BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (18)

Adriano recebe medalha de Witzel; Acabou a paciência, agora é na justiça; Ô pagamento difícil; Procon instaura inquérito civil contra concessionária em Arraial; Os concursados da Câmara de Búzios; Lívia vai ou não à solenidade da Câmara? Grasiella de volta... E muito mais!


AVANTE DR ADRIANO!

O prefeito de Cabo Frio, Dr Adriano, recebeu das mãos do governador do Estado, Wilson Witzel, a Medalha Mérito Avante Bombeiro durante cerimônia realizada, nesta sexta-feira (18), no Quartel Central do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. Instituída pelo Corpo de Bombeiros em 1987, a honraria é concedida a pessoas que tenham "distinguido a corporação com ações que venham gerar benefícios consideráveis ao seu patrimônio, a sua tropa ou, ainda, a sua comunidade, por ato próprio ou quando desempenho de sua função de modo direto ou indireto". O que será que Adriano fez para merecer tal manifestação honrosa?

 

 

 

 


ACABOU A PACIÊNCIA

Acabou a paciência. Agora é com a Justiça. O empresário Erick Malheiro, da Medscanlagos de Cabo Frio, protocolou hoje no Ministério Público uma denúncia contra a prefeitura de Cabo Frio, como adiantado aqui na BM. A denúncia se estende também ao prefeito Dr Adriano e ao secretáriod e Saúde Márcio Mureb, por improbidade administrativa e violação dos princípios da moralidade administrativa e da eficiência de gestão. "Há um desrespeito à determinação expressa do Conselho Municipal de Saúde para que a distribuição dos exame de imagens em Cabo Frio seja feita de forma igualitária", disse o advogado Leonardo Mozer, que representa a empresa. "Esse esquema de favorecimento de uma única clínica vem gerando filas com pacientes esperando há quatro meses por uma ressonância magnética". Na segunda-feira (21), a Medscanlagos vai entrar com ação judicial contra a Prefeitura, secretaria de saúde e contra o prefeito. "Improbidade administrativa deve ser combatida judicialmente", destacou. Aliás, esse escândalo da saúde cabo-friense já ganhou a grande imprensa. O jornalista Ricardo Boechat abordou o assunto em seu programa da manhã, na BandNews.

 

 


NA BERLINDA

Os escândalos na saúde em Cabo Frio não param mesmo. A situação do Hospital da Mulher está caótica, não há médicos suficientes, tampouco medicamentos e preparo. Bebês estão morrendo e cresce o número de denúncias de negligência médica daquela unidade, como mostram matérias divulgadas no Portal ontem, quando um médico fez um verdadeiro desabafo. "É incrível a atitude da nova gestão do hospital da mulher. Vale ressaltar que a maioria dos funcionários trabalham desde a inauguração do hospital e estão indignados com tantas mortes fetais nos últimos meses. A última gestante que perdeu seu bebê foi internada pelo diretor do hospital (Dr Paul), pois a equipe de terça-feira pediu demissão coletiva por não concordar com o protocolo da nova direção, portanto quem faz plantão na terça são o diretor e a esposa do prefeito. E os dois nada fizeram pela paciente e ainda querem colocar a culpa nos médicos experientes em SUS e emergência que estão tirando leite de pedra para tentar ajudar as pacientes, pois devido má gestão atual estão sendo humilhados e ameaçados na unidade e estão totalmente sem material para trabalhar. Uma vergonha colocar a culpa da incompetência deles em cima daqueles que trabalham".

 

 


Ô PAGAMENTO DIFÍCIL!

Ainda não foi desta vez. O salário dos servidores da Prefeitura de Cabo Frio, que estaria hoje na conta, só estará disponível amanhã (19). Segundo a secretaria da Fazenda, o pagamento está sendo concluído hoje, entretanto "por causa dos trâmites bancários, o dinheiro vai estar disponível nas contas no sábado (19). Para os contratados e comissionados está mantido o calendário anteriormente divulgado e os salários serão pagos até a próxima quarta-feira (23). 

 

 


MUDANÇA À VISTA

Rumores fortíssimos, porém ainda extraoficiais, dão conta de que Dr. Adriano será obrigado fazer uma mudança na direção de um dos setores mais importantes da Fiscalização de Posturas de Cabo Frio. Henrique Gomes (à esq.) que era da executiva do PRB, que apoiou o grupo do ex-prefeito Marquinho Mendes e havia permanecido desde o começo da gestão Adriano, pediu para sair do cargo e irá retornar para Câmara de Vereadores. O nome mais provável para assumir o lugar dele é Maurício Duarte, que também sempre fez parte dos governos MM.

 

 


INQUÉRITO CIVIL PÚBLICO

O Ministério Público Estadual e o Procon de Arraial do Cabo instauraram inquérito civil público contra a Prolagos. A ação ocorre após inúmeras reclamações por parte de moradores que sofrem com a falta d'água, muitos deles desde dezembro. "Arbitramos uma multa e como existe um processo administrativo e a população sofria absurdamente com a falta de água, nós entramos com um ofício requisitando o Ministério Público para que uma liminar fosse expedida, para que ocorresse o restabelecimento imediato do serviço", explicou Marcio Lisboa, secretário de Proteção e Defesa do Consumidor. Segundo o Promotor de Justiça Vinícius Lameira os casos de interrupção serão analisados separadamente, cliente por cliente. Para facilitar o trabalho, um posto será instalado dentro da agência do Procon, para que os acordos possam ser estabelecidos entre a empresa e os consumidores. Indenizações referentes a prejuízos ligados aos consumidores, serão pagos por meio da prestação de serviços como reparos na rede, hidrômetros, entre outros.

 

 


A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR

Os concursados da Câmara de Vereadores de Búzios estão esperando desde 2016 para serem chamados até hoje. Uma das concursadas (são em torno de 20) entrou em contato com a coluna para expor sua indignação. Isso porque já fizeram algumas nomeações para cargos comissionados mas a quem é de direito, nada! Inclusive essa turma que espera tomar posse já até abriu processo sobre o caso, mas nada mudou. E não mudou também a postura dos presidentes da Casa. O concurso foi realizado na gestão do vereador Cacalho (foto), que não deu posse. Agora, a nova legislatura tem na presidência a vereadora Joice Costa, que também não se manifestou ainda.

 

 


GRANADO NO BATALHÃO

Hoje teve solenidade de entrega de títulos aos policiais que mais se destacaram durante o ano na prestação de serviços junto ao 25º BPM, que é responsável pela Região dos Lagos. Uma espécie de menção elogiosa aos policiais militares que se destacaram no atendimento de ocorrências. E quem esteve lá foi o prefeito de Armação dos Búzios, André Granado, que aproveitou para conversar com o comandante da corporação, coronel Roberto Dantas, que assumiu o batalhão em agosto último.

 

 


VAI OU NÃO VAI?

Estão dizendo lá na Praça do Blindex que a prefeita Lívia de Chiquinho não vai à solenidade da Câmara pelo aniversário de Araruama, no dia 8 de fevereiro. Isso porque quem venceu a disputa na Casa Legislativa foi a 'Chapa Rosa', grupo da oposição tendo à frente a vereadora Penha Bernardes, uma das que estão com sangue nos olhos e não dá refresco quando o assunto é fiscalizar. Certamente a presidente e os demais vereadores da nova mesa diretora Nelson Luiz (1º vice-presidente), José Antônio da Agrijar (2º vice-presidente), Gabriel Vargas (1º secretário) e José Rodolfo, o Buda, (2º secretário), vão "dar trabalho" à Lívia na legislatura que se inicia.

 


COMANDANTE VOLTOU

Enfim, Grasiella Magalhães voltou ao batente. Quer dizer, voltou à cidade há dois dias, mas ninguém viu ainda a prefeita de Iguaba Grande pelas ruas. Até porque, depois de encarar baixíssimas temperaturas na terra de Trump, deve ser difícil botar a cara no sol desse verão escaldante da Região dos Lagos. A coluna falou sobre o "sumiço" dela em pleno verão. E vamos explicar: poder viajar, pode Mas num período em que mais se precisa do comandante, não dá para abandonar o barco né... E ela tem uma "difícil" missão pela frente. Em breve ela é quem vai escolher, no fim das contas, quem será nomeado no processo seletivo da Educação, que está em andamento. Tem prova antes e tal, mas na verdade o concurso foi feito para quem já está lá dentro. Até porque, para quem tem experiência na área de atuação, dentro da administração municipal, tem uma enorme vantagem em termos de pontuação. E pelo edital, Grasiella não está obrigada nomear efetivo, membro do legislativo ou conselheiro da educação. Ela nomeará quem quiser.

 


BARCO DA DISCÓRDIA

Zane Machado, presidenta do Conselho Comunitário de Segurança de Iguaba Grande, novamente está envolvida em outro imbróglio com a prefeitura. Ano passado tentaram fechar o estabelecimento dela por causa da recusa de pagar uma taxa colaborativa exigida pela prefeita Grasiella. Agora, a confusão é outra. A comerciante foi notificada pela secretaria de Meio Ambiente que o barco "Kanaloa" - que fica ao lado do quiosque dela, há mais de três anos, e serve como local de reprodução de peixes, além de ser um ponto turístico e de referência no bairro dos Ubás, na Orla de Iguaba -, será retirado do local na próxima semana. Segundo ela denuncia, não há motivos para tal a não ser "perseguição política". Para tentar evitar que o xodó da orla seja removido, ela está fazendo campanha, lançando a hashtag #deixaobarco. Confira AQUI o vídeo em que ela pede apoio. Já são mais 100 compartilhamentos, superando 4.600 visualizações. 

 


ALÔ PREFEITO!

É claro que o trânsito está um caos nos acessos à Região dos Lagos, dada a época da alta temporada. Mas para quem vem para São Pedro da Aldeia ou Cabo Frio é ainda pior. E também para trabalhadores que têm que fazer o trajeto todos os dias. Isso porque o trânsito já fica lento na saída da ViaLagos (RJ-124) e entrada na RJ-140, dentro do município aldeense, sentido Cabo Frio. Logo depois que passa a rodoviária então... pode desistir que vai ser demorado.. Essa é uma das demandas que seriam discutidas hoje à tarde, numa reunião que o prefeito Cláudio Chumbinho convocou. Vamos ver se vem notícia boa por aí. Estamos de olho!

 


FIM DA ESTABILIDADE?

O governador Wilson Witzel disse hoje que é preciso rever estabilidade no serviço público. Ele comentou não ser contra esse direito, mas que é necessário discutir a questão. A flexibilização da estabilidade já havia sido defendida na 'Carta dos Governadores', encaminhada ao presidente Jair Bolsonaro, no fim do ano passado. "Eu não sou contra. Mas é preciso discutir, repensar. É preciso ter um pouco mais de margem para o administrador público. Essa perspectiva faz parte de mudanças de paradigmas que temos que enfrentar. Não dá para fazer mais do mesmo porque se não vamos continuar no mesmo". O benefício está previsto no Estatuto dos Funcionário Públicos do Poder Executivo do Estado desde 1975 e foi garantida com a Constituição de 1988.

 

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias