A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session9ba2e869c7d4d5249bfe9b6da5ac8ca9e32072d0): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

Molusco marinho existente em Cabo Frio produz toxina que pode ajudar no combate ao câncer | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

Molusco marinho existente em Cabo Frio produz toxina que pode ajudar no combate ao câncer

Em um pequeno trecho litorâneo em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, pesquisadores encontraram dezenas de novas espécies. Entre elas, uma que pode conter substâncias capazes de combater doenças como o câncer: os nudibrânquios.




País com a maior biodiversidade do mundo, o Brasil tem quase oito mil quilômetros de litoral repletos de vida e espécies ainda desconhecidas da ciência. Em um pequeno trecho litorâneo em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, pesquisadores encontraram dezenas de novas espécies. Entre elas, uma que pode conter substâncias capazes de combater doenças como o câncer: os nudibrânquios.
“São moluscos marinhos sem conchas. Eles apresentam padrões de coloração bem variados, principalmente pelo fato de se alimentarem de outros invertebrados que são tóxicos. Esse padrão de coloração é um indicativo de que não são palatáveis para os predadores”, explica o biólogo marinho Vinicius Padula, que estuda a espécie há dez anos.
Padula no Peró
No Brasil, os nudibrânquios foram estudados mais entre as décadas de 50 e 80, em São Paulo. Hoje, Padula faz um levantamento da espécie. Estima-se que cem delas sejam conhecidas, sendo 55 registradas em Cabo Frio. O biólogo aponta que eles são fundamentais para indicar a saúde do ecossistema. “Eles se alimentam de outros animais que são sensíveis à poluição. Se a gente encontrar essas espécies aqui, é um indicativo de que eles estão podendo comer”, diz.
Após a identificação e classificação, começa a fase de estudos químicos, que podem identificar as moléculas e os produtos naturais que os animais produzem. “Existem alguns casos de toxinas isoladas dos nudibrânquios e outros grupos de invertebrados marinhos, como esponjas, com propriedade citotóxica contra o câncer. E algumas já estão virando medicamento fora do Brasil”, afirma o biólogo.
Espécie rara só tem em Cabo Frio
As belezas e riquezas marinhas de Cabo Frio atraem também pescadores e turistas. A ocupação desordenada é uma ameaça às espécies da região. Padula conta que já é possível observar a degradação. “Você tira um peixe maior e isso causa um desequilíbrio ao longo da cadeia alimentar ao longo do ecossistema marinho”, destaca.
Quem também alerta para os riscos da poluição é o surf repórter Marcelo Valente, que montou uma página em uma rede social para mostrar os problemas enfrentados. Ele conta que falta fiscalização efetiva e consciência por parte dos visitantes. Em três dias de limpeza, foi recolhida uma tonelada de lixo. “Tenho contabilizado, no ano passado, 378 pinguins mortos e mais de 20 tartarugas, a maioria por ingestão de plástico. O plástico hoje é o câncer do mundo, é violento”, afirma.
Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias