Substâncias que causaram contaminação em praia de Búzios devem ser conhecidas até segunda-feira

Praia da Tartaruga está interditada após banhistas passarem mal e irem para hospital


O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) espera concluir até segunda-feira o levantamento de todas as substâncias que provocaram a contaminação da Praia da Tartaruga, em Búzios. O material será comparado com amostras de possíveis pontos de onde pode ter originado a contaminação. Um dos locais onde haverá coleta é num transatlântico que está fundeado próximo à Ilha Grande. Neste sábado, o secretário do Ambiente, Índio da Costa, e a presidente do Inea, Isaura Fraga, acompanharão os trabalhos em Búzios.

- Se o material coletado no navio for semelhante ao coletado na Tartaruga, teremos aí a causa da contaminação. Mas, por enquanto, é apenas uma suspeita. A Secretaria do Ambiente será rigorosa para que sirva como exemplo e nunca mais essa atrocidade se repita - afirmou o secretário do Ambiente Índio da Costa, que preferiu não revelar o nome do navio.

Na manhã de ontem (21), a Secretaria de Meio Ambiente de Búzios desaconselhou o banho de mar na Praia da Tartaruga, uma das mais procuradas do balneário. Dezenas de pessoas que estavam na praia sofreram ardência nos olhos, infecção das vias respiratórias e intoxicação. O prefeito de Búzios, o médico André Granado, afirmou que oficialmente 34 pessoas foram atendidas no Hospital municipal Dr. Rodolpho Perissé devido à mancha no mar. Já um paciente atendido na unidade diz que até o fim da noite contou 63 pessoas atendidas na unidade. Todos foram liberados.

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Búzios, Carlos Alberto Muniz, os problemas começaram depois que uma mancha oleosa, de cor mostarda, chegou à praia. O aspecto era bem semelhante aos produtos químicos utilizados nas caixas coletoras dos banheiros químicos, provenientes dos navios. Os produtos químicos em questão são: paradiclorobenzeno, cloreto alquil dimetil benzil amônio e cloreto férrico.

Agentes da Guarda Marítima de Búzios foram para a Tartaruga para desaconselhar o banho. Há suspeita de que a mancha seja resíduo de produtos químicos usados na limpeza no banheiro de navios. A Capitania dos Portos já foi acionada para investigar esta hipótese.

— Nós decidimos desaconselhar o banho de mar por precaução até que saiam os resultados dos exames — explicou Muniz.

Atendimentos em outros municípios

Funcionários do Hospital municipal Dr. Rodolpho Perissé informaram que muitos pacientes foram para hospitais particulares de outros municípios, principalmente Cabo Frio, porque Búzios não possui hospitais que atendem a associados de planos de saúde.

Fonte: O Globo
Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias