Eclipse total com Superlua acontece na madrugada desta segunda-feira (21)

Evento é considerado raro e será visível de todo o país


O céu da madrugada desta segunda-feira (21) vai ser cenário de um evento raro e incomum: um eclipse lunar total, conhecido como Lua de Sangue, junto com uma Superlua - quando a lua está em seu ponto mais próximo (perigeu) da Terra. Essa combinação só será visível novamente em 2036.

O eclipse tem início à 1h37 no horário de verão. Nessa hora a Lua começa a entrar na sombra terrestre. Às 3h12, o eclipse chega à totalidade, atingido o ponto máximo do evento astronômico; e, às 5h48 o fenômeno chega ao fim. O evento tem duração total de 3h17 e será visível de todo o país.

Na noite de domingo (20) para segunda (21), a Lua pode ficar até 14% maior e 30% mais brilhante no céu, por conta do perigeu. O eclipse acontece no momento em que a Terra se alinha entre o Sol e a Lua, fazendo com que o astro fique escuro por algumas horas. 

O tom avermelhado visto na lua durante o eclipse é causado pela dispersão e refração da luz solar através da atmosfera terrestre, conforme a lua passe através da sombra da Terra.


Vai observar o eclipse lunar? Registre o evento e envie fotos e vídeos para o WhatsApp do Portal RC24h: (22) 99746-6019.

Categorias: País

Fotos da notícia




Outras notícias