Cabo Frio sedia o 64º Fórum de Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Rio


Cabo Frio foi o município escolhido para sediar o 64º Fórum de Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Rio de Janeiro. O evento será realizado entre os dias 2 e 4 de abril, no Malibu Palace Hotel. Ao todo, serão disponibilizadas 120 vagas, podendo cada município participar com até três profissionais.

O Fórum é organizado pela Undime-RJ – União de Dirigente Municipais – e contará com o apoio operacional da Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio (SEME). Serão debatidos temas atuais e de grande relevância para a Educação Pública Municipal, tais como: Educação Integral, segurança digital, formação inicial e continuada do docente, plano de carreira e piso salarial, aceleração da aprendizagem, Olimpíada de Língua Portuguesa, entre diversos outros.

De acordo com a secretária de Educação de Cabo Frio, Elenice Martins, sediar um evento desse porte é bastante honroso, principalmente pela oportunidade que toda a equipe da SEME terá de participar das discussões.

– No Fórum temas importantes são debatidos e, até mesmo, esclarecidos. Ótima oportunidade também para os gestores municipais dividirem suas ações em prol da melhoria do ensino e ainda compartilhar as dificuldades que por ora encontra na administração de uma das principais pastas de sua cidade, que é a Educação. Tenho certeza de que todos aproveitarão ao máximo o evento para juntos assegurarmos a qualidade do ensino, que é direito de nossos jovens e crianças, diz a secretária, que também é coordenadora regional da Undime-RJ.

Programação:

Dia 02/04 (QUARTA-FEIRA)
13:00 as 17:00 – Credenciamento

14:00 – Café de Boas-vindas

15:30 – Abertura Solene

16:00 - Palestra: Direito de Aprendizagem: uma proposta para correção do fluxo escolar - Aceleração da Aprendizagem – Maria Amabile Mansutti Coordenadora Técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária - Cenpec

Apresentação de experiência exitosa com classe de aceleração – município: Resende

17:30 - Encerramento 

20:00 – Confraternização 

Dia 03/04 (QUINTA-FEIRA)
09:00 - Painel: A Escola Ideal para a construção do saber –Edificações Escolares - Coordenador da CODIN(Coordenação de Desenvolvimento de Infraestrutura)/FNDE - Sr. Rudybert Barros Von Eye. 

11:00 – Lançamento do Guia de Educação Integral e da Olimpíada de Língua Portuguesa no Rio de Janeiro – Fundação Itaú/CENPEC 12:00 - Debate 

12:30 - Almoço

14:00 – Segurança Digital – Família mais segura na Internet – Dra. Patrícia Peck - Advogada formada pela Universidade de São Paulo , Coautora dos livros “e-Dicas”, “Internet Legal” e “Direito e Internet II” 

15:00 – Mesa: Os Desafios da EDUCAÇÃO INFANTIL para a Rede Municipal de Ensino – Dra. Bianca Mota de Moraes – Coordenadora do Centro de Apoio à Educação/MPRJ; Professora Rita Coelho – Coordenadora Educação Infantil do MEC; Prof. Lincoln de Araújo Santos – representante do Conselho Estadual de Educação do RJ; Prof. Aristeo Leite Filho - 
Professor Adjunto da Faculdade de Educação na UERJ e membro do Conselho Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

16:00 – coffee break

16:20 – A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO – Dr. Eduardo Shinyashiki -palestrante, consultor, escritor, conferencista nacional e internacional e especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança aplicada à Administração e à Educação, Comunicação verbal e não verbal e Inteligência Emocional. Presidente da Sociedade Cre Ser Treinamentos

17:30 – O Plano Nacional de Educação e Os Caminhos da Educação Brasileira - Prof. Mozart Neves - Foi Reitor da Universidade Federal de Pernambuco e presidente da Andifes . Foi Secretário de Educação de Pernambuco e presidente do Consed. Foi Presidente Executivo do Todos Pela Educação. Trabalha nas áreas de Políticas Públicas da Educação e no Estudo de Estrutura de Moléculas. 

Dia 04/04 (SEXTA-FEIRA) 
09:00 - Educação Integral e(m) o Tempo Integral – Professora Dra. Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho - Professora associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO. Atua na área da Educação, investigando as seguintes temáticas: educação integral e(m) tempo integral; Coordena o Núcleo de Estudos - Tempos, Espaços e Educação Integral (Neephi/UNIRIO) 

10:30 - A acessibilidade nos exames e avaliações em larga escala: reconhecer direitos e não fabricar a deficiência - Educação Inclusiva - Rogerio Junqueira - Pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), onde atua na Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica. Dedica-se a pesquisas e análises no campo dos exames e das avaliações educacionais de larga escala, com ênfase no campo dos direitos das pessoas com deficiência, da acessibilidade e da Educação Especial.

11:30 - Plano de Carreira e o impacto do novo Piso salarial na Educação Municipal – Prof.Carlos Eduardo Sanches - Mestrando em Gestão e Políticas Educacionais na Universidade Nacional Três de Febrero, Buenos Aires, Argentina. Foi Secretário de Educação de Castro – PR (2005 a 2011), Presidente da Undime Nacional (2009 a 2011) e Presidente do Conselho Nacional do Fundeb (2010 a 2011). Membro titular do Conselho Estadual de Educação do Paraná.

13:00 - Encerramento
Categorias: Educação

Fotos da notícia




Outras notícias