TRE cassa diplomas de prefeita e vice-prefeito de Saquarema

Manoela Peres e Pedro Ricardo de Carvalho são acusados de abuso de poder econômico e uso indevido de meios de comunicação durante a última campanha eleitoral


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou, nesta quarta-feira (16), os diplomas da prefeita de Saquarema, Manoela Peres, e do vice-prefeito Pedro Ricardo de Carvalho. Eles são acusados de benefício e ato de abuso de poder econômico, além de uso indevido de meios de comunicação durante a última campanha eleitoral.

Diante da decisão em primeira instância, a Justiça determinou nesta sanções de inelegibilidade por oito anos seguintes à eleição de 2016 aos envolvidos, que vão recorrer da decisão.

O TRE não informou se os políticos poderão recorrer sem deixar o cargo. Por meio de nota, a defesa da prefeita disse que "Manoela Peres recebeu com serenidade a sentença de primeira instância proferida pelo Juiz Eleitoral de Saquarema, entretanto tem plena convicção de que a decisão será reformada quando da análise pelos tribunais eleitorais superiores".

A nota informou ainda que "os fatos que deram origem ao processo datam do início do ano de 2016, quando sequer a Sra. Manoela era candidata, tendo relação com matérias jornalísticas veiculadas pelo Jornal Radar de Saquarema, sobre políticos da região, que anteciparam denúncias comprovadas posteriormente pela Operação Lava Jato, não tendo a Sra. Manoela nenhuma ingerência sobre as publicações de um veículo de comunicação, que possui liberdade de expressão garantida pela Constituição".

Afirma também que "a prefeita permanece no cargo exercendo todas as suas funções, na certeza de que a Justiça Eleitoral confirmará a vontade expressa pelo voto da população saquaremense". A defesa informou que a resposta vale também em nome do vice-prefeito Pedro Ricardo.

*Com informações de A Tribuna

Categorias: Política

Fotos da notícia




Outras notícias