Pacientes que concluíram tratamento de dependência química recebem certificados

Após seis meses de tratamento no Centro de Reabilitação de Cabo Frio, acolhidos estão voltam ao convívio social


Nesta quarta-feira (9), às 11h, a Secretaria Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas – SEPRED -, estará promovendo no Teatro Municipal de Cabo Frio, a solenidade de entrega dos certificados dos primeiros acolhidos que receberam alta médica e que estão aptos para voltar ao convívio social, após seis meses de tratamento no Centro de Reabilitação, mantido pela Prefeitura Municipal de Cabo Frio, localizado no bairro Alecrim.

Dos 46 internos que iniciaram o tratamento em setembro do ano passado, quando o Centro de Reabilitação começou a funcionar, 22 estão prontos para viver longe das drogas. Um percentual de sucesso superior a taxa de recuperação média das clínicas de todo o país, que recuperam entre 20 e 30% dos dependentes. Segundo a secretária Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas, Cris Mansur, o sucesso é possível graças ao trabalho humanizado realizado com os internos, que consiste em manter uma rotina de trabalho, convivência comunitária e o exercício da espiritualidade.

- Estamos muito felizes com este resultado. É a prova de que estamos no caminho certo para recuperar essas pessoas para que elas possam voltar a ter uma vida normal, em contato com a família, trabalhando, enfim, vivendo com dignidade que é o que todo ser humano precisa – destacou.

Outro trabalho apontado pela equipe da secretaria Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas para o sucesso do tratamento é o apoio das famílias, que também são inseridas nas terapias de grupo e individuais. Segundo Cris Mansur depois que os parentes começaram a participar do tratamento, passaram a entender melhor o dependente químico, e voltaram a se reaproximar durante as visitas nos finais de semana.

- As famílias participam das terapias no escritório da SEPRED e se preparam para este contato com o acolhido. O resultado tem sido muito positivo. Estamos reaproximando famílias que há anos não tinham mais contato, e por incrível que parece, a maioria está reatando os laços familiares – explica Cris Mansur.

A Secretaria Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas não cuida apenas do tratamento e da recuperação do dependente químico. Após a alta médica, muitos já podem contar com um novo emprego com o apoio da SEPRED, que tem buscado parcerias com empresas do município para fazer essa realocação no mercado de trabalho. Dos 22 acolhidos que receberão alta nesta quarta-feira, 14 já estão com emprego garantido.
- Eles precisam dessa ajuda neste primeiro momento. Tem sido muito importante essa realocação no mercado de trabalho. Muitos deles, já estão trabalhando durante o dia, e a noite, voltam para dormir no Centro de Tratamento. Só nesta quarta-feira, dia 9, eles irão receber a alta efetiva para retornar para os seus lares – explicou a secretária Cris Mansur.
Categorias: Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias