. André Granado. O clima pesou e a situação mostrou o quanto os vereadores, incluindo o presidente, desconhecem as normas que regem o parlamento. Não podemos esquecer que, perto da maioria dos parlamentares que estão no primeiro mandato, Lorram é experiente e firme nos posicionamentos. Nos corredores da Câmara, o comentário é que ele pode ser salvação do governo.

 

 

 

 

 

DUELO DE TITÃS II

Mas não podemos deixar de registrar alguns trechos do embate entre a oposição e o governo na Câmara de Búzios.Começou com Gladys  daquele jeito que a turma gosta. Provocativa e dizendo que “o povo rejeitou, mas o prefeito trouxe de volta o vereador Lorram”. Afirmação que irritou bastante o colega (podemos chamar de colegas?) e foi rebatida de pronto: “Na boca de quem não presta, ninguém vale nada!", disparou. Ao presidente da Casa, Cacalho, restou apenas a mediação do conflito. Se continuar assim, as sessões da Câmara tendem a ficar cada vez mais interessantes.

 

 

 

 

 

 

CHICO XAVIER (COM TODO RESPEITO)

Os comentários sobre a postagem do ex-prefeito de Cabo Frio, no Facebook, em um dos links do RC24h, são impagáveis. O melhor foi: "Alair Corrêa" está morto, tá igual a Chico Xavier... Vive mandando recadinho". Ou seja, a credibilidade de Lalá não anda lá essas coisas. Mesmo depois de mudar o look das madeixas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MALEDICÊNCIAS DO CANHÃO

Essa turma da Praça do Canhão, de São Pedro da Aldeia, não deixa passar nem uma agulha batido. Depois que publicamos a nota comentando que a ASAERLA recebeu moção de aplausos do presidente Brunão, já teve língua ferina questionando se o agraciamento teria alguma relação com dívida antiga que vem sendo inclusive cobrada judicialmente de Bruno, por parte de um engenheiro civil da cidade, que fez um serviço para o presidente da Câmara e não recebeu até hoje. Luciano Silveira, o articulador político da entidade rechaçou o comentário maldoso. “Nem sei se esse engenheiro é filiado. Estamos procurando vereadores de todas as cidades. Isso não tem nada a ver”, explicou Luciano. Portanto, parem de maledicência, meu povo...Quanta maldade. 

 

 

 

 

 

 

ATRASOS EM IGUABA TAMBÉM

Mais uma cidade da Região dos Lagos sofre com atraso salarial dos servidores. Em Iguaba Grande, professoras estão ligando desesperadas para os vereadores de oposição se queixando que os contratados não receberam, e por isso, não poderão dar presente de Dia das Crianças aos filhos. E o pior, Dia dos Professores, domingo, dia 15, será de dureza. 

 

 

Ps: Amanhã, quInta-feira (12), não teremos coluna Boca Miúda por dois motivos justos: feriado  de N. Sra Aparecida e aniversário dessa colunista que vos escreve. Afinal, algum dia eu preciso tirar folga!

 



Repórter Renata Cristiane
contato@rc24h.com.br
Twitter: @renatarc24h
Tel.: 55 (22) 9993-77669