Tamoios comemora fundação com Desfile Cívico em Cabo Frio








Pela primeira vez na história do distrito de Tamoios, em Cabo Frio, moradores e estudantes participaram de um desfile cívico em comemoração a fundação da localidade de Unamar. Desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (04/10),  a estrutura com arquibancadas, tribuna de honra e gradil de proteção montada pela prefeitura as margens da rodovia Amaral Peixoto próximo ao Ginásio Poliesportivo atraiu mais de 3 mil pessoas. 

Encantados com a possibilidade de participação do primeiro desfile cívico, os alunos se concentraram ao lado do ginásio e, quando era anunciado o nome da escola, professores e alunos não escondiam a satisfação de adentrar a avenida dos desfiles.

Prefeito Alair, Toninho Corrêa e Alfredo Gonçalves
O prefeito Alair Corrêa foi homenageado pelas instituições de ensino e bandas marciais com evoluções em frente à tribuna de honra. Também em homenagem ao prefeito, alunos da Escola Agrícola Municipal Nilo Batista se apresentaram com o Bloco Raízes do Nilo. A aluna quilombola Rafaela Fernandes do 2º ano cantando a história dos escravos foi o ponto alto da apresentação e recebeu calorosos aplausos.

O desfile cívico comemorativo faz parte do projeto ?I Memórias de Tamoios?,  que o Núcleo de Gerência Educacional de Tamoios está realizando e  envolve todas as escolas do distrito através de pesquisa escolar, entrevistas com moradores antigos e busca de acervo fotográfico, entre outros.

Idosos também desfilaram
O estudo da história local prioriza a formação de alunos conscientes e compromissados com suas realidades históricas, além de prepará-los para responder às demandas sociais. Conhecer a história de lugares significativos em nossa vida permite reconhecer que somos parte dessa história-, disse a professora Juciara Noronha, superintendente de Educação do Distrito de Tamoios.

História  administrativa

Conforme estudos oficiais, em 1911 o município de Cabo Frio foi constituído de 2 distritos: Cabo Frio e Araçá.  No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município de Cabo Frio foi constituído de 4 distritos: Cabo Frio, Armação dos Búzios ex-Saco de Fora, Arraial do Cabo e Campos Novos.  Pelo decreto-lei estadual nº 1056, de 31-12-1943, o distrito de Campos Novos passou a denominar-se Tamoios.  Em "Síntese" de 31-XII-1994, o município é constituído de 3 distritos: Cabo Frio, Armação de Búzios e Tamoios.

Pela lei estadual nº 249, de 28-12-1995, desmembra do município de Cabo Frio o distrito de Armação de Búzios. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município foi constituído de 2 distritos: Cabo Frio e Tamoios e assim permanece a divisão territorial datada de 2007.

No dia 12 de novembro o projeto finaliza na Praça de Unamar com exposição, apresentações de dança e peças teatrais, além de diversas outras atividades culturais. 
Categorias: Geral

Fotos da notícia




Outras notícias